Caminhem pela Arte e Cultura.

Profile Graphics, Page Graphics

terça-feira, outubro 28, 2008

CREATIVE COMMONS

CREATIVE COMMONS

Por que ser contra a licença Creative Commons,e ao mesmo tempo fazer uso desta mesma licença aqui,neste blogspot ???
Lembremos que o ambiente deste blog,específicamente não é no Brasil,e sim internacional.Sendo assim,esta ferramenta me serve a contento.Se o ambiente deste meu "blog" fosse brasileiro,jamais usaria esta ferramenta.
O Direito de Autor,no Brasil é regulamentado e garantido por leis,tais como a Constituição Federal,Código Civil,e a própria LDA,Lei de Direitos Autorais,vigentes.
Existe sim,uma nescessidade de maior interpretação das leis existentes,assim como uma melhor tipificação dos inúmeros casos,personalidades,agentes e propriedades protegidas,tuteladas,e regidas por Ela,e ainda mais fazer se cumprir,o que de direito existe.
A maior dificuldade dentro da realidade brasileira,sempre é a execução da lei.
Para isto,é preciso que existam ações educacionais,para mudança de filosofias pessoais e de mudanças de pensamentos e atitudes cotidianas pessoais,em todas as camadas da sociedade.
Não bastam,às propostas de ficção e comícios politicamente corretos em plenários,e seminários.
As mudanças deverão ocorrerem,individualmente na vida de cada um.
O Brasil,deve caminhar de forma única,perder e retirar as sombras e os paralelismos de seus caminhos de uma vez.As chamadas realidades paralelas,só atrapalham às verdadeiras vocações edificadoras próprias das brasilidades.
Sombras que por diversas vezes, nefastamente,camuflaram nossas trajetorias,que vez por outra aparecem como meias verdades,só empobrecem nossas originais lutas sociais,e transfiguram de forma despoticas o registros aceitos dentro das histórias contadas nos meios e circulos oficiais. .
O Brasil,mestiço e da ampla diversidade cultural,cada vez mais,cobra e mostra sua face.E a sociedade brasileira atenta,é comprometida com a realidade,é toda aquela que consegue e quer ver.

Cada vez mais no Brasil,percebo que o que se diz,o que se constroi de pensamento e idéia original,não está protegido de fato,por nenhum instrumento legal operante.Digo de "fato",por saber que de "Direito",existe leis modernas e atualizadas,tão boas como algumas das principais licenças internacionais de proteção das obras de Autor.

Já se vão pelo menos,mais de 30 anos,que eu trago anseios e lutas individuais,dos Direitos Autorais nas Artes Plásticas no Brasil.Muitos dos amigos,e companheiros de lutas,já tombaram no vigor das lutas,sem ver a realização concreta dos antigos sonhos,da sociedade brasileira,ter um Mercado de Arte mais justo e humano,um Universo Criativo de Arte Brasileira,protegido e com preservação legal de seus direitos,por seus artistas titulares e por seus herdeiros legais das respectivas titularizações.Ter a garantia plena do "direito de sequencia",garantindo as edições e as re-edições tão comuns dentro do Mercado de Arte Nacional.Garantir,a cobrança dos direitos de imagens.Proibir,que o Mercado dos ditos Tubarões das Artes Plásticas,dos Manipuladores de Grande Porte do Mercado de Arte no Brasil,acatem por práticas e ações de exclusão,todo e qualquer Artista que exteriorize vontade e pensamento,de exercer de fato seus direitos autorais sobre a obra à venda.
Este Mercado de Arte Ditatorial Brasileiro,com vocação original para "blêfe"deve ser aniquilado,como já foram às ultimas ditaduras militares governamentais,por todas as sociedades no mundo moderno.O Mercado de Arte Nacional,deverá ser renovado,e ao mesmo tempo regulamentado,por máximas de transparências e inclusões.