Caminhem pela Arte e Cultura.

Profile Graphics, Page Graphics

terça-feira, janeiro 15, 2013

TODO DIA É DIA DE íNDIO....UMA VERGONHA NACIONAL...

Segundo o IBGE a estimativa da população indigena brasileira no século XVI era de aproximadamente 2.431.000 - Dois milhões quatrocentos e trinta e um mil indigenas.Mas diversos historiadores falam em números bem maiores tais como de 4 a 6 milhões.

Segundo o IBGE a última contagem oficial revela um total de  302.888.

Fonte:Anuário Estatístico do Brasil 1998.
Rio de Janeiro: IBGE, v.58, p.1-143-1-152, 1999    Que civilização e que desenvolvimento pode ser este que não lega nem reverência os esaços nem as culturas dos verdadeiros e naturais proprietários de nossas terras ?   O dia 19 de abril é o Dia do Índio, por que ?

Em 1940, o 1º Congresso Indigenista Interamericano, reunido em Patzcuaro, México, aprovou uma recomendação proposta por delegados indígenas do Panamá, Chile, Estados Unidos e México.

Essa recomendação, de nº 59, propunha:

1. o estabelecimento do Dia do Índio pelos governos dos países americanos, que seria dedicado ao estudo do problema do índio atual pelas diversas instituições de ensino;
2. que seria adotado o dia 19 de abril para comemorar o Dia do Índio, data em que os delegados indígenas se reuniram pela primeira vez em assembléia no Congresso Indigenista. Todos os países da América foram convidados a participar dessa celebração.

Pelo Decreto-lei nº 5.540, de 02 de junho de 1943, o Brasil adotou essa recomendação do Congresso Indigenista Interamericano. Assinado pelo Presidente Getúlio Vargas e pelos Ministros Apolônio Sales e Oswaldo Aranha, e o seguinte o texto do Decreto:

O Presidente da República, usando da atribuição que lhe confere o art. 180 da Constituição, e tendo em vista que o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, reunido no México, em 1940, propôs aos países da América a adoçãqo da data de 19 de abril para o "Dia do Índio", decreta:

Art. 1º - considerado - "Dia do Índio" - a data de 19 de abril.
Art. 2º- Revogam-se as disposições em contrário.

A recomendação de institucionalização do "Dia do Índio" tinha por objetivo geral, entre outros, outorgar aos governos americanos normas necessárias à orientação de suas políticas indigenistas. Já, em 1944, o Brasil celebrou a data, com solenidades, atividades educacionais e divulgação das culturas indígenas. Desde, então, existe a comemoração do "Dia do Índio", às vezes, estendida por uma semana, a "Semana do Índio".

Mas será que ó isto basta ?

Com tantas obras públicas na cidade e no estado do Rio de Janeiro ainda não foi possível levantar um memorial indiginista fluminense.
E agora em nome do esporte milonário derruba se sem local substituto
a altura o casarão que abrigava o único museu nacional oficial.
O Museu do Índio, órgão científico-cultural da Fundação Nacional do Índio (Funai), foi criado por Darcy Ribeiro, no bairro do Maracanã, no Rio de Janeiro, em 1953. É a única instituição oficial no país exclusivamente dedicada às culturas indígenas.


Em 1978, o Museu do Índio mudou-se do casarão, na Rua Mata Machado, para o espaço atual, na Rua das Palmeiras, em Botafogo: um prédio do século XIX, construído por João Rodrigues Teixeira, empresário da indústria alimentícia do Rio de Janeiro, para sua residência. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).