Caminhem pela Arte e Cultura.

Profile Graphics, Page Graphics

sábado, maio 31, 2008

MOLDURAS...Vidraceiro da Esquina,NÃO.

O Vidraceiro da esquina,que também tem vários perfis de molduras acondicionados no painel,não é o mais indicado para emoldurar Obras de Arte.
Muitas pessoas,cometem este erro,e só percebem muito tarde.Nem sempre é tão vatagioso assim.Muitos destes profissionais,não tem a menor idéia,de como o suporte,deve ser preso,como deve ser isolado.Também não tem cuidado algum,nas ferramentas que utilizam,para este tipo de operação.Resultados dramáticos,muitos dos trabalhos que aparecem,para eu fazer acompanhamentos de restauro e conservação,se encontram em estado lástimavel,por consequências destes ditos atos de emolduramento inrresponsáveis.
Fico feliz sinceramente,quando existem ações que possibilitarão reverter êstes quadros.Mas alerto,à todos,que nem sempre,é possível.O trabalho,o bem patrimonial,se perde para sempre.
Uma simples falsa limpeza de um vidro,muito comum entre os "vidraceiros-moldureiros",com um pano sujo,embebido em alcool,ou esfregar frenético com uma pedaço de folha de jornal,não garante coisa alguma.Na verdade contribui para espalhar mais fungos nocivos ao suporte que está sendo emoldurado,abaixo deste vidro.
Existem profissionais competentes para realização destes trabalhos.
Não vale,se aventurar nos Vidraceiros da Esquina,ou em certos ditos Profissionais de Shopping,que se julgam Moldureiros,e trabalham ao meio de uma bagunça e sujeira.Todos cuidado é pouco.Realmente não vale a pena,se aventurar com qualquer um.
Qualquer ação perante uma Obra de Arte deve ser proferida por um Profissional Competente.
Afinal,além do valor sentimental e emocional,toda ela tem um importante valor artístico e por conseguinte patrimonial.Todo mundo sabe,que não se deve atirar pérolas aos Porcos....
Hoje,com os avanços tecnológicos,existem uma infinidade de materiais especiais,para à conservação e restauração de uma obra de arte.Da mesma forma,que existem técnicas especiais,para assim,faze las.Mas poucos profissionais sabem disto,ou pelo menos se sabem,não dão tanta importância a isto.Que é erro,um grave erro.Já presenciei muito museólogo,recomendar a um cliente o vidraceiro,para colocar moldura de 1 minuto.
Todo bom profissional,deve ser responsável,pela vida continua e pelo valor de toda obra que passa por qualquer razão por suas mãos.
Mesmo entre os profissionais gabaritados para realizarem emolduramento de suportes de Arte,não existe um único profissional competente para tudo.
Existe sim,alguns mais indicados para certo tipo de suporte,e outros mais indicados para outros tipos.E é nesta capacidade de escolha,de dicernimento profissional,que compreende nosso trabalho na consultoria da conservação,emolduramento e restauração de obras de arte.
Pode até parecer simples,quando deparamos com um pseudo-restaurador de molduras,que utiliza a técnica simples e bárbara de moldar com Durepox,antigos elementos danificados de uma moldura,para posterior douração com pupurina ou pseudo pátina acrílica.E na verdade é.Mas nada tem haver com a verdadeira restauração de molduras de arte.Esta técnica,não passa de um péssimo quebra-galho caro e inrresponsável,que vai comprometer,em muito a durabilidade da vida da obra de arte,acondicionada nisto.
Se conselho fosse bom,não se dava,vendia-se....como muitos dizem.Mas arrisco mais uma vez,á da-lo,e alertar gratuitamente:

NÃO ENTREGUEM OBRAS DE ARTE PARA O VIDRACEIRO EMOLDURAR.
PROCUREM PROFISSIONAIS GABARITADOS PARA ISTO.
NÃO CUSTA TÃO MAIS CARO ASSIM,E TERÁ A GARANTIA DE UM
TRABALHO PROFISSIONAL, NÃO UMA AVENTURA,COM POSSÍVEIS
RESULTADOS LASTIMÁVEIS,
MUITOS DELES POR VÊZES INRREVERSÍVEIS...
ZELE PELO QUE É SEU...
ZELE PELO SEU PATRIMÔNIO.....

Qualquer dúvida,envie me um e-mail,terei um imenso prazer em ajuda-lo.