Caminhem pela Arte e Cultura.

Profile Graphics, Page Graphics

segunda-feira, julho 28, 2008

MODERNIDADES e PÓS-MODERNIDADES

Creio que a modernidade nas Artes Plásticas no Brasil,tenha chegado só até os anos 50,até o final da década de 50,entre 1958 e 1959.A modernidade é fruto do século XIX,quando o ser humano,o homem social,acredita piamente na razão,ao mesmo tempo que começa a sombrear à religião como uma ilusão,uma ilusão forte,um Dragão Feroz que por tempos manipulou o pensamento humano.
O ser moderno,ficou muito independente,e com isto perderam as velhas tradições.A racionalidade,faz com que o próprio homem,ganhe e se torne próprios mecanismos sociais.A Liberdade Moderna,é extremamente delineada.Mas nem todos os artistas plásticos brasileiros,percebem que a modernidade que vivem,só os levaram,a uma atmosfera nacional livre mais muto fortemente presa à tradição.Talvez o mêdo da loucura,seja ainda muito forte.
A modernidade nas Artes Plásticas no Brasil,nos anos 50,começam silênciosamente,por agentes isolados, a gerarem o pós-moderno nas Artes Plásticas no Brasil.Aparece de forma mais clara,o construtivismo,o abstracionismo,e o concreto.
Na pós-modernidade,não acredita se em nada,a verdadeira paisagem do pós-moderno brasileiro,é o deserto da caatinga,é o lamaçal do manguezal,é o vazio,que por aqui,ainda assume postura de habitat primitivos.
Creio muito na visão pós-moderna de Z.Bauman.
Dentro de uma visão pós-moderna,que as sociedades culturais,vivem hoje,fico muito apreensivo,com à religiosidade.Culturalmente,fico apreensivo,com a visão transformadora,de cada Deus bem distinto,para cada novo crente que aparece.Não sei bem,se as sociedades,percebem,que a pós-modernidade,traz em si,a visão entorpecida do fundamentalismo.
Vivemos cada vez mais,em uma sociedade civil de Capitalismo Civilizado.O Estado fica cada vez menor,menos eficiente,atendendo e suprindo cada vez menos as parcelas jurisdicionais que lhe são devidas.Cada vêz mais,a falência nas instituições publicas,abrem espaços para prestação de serviços,para iniciativa privada.GOLDEN Saúde,União dos Médicos,UniMil,etc.
Em breve poderemos ter iniciativas privadas,quanto à segurança???????Delegacias Particulares para atendimento à associados...O Estado mostra se cada vez mais uma empresa ineficiente.A única Lei que rege,este Capitalismo Civilizado,parece ser a Lei de Mercado.O velho jôgo da Procura e Oferta.Capitais de Consumo e Capitais de Produção.
Não gosto de me ver como um produto.Mais,é assim que me vejo.Sou a roupa que visto,sou os lugares que frequento,sou o canal de tv por assinatura que assino,sou a revista de informação que recebo semanalmente,sou o Grande Jornal que assino,para receber,bem robusto,todos os Domingos,e assim por diante,sem parar.E nas Artes também sou assim,sou a Arte que alguns chamam de Contemporânea,que eu não concordo nem um pouco,Sou a obra que adquiro em um Leilão Internacional,de Arte Latino Americana,de um artista que nunca ouvi falar pór aqui,sou parte da programação cultural de um famoso artista,que não está em bibliografia alguma das Artes Plásticas Brasileira,e ainda faz um tipo de arte não convencional,com gramineas e papel jornal.
Não sou um tradicionalista convicto.Acredito que tudo possa ser relido,e possa ser aperfeiçoado.Mas preciso ver cada passo de uma vez.Não me conformo,com à chegada triunfal vindo do nada.Aguem que aprece,e rouba a cena,vindo do nada,de lugar algum.Existe história,existe história nacional das Artes Plásticas,e história Brasileira das Belas Artes.Não posso acordar,e crer,que de para-quedas chegou uma nova Celebridade,que saltou minuto anterior,de um Disco Voador Prateado.Preciso,saber,crer,e ver trajetórias e obras.
Muito me aborrece,a exigência da sociedade moderna,de ser tudo leve.Parece que tudo e todos,querem ser leves demais.E com isto,esquecem,ou não procuram saber quem são ou o que são realmente.
Ninguem quer saber mais sobre a memória brasileira,as histórias da sociedade brasileira,ficaram para traz.Ninguém perde mais tempo com tradição,alguma.Estas avalanches globalizadas,mais uma vez,massificam todos por uma escala de valores pobres.Ninguém que conhecço,quer saber sobre PERSONALIDADE ou CARATER....o mais perto que querem saber é de PERSONALITE e CARTIER.
Vivemos no Brasil em uma Sociedade e Comunidade Cultural muito minimalista,parece que a sociedade moderna brasileira virada para as artes plásticas precisa de muito pouco.E contenta se com muito pouco.
Eu confesso que sou antiquado,eu particularmente preciso de muito.
E é por conta disto,que cada vez mais,caio nos abismos sombrios desta sociedade cultural brasileira,quando permaneço investigador e pesquisador nos corredores das Artes Plásticas no Brasil.
Creio na pós-modernidade das Artes Plásticas no Brasil,e refreio me ainda com as novas idéias,e refreiarei me por algum tempo,até crer no que o Mercado Cego Brasileiro,vem chamando impunimente de Movimento Brasileiro de Arte Contemporânea.Acho que ainda é muito,cêdo,para tanto.