Caminhem pela Arte e Cultura.

Profile Graphics, Page Graphics

quinta-feira, dezembro 03, 2015

15 DE NOVEMBRO - DIA DO JOALHEIRO NO BRASIL.



A artes plásticas joalheira no Brasil é um seguimento muito recente.Praticamente foi iniciada pelo renomado e reconhecido artista joalheiro CAIO MOURÃO, que como artista plástico foi discípulo de Di Cavalcanti, Ado Bonadei e Antônio Bandeira em Paris, entre outros grandes nomes das belas artes brasileira.

Hoje o grande legado do papa da joalheria brasileira segue pelas mãos de sua filha a artista plástica joalheira PAULA MOURÃO herdeira artística de Caio que
segue com a especial Escola de Arte Jóia - Atelier Mourão que fica localizado no coração do bairro carioca de Ipanema - Rio de Janeiro - RJ - Brasil.

Entre minhas privilegiadas oportunidades no mundo artístico brasileiro, a minha ligação e amizade com CAIO MOURÃO foi uma delas. Fomos amigos durante muitos anos, ele foi um de meus mestres e eu um constante incentivador de sua arte principalmente no quesito da conjunção e aplicação das gemas brasileiras em sua "arte-jóia"( denominação criada por ele) e na sua pintura à óleo, razão pela qual fui seu marchand.

Hoje parece que a artes plásticas joalheiras no Brasil caminha em "vento em popa" , pois diversos cursos técnicos e profissionalizantes dão os primeiros passos para esta nobre plataforma artística plástica e visual. 

Não se pode confundir com as formações superiores de design e de belas artes pois
nenhuma delas oferece o conhecimento da feitura da joia, propriamente dita.Da mesma forma infelizmente acontece com a arte do talhe das gemas, a LAPIDAÇÃO, uma área que tem sido negligenciada pelo setor artístico, educacional, cultura e profissionalizante a muitos ano, a tal ponto de várias técnicas já foram perdidas pela falta de continuidade. 

E pensar que antes da famosa lapidação, tipo de lapidação "Amsterdam "  que hoje é internacionalmente utilizada comercialmente para o diamante nos principais mercados do mundo, tínhamos uma lapidação internacionalmente utilizada que se chamava, tipo de lapidação " Brazil ". Mas este é um outro complicado e longo capítulo que só coloquei aqui de forma ilustrativa.



"A bela joia feita por um grande joalheiro é como uma boa roupa confeccionada por um grande costureiro, percebe-se a perfeição da criação pelo avesso."

                                                                                 (Ricardo Vianna Barradas)