Caminhem pela Arte e Cultura.

Profile Graphics, Page Graphics

quinta-feira, novembro 18, 2010

SANTA SARA KALI - 24 de Maio - BRASIL.

Santa Sara Kali



24 de Maio é o dia de Santa Sara Kali padroeira do Povo Cigano e a Comemoração do Dia Nacional da Cultura Cigana no Brasil.


Conta a lenda que Maria Madalena, Maria Jacobé, Maria Salomé, José de Arimatéia e Trofino, junto com Sara, uma cigana escrava vinda do Egito, foram atirados ao mar, numa barca sem remos e sem provisões.
Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e a chorar. Aí então Sara retira o diklô (lenço) da cabeça, chama por Kristesko (Jesus Cristo,em rom) e promete que se todos se salvassem ela seria eternamente escrava viva de Jesus, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito. Milagrosamente, a barca sem rumo e à mercê da tempestade, atravessou o oceano e aportou com todos salvos em Petit-Rhône, hoje a tão querida Saintes-Maries-de-La-Mer. Sara cumpriu a promessa até o final dos seus dias.
Sua história e milagres a fez Padroeira Universal do Povo Cigano, sendo festejada todos os anos nos dias 24 e 25 de maio. Segundo Míriam Stanescon - Rorarni (princesa do clã Kalderash), deve ter nascido deste gesto de Sara Kali a tradição de toda mulher cigana casada usar um lenço que é a peça mais importante do seu vestuário: a prova disto é que quando se quer oferecer o mais belo presente a uma cigana se diz no dialeto romanês:

- Dalto chucar diklô (em português significa:Te darei um bonito lenço).
Além de trazer saúde e prosperidade, Sara Kali é cultuada também pelas ciganas por ajudá-las diante da dificuldade de engravidar. Muitas que não conseguiam ter filhos faziam promessas a ela, no sentido de que, se concebessem, iriam à cripta da Santa, em Saintes-Maries-de-La-Mer no sul da França, fariam uma noite de vigília e depositariam em seus pés como oferenda um diklô, o mais bonito que encontrassem. E lá existem centenas de lenços, como prova que muitas ciganas receberam esta graça.
Para as mulheres ciganas, o milagre mais importante da vida é o da fertilidade porque não concebem suas vidas sem filhos. Quanto mais filhos a mulher cigana tiver, mais dotada de sorte ela é considerada pelo seu povo. A pior praga para uma cigana é desejar que ela não tenha filhos e a maior ofensa é chamá-la de DY CHUCÔ (ventre seco). Talvez seja este o motivo das mulheres ciganas terem desenvolvido a arte de simpatias e garrafadas milagrosas para fertilidade.

Na cidade do Rio de Janeiro,existe a Gruta de SANTA SARA KALI,situada no Parque Municipal Garota de Ipanema, no Arpoador, que se tornou referência para a comunidade cigana brasileira quando, em 2003, foi assentada no local uma imagem da padroeira.Por mais que as tradições reverenciem SARA KALI,como "santa",só tenha até hoje recebido beatificação,aguardando para os próximos anos sua mui esperada santificação.


Maiores informações podem ser obtidas com a
Grande Lider do Povo e da Cultura Cigana no Brasil,


Dra.Mirian Stanescon - Rorarni
(Princesa do Clã Kalderash).

no seu site pessoal :


N.d.A : Os Barradas de Portugal possuem ascendência do Clã Calon,ciganos provenientes da Península Ibérica,remanescentes do subgrupo calé, que partiram da Índia e do Egito,passando por vários lugares
até se instalarem na Espanha,e depois em Portugal.