Caminhem pela Arte e Cultura.

Profile Graphics, Page Graphics

sábado, maio 31, 2008

MOLDURAS...Vidraceiro da Esquina,NÃO.

O Vidraceiro da esquina,que também tem vários perfis de molduras acondicionados no painel,não é o mais indicado para emoldurar Obras de Arte.
Muitas pessoas,cometem este erro,e só percebem muito tarde.Nem sempre é tão vatagioso assim.Muitos destes profissionais,não tem a menor idéia,de como o suporte,deve ser preso,como deve ser isolado.Também não tem cuidado algum,nas ferramentas que utilizam,para este tipo de operação.Resultados dramáticos,muitos dos trabalhos que aparecem,para eu fazer acompanhamentos de restauro e conservação,se encontram em estado lástimavel,por consequências destes ditos atos de emolduramento inrresponsáveis.
Fico feliz sinceramente,quando existem ações que possibilitarão reverter êstes quadros.Mas alerto,à todos,que nem sempre,é possível.O trabalho,o bem patrimonial,se perde para sempre.
Uma simples falsa limpeza de um vidro,muito comum entre os "vidraceiros-moldureiros",com um pano sujo,embebido em alcool,ou esfregar frenético com uma pedaço de folha de jornal,não garante coisa alguma.Na verdade contribui para espalhar mais fungos nocivos ao suporte que está sendo emoldurado,abaixo deste vidro.
Existem profissionais competentes para realização destes trabalhos.
Não vale,se aventurar nos Vidraceiros da Esquina,ou em certos ditos Profissionais de Shopping,que se julgam Moldureiros,e trabalham ao meio de uma bagunça e sujeira.Todos cuidado é pouco.Realmente não vale a pena,se aventurar com qualquer um.
Qualquer ação perante uma Obra de Arte deve ser proferida por um Profissional Competente.
Afinal,além do valor sentimental e emocional,toda ela tem um importante valor artístico e por conseguinte patrimonial.Todo mundo sabe,que não se deve atirar pérolas aos Porcos....
Hoje,com os avanços tecnológicos,existem uma infinidade de materiais especiais,para à conservação e restauração de uma obra de arte.Da mesma forma,que existem técnicas especiais,para assim,faze las.Mas poucos profissionais sabem disto,ou pelo menos se sabem,não dão tanta importância a isto.Que é erro,um grave erro.Já presenciei muito museólogo,recomendar a um cliente o vidraceiro,para colocar moldura de 1 minuto.
Todo bom profissional,deve ser responsável,pela vida continua e pelo valor de toda obra que passa por qualquer razão por suas mãos.
Mesmo entre os profissionais gabaritados para realizarem emolduramento de suportes de Arte,não existe um único profissional competente para tudo.
Existe sim,alguns mais indicados para certo tipo de suporte,e outros mais indicados para outros tipos.E é nesta capacidade de escolha,de dicernimento profissional,que compreende nosso trabalho na consultoria da conservação,emolduramento e restauração de obras de arte.
Pode até parecer simples,quando deparamos com um pseudo-restaurador de molduras,que utiliza a técnica simples e bárbara de moldar com Durepox,antigos elementos danificados de uma moldura,para posterior douração com pupurina ou pseudo pátina acrílica.E na verdade é.Mas nada tem haver com a verdadeira restauração de molduras de arte.Esta técnica,não passa de um péssimo quebra-galho caro e inrresponsável,que vai comprometer,em muito a durabilidade da vida da obra de arte,acondicionada nisto.
Se conselho fosse bom,não se dava,vendia-se....como muitos dizem.Mas arrisco mais uma vez,á da-lo,e alertar gratuitamente:

NÃO ENTREGUEM OBRAS DE ARTE PARA O VIDRACEIRO EMOLDURAR.
PROCUREM PROFISSIONAIS GABARITADOS PARA ISTO.
NÃO CUSTA TÃO MAIS CARO ASSIM,E TERÁ A GARANTIA DE UM
TRABALHO PROFISSIONAL, NÃO UMA AVENTURA,COM POSSÍVEIS
RESULTADOS LASTIMÁVEIS,
MUITOS DELES POR VÊZES INRREVERSÍVEIS...
ZELE PELO QUE É SEU...
ZELE PELO SEU PATRIMÔNIO.....

Qualquer dúvida,envie me um e-mail,terei um imenso prazer em ajuda-lo.

LINKS DE ARTE IMPORTANTES

Atendendo a inúmeros pedidos feitos a mim por iniciantes e estudantes de artes plásticas,disponibilizo alguns links
deste universo ,resolvi indicar alguns endereços que julgo interessantes,não necessáriamente os mais importantes.A maioria deles,trazem informações atualizadas,do que acontece nesta esfera cultural,mas a atualização real,deve ser pessoal,um estudar continuo de cada um.Nunca chegamos a completar qualquer circulo de conhecimento,percebemos ésta tônica,logo que iniciamos o interesse pelo estudo da Arte.
Nosso aprendizado e aprimoramento deve ser diário.Só assim chegaremos bem perto,de entendermos alguma coisa algum dia.
Todo aquele,que se fecha,no Eu Sei,fica preso dentro de em um isolamento finito,um orgulho tolo própro dos que não sabem e não chegarão nem próximo dos conhecimentos iniciais de qualquer coisa.
Aos sempre estudantes continuos,meus sinceros votos de boa jornada,pelos caminhos infinitos do Saber.
Associação Brasileira de Conservadores-Restauradores de Bens Culturais
Centro Internacional de Estudos para
a Conservação e Restauração de Bens Culturais
ICOM - Conselho Internacional de Museus
INEPAC - Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Núcleo de Conservação e Restauração da
Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro

segunda-feira, maio 19, 2008

www.aadecor.com/home/barradas/Index.asp

Esta página encontra se desativada,por fechamento do provedor.
Em seu lugar,acrescente
Obrigado.

sábado, maio 17, 2008

VIVER SOB O JULGO DO MEDO,E NÃO IR LONGE.

TODA À VÊZ QUE ALGUMA ENTIDADE,GESTORA,OU PROJETO, MENCIONA UM PEQUENO FEITO,E OMITE OS VERDADEIROS CRÉDITOS DE DIREITO AOS ORGANIZADORES,PARTICIPANTES E CURADORES,QUE SE DEDICARAM PELO FEITO.CAI NO ABISMO DO RIDÍCULO,
EXPÕE SE POR FRAGILIDADES,INCOMPETENCIAS,E PRINCÍPIOS OPORTUNISTAS.
DÚVIDO MUITO DAS JUSTIFICATIVAS DOS FALSOS AFLITOS QUE SE DIZEM INJUSTIÇADOS POR TRAIÇÕES PASSADAS DE "AMIGOS URSOS". A INJUSTIÇA VERDADEIRA,NÃO ACONTECE PARA OS FORTES DE ESPIRITO,E QUE SEMEIAM O BEM POR ONDE CAMINHAM.
ACREDITO TAMBÉM QUE SÓ EXISTE UM CAMINHO,PARA OS QUEM NÃO SABEM FAZER.IMITAR,COPIAR,SEGUIR DE FORMA OPORTUNISTA OS PASSOS DE QUEM SABE,SE LIGAR,LOGRAR E ATÉ MESMO INDEXAR-SE AOS EXATOS LUGARES DE QUEM É,E LÁ ESTAVA PRIMEIRO.
SÓ ASSIM,PODERÃO PASSAR-SE POR ALGUM TEMPO,POR COMPETENTES.MAS A VERDADE SEMPRE APARECE.A MENTIRA E A FALSIDADE,TEM VIDA CURTA.ESTA É A MAIS VERDADEIRA LEI IMUTÁVEL DA VIDA.

sexta-feira, maio 02, 2008

MODESTO BROCOS y GOMES

MODESTO BROCOS
(Santiago de Compostela, Espanha 1852 - Rio de Janeiro, RJ 1936)
Modesto Brocos y Gomes, pintor espanhol naturalizado brasileiro.Fez seus estudos iniciais de arte na cidade de La Coruña, Espanha. Em 1871, transferiu-se para a Argentina, mudando-se em seguida para o Brasil,Rio de Janeiro. Dedicou-se inicialmente à gravura em madeira e à gravura em metal, publicando, em 1875, algumas de suas xilogravuras em O Mequetrefe. Nesse mesmo ano, passou a freqüentar,a Academia Imperial das Belas Artes, onde teve como professores os grandes artistas brasileiros como Vitor Meirelles e Zeferino da Costa Em 1877, transferiu-se para Paris, onde passou a estudar com Henri Lehman, na École des Beaux-Arts, e onde teria sido, inclusive, colega do célebre artista Georges Seurat.
De volta à Espanha, Modesto Brocos freqüentou a Academia de Belas Artes de San Fernando, em Madri, e o ateliê do pintor Federico Madrazo. Com bolsa instituída por sua cidade natal, viajou a Roma, onde permaneceu de 1883 a 1886, freqüentando centros artísticos como a Academia de Belas Artes de Chigi e o Circulo Artístico Internacional; data dessa sua estadia em Roma a sua amizade com os irmãos Bernardelli. Retornou ao Brasil em 1890, e entre 1893 e 1894, substituindo o artista Pedro Weingartner na catedra de professor de Desenho Figurado na Escola Nacional de Belas Artes, a convite dos Bernardelli. Em 1897, esteve novamente em Roma, voltando definitivamente ao Brasil em 1900, quando naturalizou-se brasileiro. Em 1911, na mesma Escola, foi nomeado professor extraordinário da segunda cadeira de Desenho, tornando-se professor catedrático de 1915 a 1934. Modesto Brocos foi figura das mais ativas no cenário artístico fluminense,(do Rio de Janeiro) da 1ª República no Brasil e um dos principais responsáveis pelo implemento do ensino da gravura no Brasil, graças especialmente à sua atuação como professor no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro.