Caminhem pela Arte e Cultura.

Profile Graphics, Page Graphics

sexta-feira, abril 13, 2007

AVALIAÇÕES DE OBRAS DE ARTE

Quando se busca um avaliador de arte,ou se busca profissional para fazer avaliação de obra de arte,na internet,ou nas páginas amarelas de qualquer grande capital brasileira,certamente apareceram inumeras alternativas.No entanto,todo aquele,que busca este tipo de serviço,tanto como pessoa,quanto empresa;física ou jurídica;do direito publico ou privado,deve ter alguns pre-requesitos estabelecidos,para contratar o profissional certo,afim de atender,
a sua avaliação.

No Brasil existem uma serie de avaliadores,que uma vez por outra são contratados,para exercerem avaliações.Geralmente ao primeiro contato,eles aparecem,e se comprometem com o serviço.Mas na avaliação propriamente dita,em sua maioria,eles mesmo,se perdem.Por que nem sempre,a avaliação de arte,se reserva,a ser só de quadros e esculturas,nacionais.Muito comum,existirem outros elementos a serem avaliados,que não sejam,só pinturas e esculturas,aparecem objetos,joias,imagens,relogios,livros,gravuras e aquarelas nacionais e internacionais.Não so propriamente dito,na avaliação,mas em todo universo que embala o objeto a ser avaliado.A crença que pode existir,uma trabalho a óleo,importante de um renomado artista,no meio do nada...cada vez mais prova,pela pratica,que seja impossível...

As preciosidades,sejam elas quais forem,sempre são acompanhadas de uma serie de objetos preciosos tambem.Podem ser fotografias,documentos,livros,tapetes orientais,porcelanas,pratarias.Não que eu esteja aqui falando,que eu sou especialista em tudo....mas acredito em uma cultura vasta norteada pelo enciclopedismo,bem acima de qualquer média estabelecida em qualquer circulo intelectual.Posso não saber especificar,com as minimas nuancias,toda a força,do objeto acompanhante...mas dentro de uma visão profissional,conheço,muito bem...be mais que certos,ditos especilistas.

E assim,venho fazendo ao longo dos anos.Muitas vezes de forma anonima,nos principais casos de Direito da Historia Brasileira.

Fui eu o avaliador,assessorando o avaliador oficial do Banco do Brasil,no caso da Sra.Camem Marink Veiga,alguns anos atraz.Pois o profissional,desconhecia em materia,qualquer objeto de arte.

Fui tambem o avaliador,o primeiro avaliador a entrar na residência,no famoso caso da Sra.Regina Feigel,no seu rico apartamento na Av.Atlantica,no Edificio que leva seu nome.

Fui tambem avaliador,para o caso do Sr.Nagi Nahas,e a Companhia Internacional de Seguros,no Estado do Rio de Janeiro.

Fui tambem o avaliador de arte,de toda reserva técnica,do famoso seguro saúde Golden Cross.

Entre outros muitos casos famosos ou não,das crônicas avaliatórias,do direito publico e privado.Alguns casos,que nescessitam,sigilo,por se tratarem de segredo de justiça,que tive participação como avaliador competente.

Mas o que me chama atenção,ao longo dos anos.É que certos profissionais,avaliadores,galeristas,marchands,e mesmo leiloeiros...assumem um papel avaliatório,sem terem o menor preparo intelectual,para faze-lo.


Alguns mais ousados,chegam as bravatas de oferecerem Cursos...Cursos especiais para profissionais....do mercado de arte.Acredito que libere até,"Carteirinha de Marchand",como se a carteirinha,pudesse estabelecer qualquer conhecimento.Este mesmo profissional,em questão,teve a oportunidade de aprenser,muita coisa comigo,a alguns anos atraz...quando não percebi o falso jogo Dele,em seu multiplos sentidos.No entanto,a maioria deles não tem o menor preparo exigido,para exercerem a menor função,que propagam impunimente.

Uma coisa lhe asseguro,não existe formulas mágicas nem MANUAL de Mercado de Arte,algum.

Fujam destas besteiras,e dos loucos que as propagam.

Mas à Prática, a vivencia diária,parece ser a minha grande aliada.Pois da avaliação em si,não tem como fugir...Em campo,se percebe bem...quem sabe alguma coisa...e quem não sabe nada de nada.



A Internet,ao longo dos anos,vem proporcionando,uma vasta modificação dentro do mercado de arte nacional e internacional.Não existem,mais tantos manipuladores exclusivos,de nada.
Os ditos,e malditos "Velhos Dinossauros" de outrora,vem circulando como "pequenos lagartos"...Afinal nunca foram,nada bem próximo,de Dinossauros,algum....Foram na verdades blêfes,estabelicidos em primeiro lugar,em um mercado orfão,de posicionamentos não assumidos.

O mercado de arte,aos poucos se emancipa,dentro de uma trajetória cada vez mais clara e eficiênte....

As velhas formulas secretas...não funcionam mais como o famoso " pó de pirim-pim-pim."

O Mercado de Arte,exige,cada vez mais,eficiência,conhecimento e competitividade.Por mais que alguns,incultos,queiram navegar ao contrário.


Certos internacionais poderosos,caem no rídiculo,de seus próprios atos....
Com seus posicionamentos,inrreverentes,acima de tudo e de todos.

Como se o que diz,fosse a Lei,a pártir do momento da basfemia.

A verdade absoluta,hoje é coisa do passado.Não existe manipulação eficiente,que possa abafar,a verdade.

Há alguns anos atraz,por serviços prestados,a classe dos famosos artistas coniventes....se calavam,frente ao medo destes famosos manipuladores...Mas hoje em dia,o Mercado mudou...Não existem tantos serviços prestados assim.Os famosos,não mais,assumem nenhum papel de "Mecenas", a maioria deles,só objetiva e comercializa,obras de arte dos "famosos". E as suas mentiras,não encontram aliados.

Agora existe sim,um distanciamento,bem maior,entre o Mercado de Arte,e as Instituições de Ensino das Belas Artes.Parece que em um grande hiato,cada vez se torna maior o distanciamento do Mercado e do Ensino.

Muito pela baixissima qualidade do ensino,em uma forma geral.

Como também,pela tônica verdadeira,que geralmente quem ensina não sabe,quem sabe faz,e dificilmente tem tempo para ensinar...

As aberrações chegam,uma vez por outra,das Faculdades,dos Institutos,dos famosos cursinhos de final de semana,e mesmo da rede oficial,ao Mercado.

"Um descompasso...imune a qualquer diapasão."

Acredito,que enquanto não houver uma reformulação na forma de didática,
um acompanhamento cientifico e intelectual,mais abrangente...com muita História da Arte,História do Mundo,Universal e das Civilizações.


O pensamento equivocado Moderno e Contemporaneo,ficará a merce da própria sorte.

Da mesma forma,que coclocaram esquecido a Memória Cultural do Povo Brasileiro,colocaram no mesmo baú a Cultura Clássica Universal..



Em tempos,mais que nocivos,

atormentados destes "BIG BROTHERS".