Caminhem pela Arte e Cultura.

Profile Graphics, Page Graphics

quarta-feira, maio 19, 2010

19 de MAIO - Dia de Santo Ivo - Padroeiro dos Advogados.

19 de Maio.





Santo Ivo
Nasceu em 17 de outubro de 1253 na Bretanha; era filho de Helori, Lorde de Kermartin, e Azo du Kenquis. Em 1267 ele foi enviado para a Universidade de Paris, onde se graduou em direito civil e direito cacônico. Se mudou para Orléans em 1277 para estudar direito canônico,mais a fundo. Em 1280, quando voltou para a Bretanha após receber as primeiras ordens, foi designado como "oficial jurado", ou juiz eclesiástico, da arquidiocese de Rennes.

Estudou as Escrituras Sagradas e entrou para a Ordem Terceira de São Francisco tempos depois em Guigamp. Em breve foi designado "oficial" pelo Bispo de Tréguier e aceitou a oferta em 1284. Demonstrava grande zelo e retidão no cumprimento de seus deveres e não hesitava em resistir às injustas taxações dos soberanos, que condiderava uma invasão aos direitos da Igreja. Por sua caridade ganhou o título de advogado,defensor e patrono dos pobres.


Depois de ser ordenado, foi designado para a paróquia de Trendrez em 1285 e oito anos depois para Louanne, onde faleceu em 19 de maio. Foi enterrado Tréguier e canonizado em 1347 por Sua Santidade o Papa Clemente VI. É patrono dos advogados, procuradores, juízes, juristas, notários, órfãos e abandonados.


Pelo que se sabe a única Igreja no Brasil,fica no Largo da Batalha, 9 - SP,

São Paulo - SP.

" Sanctus Yvo , Rogai por nós."