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sábado, setembro 20, 2008

EMANOEL ARAÚJO - ARTISTA PLÁSTICO e CURADOR


Emanoel Araújo - "Arcanjo da Justiça"
xilogravura - ass. e dat. - década de 60 - Bahia.
Coleção Ricardo Barradas - RJ




"AVENIDA PAULISTA"
Escultura em Aço Carbono Pintado,
com certificado do próprio artista.
Coleção Ricardo Barradas - RJ


Histórico da obra e procedências:


Segundo o próprio relato documental do artista esta obra,

foi realizada na década de 80,e foi produzida e exposta por diversas vêzes

na Mini-Serie da TV Globo - de mesmo nome:

" Avenida Paulista ", em decorrência deste feito,vários

centros empresariais localizados na famosa
Avenida de mesmo nome,da cidade de São Paulo,passaram à encomendar "obras- simbolos",peças escultóricas semelhante ao exemplar piloto,exposto
na TV GLOBO,que é esta.
Obras construtivas,e na mesma cor original.
Tonalidade de vermelho forte,do vermelho Ferrari,
do vermelho Marbhoro,cor das célebres esculturas,
criadas por Emanoel Araújo,como se pode ver na escultura,
que é capa,desta recente publicação abaixo.


Ex - Coleção Walter Clark - RJ
Ex - Coleção Renato Pacote - RJ
Atualmente na Coleção Ricardo Barradas - RJ





Emanoel Araujo - Miguel de Almeida
Coleção Arte de Bolso.
Cia Editorial Nacional.






Emanoel Alves de Araújo

(Santo Amaro da Purificação,BA, 1940)


Artista Plástico,intelctual,escritor,pesquisador,escultor, desenhista, gravador, cenógrafo, pintor, curador e museólogo baiano. Filho de pai cafuzo e mãe mestiça, Emanoel nasceu em uma tradicional cidade baiana, cujo cenário o inspirou para a execução de algumas de suas produções. Descendente da terceira geração de grandes ourives, ainda novo foi aprendiz de marceneiro do mestre Eufrásio Vargas; aos treze anos trabalhou em linotipia e composição gráfica na Imprensa Oficial do Estado – experiência de grande importância para o domínio da técnica e para a sensibilidade da expressão.Mudou para Salvador com o intuito de cursar Arquitetura, mas suas constantes visitas à exposições e museus fez com seus planos tomassem outro rumo. Foi quando se matriculou na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, onde teve aulas de gravura com o mestre Henrique Oswald, artista que por admiração queria que Emanuel fosse seu substituto no ensino universitário.Foi diretor do Museu de Arte da Bahia de 1981 a 1983. Enquanto morava em São Paulo foi diretor da Pinacoteca do Estado (1992 a 2002), recebeu menção honrosa especial da Associação Brasileira de Críticos de Arte (1999), foi curador e diretor do Museu Afro-Brasil, do qual possuia obras de sua coleção (2004) e assumiu o cargo de Secretário Municipal de Cultura, do qual renunciou poucos meses depois (2005).Em Brasília, foi membro convidado da Comissão dos Museus (1995) e do Conselho Federal de Política Cultural (1996), instituídos pelo Ministério da Cultura. No período de um ano – a convite do City College University of New York – lecionou artes gráficas, desenho, escultura e gravura (onde desenvolveu diversos modos para obter peças gravadas, utilizando superfícies de plástico laminado e fórmica).Realizou várias exposições individuais e coletivas por todo o Brasil, Europa, Estados Unidos e Japão. Como não podia deixar de ser, recebeu diversos prêmios em todas as técnicas trabalhadas.Para Emanuel suas raízes (descendente de criativos ourives), sua cidade natal (região tipicamente baiana de infindáveis belezas naturais) e suas idéias de representar o mundo à sua volta (seja sobre o passado ou sobre o presente como a escravidão, a perda da terra para os colonizadores, a presença africana na cultura brasileira e outros tantos fatores) foram de excepcional importância para a execução de seus trabalhos. As características de suas obras e sua constante aquisição de um vasto conhecimento cultural fez com que suas obras obtivessem o calor e a sensibilidade contidos na população brasileira que nem todos os estrangeiros ou mesmo os próprios brasileiros vêem. Araújo vem sendo considerado um extraordinário escultor. Suas obras tridimensionais se destacam pelas grandes dimensões, pelos relevos e pela formas integrantes nas edificações urbanas. Seu estilo – mesmo sendo único – dialoga com movimentos artísticos de toda a história, mas sempre com ênfase nos detalhes que descrevem e valorizam as características africanas. Por amor à arte e à cultura, Emanuel Araújo liderou, uma gigantesca reestruturação na Pinacoteca do Estado de São Paulo (um dos roteiros turísticos culturais da cidade) nos anos 90, transformando o prédio num dos principais museus do país, apto a receber grandes exposições nacionais e internacionais. Agora a Pinacoteca possui dinamismo para maior acesso público; no entanto, essa transformação não se limita apenas ao espaço físico do edifício, mas em seu ideal. Além de um museu, a Pinacoteca é um lugar para quem procura nutrir a mente e o espírito.