Dia 12 de junho inaugura a mostra fotográfica “Alquimia”, de Guy Veloso, na Galeria 535, espaço artístico localizado na Favela da Maré, no Rio de Janeiro. Trata-se da mesma exibição que esteve no ano passado no Ateliê da Imagem, galeria localizada em um ponto chique da capital fluminense, a Urca.
A Galeria 535 faz parte de um projeto social chamado “Observatório das Favelas”, que realiza eventos artísticos e educativos com foco na cidadania e nos diretos humanos desde 2001. Um deles, “Imagens do Povo”, criado pelo fotógrafo carioca João Roberto Ripper, é um centro de documentação e formação de fotógrafos documentaristas. Assim, a entidade pretende reforçar a idéia de identidade e a proposta de dar acesso cultural à periferia.
A captação das imagens da “Alquimia” foi feita entre 2002 e 2010 em 11 Estados do Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul em épocas específicas de festas, procissões, rituais e romarias. Curiosamente, um dos instantâneos foi tomado no 1º minuto de 2010, na praia de Campeche, em Florianópolis. Outro dado interessante, é que todas as fotos foram feitas com máquinas analógicas e filmes diapositivos, algo raríssimo hoje em dia.
Guy Veloso nasceu (1969) e trabalha em Belém-PA, metrópole de 2 milhões de habitantes no coração da Amazônia, considerada um dos três pólos da criação fotográfica no país, com autores do quilate de Elza Lima, Alexandre Sequeira, Octávio Cardoso, Paula Sampaio entre muitos outros. É fotógrafo independente desde 1988 com diversas publicações nacionais e internacionais
Curadoria de “Alquimia” é de Patrícia Gouvêa e Claudia Buzzetti.
http://www.fotografiadocumental.com.br/