Anita Malfatti - Composição de Flôres - dec.30
Viver atentamente olhando diuturnamente pelo http://www.sensível.com/
Perceber os temas,os motivos condutores das obras,entre diferentes linguagensnas artes plásticas....o fio condutor da obra....o que repetidamente envolve nos e diz a todo momento a mesma parte forte de uma mesma idéia,vista,re-vista,lida,impressa,ordenada e desordenadamente por milhares de pontos de vista....Até entendo,quando A Cor do Ouro,Douradamente,passa fazer parte,de forma bemgestual,nos novos trabalhos dentro da obra do Grande Mago do Equilíbrio Construtivo Brasileiro EDUARDO SUED.O ouro é bem próprio do Brasil,bem mais que a prata....e culturalmente em séculos passados,os utensílios de prata deveriam historicamente ter seus valores muito mais acrescidos,do que realmente valem...já que existe muito pouco de prata em solo brasileiro....divergentemente do ouro,que desde o Brasil Colônia,aflora de forma prodigiosa por vários cantos.....
Da mesma forma que as criações músicais tem seus motivos condutores,às obras de arte,também tem....Creio que a definição maior seja isto...A Arte passa a ser plena,quando por si só fala muito mais do que mil palavras.....êste milhar aqui,em um sentido figurado,é claro....A Arte tem por si só,um movimento continuo,que nunca para....o moto-continuo,muitas vezes simbolo da utopia,na Arte é lógicamente possível.A cada próximo momento,a cada próxima luz,a cada póximo novo olhar,e perceber,o bem artístico de transforma,e renova de forma mágica,tudo que antigamente disse,e rediz de forma totalmente nova e vigorosa.
Em termos de literatura portuguesa,muitas vêzes,não é preciso,pouco mais do que duas palavras,para expor divinamente o mais forte do pensamento.
Me emociono,toda vez que ouço o que cada Arte diz.....Realmente eu estou dizendo,e confiando que cada um acredite,nisto exatamente.Que esta nova emoção proporcionada a cada novo visitante particularmente, também seja e
é parte do moto-continuo da Arte,perante o continuante.
Esta semana me deparei com um dos célebres trabalhos ,da artista ANITA MALFATTI,que mais gosto.O belo e mágico,quadro apelidado carinhosamente entre os especialistas de "Arcanjo Floral ",é um arranjo floral,uma perfeita composição de flôres.....e por isto tão celebrada.Uma obra,especial,simbolo forte do periodo da produção madura da artista,pouco tempo tempois da Semana de Arte Moderna de 1922.
Particularmente creio que na arte moderna brasileira,poucos artistas,chegaram perto do grau de importância da maturidade poética que chegou Anita,em seus trabalhos plásticos,quando falamos em flores.
Neste tema,tão feminino,tão singelo e meigo,
toda mulher é a sacerdotiza plena.Mas Anita,foi bem mais,
não arranca nada das flores,com sua arte tenue,soma se a elas.
Muitas vêzes,fico perdido,quando não faço esta associação... à intensidade da obra da artista plástica brasileira da modernidade,
ANITA MALFATTI as FLÔRES,ao universo Floral que ela,
em diversos trabalhos acolheu tão bem.
"...São flôres verdadeiramente flôres,por côres,por levezas,por amores,por pores,por odores,que intimamente se escondem inodoramente no ar..."
O conjunto,destas fôres,chegam à formar uma costelação de cõres suaves,como se todas as estrelas deste céu,brilhassem desta vez, comportadamente em uma só intensidade,nesta noite....O céu das grandes paixões,tem cada um,um sentido totalemtne novo,a cada uma delas.Não existe dois céus iguais,como não existe duas obras de arte,iguais entre todas as criações.Cada um que a possui,pode ter a máxima certeza,disto.Que é o único proprietário,de seu único,original exemplar,semelhante a muitos outros,mas único.E por isto deve,ser sempre celebrado.A unicidade é mais que motivo,para celebração solene,de toda obra de arte.
óleo sobre tela colado em Cartão.
Década de 30 - Coleção Particular.
Viver atentamente olhando diuturnamente pelo http://www.sensível.com/
Perceber os temas,os motivos condutores das obras,entre diferentes linguagensnas artes plásticas....o fio condutor da obra....o que repetidamente envolve nos e diz a todo momento a mesma parte forte de uma mesma idéia,vista,re-vista,lida,impressa,ordenada e desordenadamente por milhares de pontos de vista....Até entendo,quando A Cor do Ouro,Douradamente,passa fazer parte,de forma bemgestual,nos novos trabalhos dentro da obra do Grande Mago do Equilíbrio Construtivo Brasileiro EDUARDO SUED.O ouro é bem próprio do Brasil,bem mais que a prata....e culturalmente em séculos passados,os utensílios de prata deveriam historicamente ter seus valores muito mais acrescidos,do que realmente valem...já que existe muito pouco de prata em solo brasileiro....divergentemente do ouro,que desde o Brasil Colônia,aflora de forma prodigiosa por vários cantos.....
Da mesma forma que as criações músicais tem seus motivos condutores,às obras de arte,também tem....Creio que a definição maior seja isto...A Arte passa a ser plena,quando por si só fala muito mais do que mil palavras.....êste milhar aqui,em um sentido figurado,é claro....A Arte tem por si só,um movimento continuo,que nunca para....o moto-continuo,muitas vezes simbolo da utopia,na Arte é lógicamente possível.A cada próximo momento,a cada próxima luz,a cada póximo novo olhar,e perceber,o bem artístico de transforma,e renova de forma mágica,tudo que antigamente disse,e rediz de forma totalmente nova e vigorosa.
Em termos de literatura portuguesa,muitas vêzes,não é preciso,pouco mais do que duas palavras,para expor divinamente o mais forte do pensamento.
Me emociono,toda vez que ouço o que cada Arte diz.....Realmente eu estou dizendo,e confiando que cada um acredite,nisto exatamente.Que esta nova emoção proporcionada a cada novo visitante particularmente, também seja e
é parte do moto-continuo da Arte,perante o continuante.
Esta semana me deparei com um dos célebres trabalhos ,da artista ANITA MALFATTI,que mais gosto.O belo e mágico,quadro apelidado carinhosamente entre os especialistas de "Arcanjo Floral ",é um arranjo floral,uma perfeita composição de flôres.....e por isto tão celebrada.Uma obra,especial,simbolo forte do periodo da produção madura da artista,pouco tempo tempois da Semana de Arte Moderna de 1922.
Particularmente creio que na arte moderna brasileira,poucos artistas,chegaram perto do grau de importância da maturidade poética que chegou Anita,em seus trabalhos plásticos,quando falamos em flores.
Neste tema,tão feminino,tão singelo e meigo,
toda mulher é a sacerdotiza plena.Mas Anita,foi bem mais,
não arranca nada das flores,com sua arte tenue,soma se a elas.
Muitas vêzes,fico perdido,quando não faço esta associação... à intensidade da obra da artista plástica brasileira da modernidade,
ANITA MALFATTI as FLÔRES,ao universo Floral que ela,
em diversos trabalhos acolheu tão bem.
"...São flôres verdadeiramente flôres,por côres,por levezas,por amores,por pores,por odores,que intimamente se escondem inodoramente no ar..."
O conjunto,destas fôres,chegam à formar uma costelação de cõres suaves,como se todas as estrelas deste céu,brilhassem desta vez, comportadamente em uma só intensidade,nesta noite....O céu das grandes paixões,tem cada um,um sentido totalemtne novo,a cada uma delas.Não existe dois céus iguais,como não existe duas obras de arte,iguais entre todas as criações.Cada um que a possui,pode ter a máxima certeza,disto.Que é o único proprietário,de seu único,original exemplar,semelhante a muitos outros,mas único.E por isto deve,ser sempre celebrado.A unicidade é mais que motivo,para celebração solene,de toda obra de arte.