Caminhem pela Arte e Cultura.

Profile Graphics, Page Graphics

sexta-feira, fevereiro 01, 2013

Conversas e Opiniões Pessoais sobre Arte e Cultura pelo FACEBOOK




Disse Ricardo Barradas :

EDUCAÇÃO, ARTE e CULTURA como PLATAFORMAS de MUDANÇAS:
Inclusão Social , Diminuição da Miséria e da Violência , Educação Cultural , Socialização de Grupos Marginalizados e Excluídos , Visiibilidade Cidadã e Patriotismo Cultural fortalecendo nossa rica identidade na diversidade brasileira.
O verdaideiro artista não é só aquele que contesta o estabelecido e sim todo aquele que por criatividade redesenha, renova, recria na prática um mundo melhor a partir do local de mesmice que ele escolheu para viver.....Esta é minha antiga e viva bandeira....ajudem me a fazermos a diferença....conto com cada um de voçes da eduação, da arte e da cultura o tempo todo....




Disse Raphael Jacques :

Uma pátria "mais livre e com mais arte" não é uma pátria melhor, porque ainda é uma pátria.



Disse Ricardo Barradas :

Quando me refiro a patriotismo...é sobre o patriotismo cultural fortalecendo nossa identidade....reve lo o por uma nova visão muito particular minha desenvolvida e ainda pesquisada a alguns anos....não mais a idéia facista, autoritária, militarista e territorial que dizia ser pátria aonde nascemos....mas sim por uma visão mais cidadã e participativa....sendo assim ser aquele local que escolhemos para viver...e portanto é nosso também.....esta sim é nossa verdadeira Pátria....e é consequentemente Patriota todo aquele que por sua atividade faça ou colabore para realizarem as mudanças mais humanas e exaltando a igualdade e a liberdade entre todos.

Quando alguns ouvintes se posicionam contra a uma idéia de interatividade e participação patriótica entre fronteiras territoriais....replico que tenham cuidado...pois as novas fronteiras não são mais de espaços físicos e sim da informação, da comunicação e da nova realidade na espetacularização da cultura de massa para o consumo fácil promovida energicamente por oportunistas grupos financeiros poderosos globalizados.Sendo assim são nossos vultos históricos brasileiros, as datas e celebrações de nossa própria história nacional, a educação brasileira europeia,negra,india e cabocla, a nossa arte formal e popular, nossa cultura as nossas mais fortes e poderosas armas de paz para que por muito tempo avante sejamos verdadeiramente livres e soberanos.




Disse Raphael Jacques:

Comprrendo, porém, mantenho minha opinião. Ainda há um estigma que a palavra "pátria" carrega, que é fascista, autoritária, ou que no mínimo carrega o mesmo idealismo icônimo de esquerda, uma construção social, o mesmo que se transformou o Deus Arte, para nós. Sim, as fronteiras são outras, não há mais limites, há contágios, intercâmbios, um mundo subjetivo de identidades diluídas e mescladas...apoio tua ideia de fortalecer a cultura ou identidade local, mas delimitar a "pátria", não me parece necessário.  




Disse Ricardo Barradas :   Por mais que parece desnecessário a idéia de pátria quando me refiro a pátria cultural temos que convir que somos um país continente de milhares de kilometros com uma diversidade impar espalhadas em uma grande distância uma das outras... somos um país de liberdade muito nova por mais que a necessidade de centralização já tinha sido sonhada pelas ordenações pombalinas ( de Marques de Pombal ) só mu...ito recentemente se efetivou...a pouco mais e 50 anos.....mesmo que ainda não ocorra propriamente dita de forma fácil e direta na arte e na cultura. As sombras reverberam se a partir do tradicional celeiro e vitrine da arte e da cultura brasileir ainda por vocação e persistência sem qualquer estimulo governamental puro... ainda é o Rio de Janeiro...a capital cultural do país.....o que acho importante é o fortalecimento da nossa identidade artística e a conjugação da cultura brasileira como uma espécie de blindagem a todo estrangeirismo manipulador ou dominante....para que em breve possamos chegar a uma maturidade cultural verdadeira brasileira que até poderá consequentemente retornar ao zero mas ao zaro cultural nacional brasileiro.Não podemos é mais uma vez perguntarmos as velhas nações mamães endinheiradas quantos passos poderemos dar.....ou pegarmos carona dos momentos e movimentos internacionais e estrangeiros por falta de uma imparcial percepção e auto crítica da nossa arte e da nossa cultura no espelho.Acorda Brasil cultural nós somos mais modêlo do que imitadores....são eles quem vem beber e soluçar diante do que é o melhor e é da gente. Originalmente MADE IN BRAZIL.


E continua....