Caminhem pela Arte e Cultura.

Profile Graphics, Page Graphics

segunda-feira, março 01, 2010

Passado e Presente,na Arte de Arcimboldo.

Giuseppe Arcimboldo,(1527-1593)

Grande Artista italiano da Renascença. Foi, por 25 anos,em sua época,o pintor da corte, artesão e organizador de festas da nobreza italiana do século 14. Também realizou trabalhos sacros,em várias igrejas. Nasceu em 1527 em Milão e cresceu no meio da Renascença Européia. Seu talento lhe rendeu um lugar cobiçado entre os melhores alunos do Grande Mestre Leonardo da Vinci.
Atribuem a ele,também o título de organizador de festividades,como também a invenção de muitos efeitos especiais,pirográficos, e a invenção de um órgão de cõres hidromecânico, que batizou com um termo,que traduzido,poderiamos chamar de “harpiscord of color”.

Passado e Presente.Dentro da diversidade cultural,sobretudo brasileira,entre às Artes Visuais Contemporâneas,o Hip Hop,o Funk,às Associações de Catadores de Lixo,a Cultura Sustentável como meio de inclusão Social e Digital,nada nos parece tão "contemporâneo",como a produção artiística deste grande mestre.Volta e meia,vários artistas ditos contemporâneos,bebem das águas,frutiferas,vegetais e leguminosas,de Arcimboldo,não é difícil conferir.

Contemporâneos entre a Arte dos séculos XIII e XXI.

A História da Arte Universal,costuma dar estas voltas,entre o passado e o presente,nada de diferente,nisto.Só que nem todos,conseguem perceber com tanta facilidade.




Arcimboldo



























Arcimboldo