Caminhem pela Arte e Cultura.

Profile Graphics, Page Graphics

sexta-feira, fevereiro 03, 2012

PATRIOTISMO e CIDADANIA em outras palavras:

Mesmo antes de receber a honra de ser convidado a integrar como Diretor Cultural, a prestigiada entidade cívico-brasileira, conhecida como Liga da Defesa Nacional e fundada por Olavo Bilac a noventa e seis anos atrás, já desenvolvia pouco a pouco dentro de meios e ambientes acadêmicos, o conceito do que passei a nomear de PATRIOTISMO CULTURAL.

Portanto, foi com alguma surpresa e certo prazer, que me deparei com uma informação bem interessante através da renomada série “Odisséia Cultural” editada pelo Instituto Pensarte e conduzida por Fabio Macielo.

O brilhante Dr.Prof. Antônio Sérgio Spangnol, em recente entrevista, discorreu longamente sobre um conceito irmão ao Patriotismo Cultural, tema sobre o qual discorro de forma contínua a mais de 10 anos pelo país inteiro e, principalmente, dentro da rede internacional de computadores, apenas com algumas particularidades próprias conceituais de meu entendimento por terminologias e enfoques diferentes.

Sem dúvida alguma é muito gratificante para qualquer pensador e assim o é para mim, encontrar parte de meu “pensamento- entendimento” ecoando mesmo que com outras palavras na mesma e exata direção.

Afinal, sempre pensei em primeiro lugar em Patriotismo Cultural, sendo a cidadania cultural uma derivação do exercício do sentimento maior exercido pelo "ser patriótico cultural participativo”, esse sim possível de atuar como um fortalecedor de nossa identidade brasileira.

Da mesma forma, por participação e exercício como ativista e produtor cultural, não percebo um caminho correto somente refletindo e agindo em políticas culturais e sim em Políticas Públicas e Privadas Culturais, uma bastante diferente da outra, não se admitindo generalização, até por ser uma para atendimento da população e a outra atendendo as meras exigências do mercado.

Quando ouço falar que seria na educação o norteamento mais forte desta atual cidadania cultural, fica mais evidente ainda para mim, a verdadeira plataforma exercida pela entidade nacional da qual honradamente e com muito orgulho participo.

A Liga da Defesa Nacional com suas diretorias e representações, espalhadas por todo o território nacional, está construindo por meio de atos, ações, palestras e eventos organizados pela entidade, em suas representações dentro do âmbito de escolas públicas e privadas, principalmente nas celebrações das festas históricas, a exaltação e o exercício de cidadania e liberdade, com o claro e verdadeiro objetivo de desenvolver a participação sócio-cultural em um novo e forte sentimento pela amor a pátria, ou seja, o “Patriotismo Cultural”.