Caminhem pela Arte e Cultura.

Profile Graphics, Page Graphics

quarta-feira, agosto 31, 2011

INICIO DA SEMANA DA PÁTRIA e o NASCIMENTO de TARSILA.











" Sinceramente gostaria de ver na abertura


do maior mecanismo de busca nesta data


a minha Bandeira Nacional.




Gostaria neste 1 de Setembro de ver


meu amado pendão verde e amarelo mas


o velho patriotismo da forma errada


que muitos equivocados ainda


hoje o veem não está com ibope


tão forte assim para isto.




Quando me deparo com a homenagem a nossa artísta maior


brasileira Tarsila do Amaral , neste primeiro de Setembro, fico feliz


da mesma forma pois nossa querida Tarsila naceu em Capivari em


1 de Setembro de 1886,


e exerceu de forma gloriosa


uma definitiva função nas


Artes Plásticas, no movimento antopofágico

ao lado de outra tão


querida e importante artista modernista


nossa querida Anita Malfatti.




A primeira fase do movimento modernista brasileiro,


foi bem


além de sua aplicação artisticas.


Foi na verdade a semente mater, inicial


do pensamento criativo brasileiro levantado por estas grandes mulheres


que retomaram com orgulho o curso original de sua


cultura brasileira - indigena e cabocla

contra as dominações culturais estrangeiras.




Parte da história se repete em contínuos ciclos.




Quando hoje eu humildemmente


falo, fomento, estudo e promovo a nova idéia - conceito


de um PATRIOTISMO CULTURAL é de certo


a mesma coisa em um momento histórico diferente.




Temos que retomar nossas origens culturais contra


o falso movimento de globalidade.




Não acredito que seja fácil, até por que


pertencemos a mesma plataforma


das Artes Plásticas e Visuais.




Se no inicio do século passado já era difícil transitar por


este universo, imaginem hoje que tudo é


imagem, virtual ou digital.




Mas confesso que tenho esperanças.


Acredito no meu sonho sonhado de um Brasil fortificado por


sua própria identidade nacional cultural.




Mesmo que o "Abaporú" não esteja mais


aqui em terras brasileiras,


acredito que a verdadeira alma do sonho seja nossa e


circule por nos a cada amanhecer de todos os dias.




Peço desculpas pelo meu português ruim mas sou


espelho de meu mundo aceleradamente internético.


Mesmo assim confesso abertamente que este páis hoje


é feito por atividades sociais e culturais


bem mais que por palavras ortográficamente corretas.




É feito todos os dias sim por sonhos como estes e


por loucos e visionários iguais a mim que


acreditam neles."




Brasil, Rio de Janeiro, 1 de Setemebro de 2011.




Ricardo V. Barradas