Caminhem pela Arte e Cultura.

Profile Graphics, Page Graphics

domingo, novembro 16, 2008

BIENAL DE ARTE,CIÊNCIA E CULTURA DA UEE-RJ










CuLTuRA XXI:ARTE em novas tecnologias


20 a 23 de Novembro,na Lapa - Rio de Janeiro.




Que as Universidades são um grande celeiro das novas Artes e os seus diversos seguimentos de desenvolvimento e experimentação tecnologica,todos sabemos,mas o que falta p´ropriamente dito,e principalmente em alguns estados da federação,típicamente como no Estado do Rio de Janeiro,é uma maior inter relação,das Universidades,artistas e estudantes das artes,sociedades e das culturas,os Canais Institucionais da Cultura do Governo,e dos Mercados.
Na verdade o que busco a muitos anos,é o entrocamento,destas tres distintas realidades.Que a cada ano,passam a falar,infelizmente um dialeto próprio equidistante dos demais.

Acredito em Políticas Culturais,mas o que mais tenho visto,são culturas políticas menores direcionadas a certos objetivos eleitoreiros.
A maioria dos Projetos,com verbas do Estado,tem vida curta,entre dois e quatro anos.Por conta de nosso universo cultural das diversidades nacionais,nosso ambiente próprio de multiculturalismos,nescessitamos de maior tempo,para acertarmos o ponto certo,que objetivamos em cada ação.O maior problema da Cultura,é sempre isto....a incerteza da continuação....cada um que chega,aparece com idéias mais mirabolantes,somos levados a fazermos parcerias com estes loucos buscadores insensatos das fantasias,fazermos parte destas estratégias que levam a lugar algum,por assim dizer,para termos muitas vezes,um evento patrocinado por estes politiqueiros de plantão.Vez por outra,temos que embarcarmos nestas "canoas furadas",participações que forjam na alma da gente,certas nocivas invitalidades,o canssaço da pessoa,em qualquer curso cultural.

Eu vejo que em cada nova edição das Bienais celebradas pela União Nacional Estudantil ,e pela União Estadual dos Estudantes,existe um reinvindicação de verbas,para reconstrução do prédio da UNE,da Praia do Flamengo,132 - Rio de Janeiro,lugar de fatídico epsódio do incêndio que destruiu o prédio, em 1964, durante a ditadura militar.

Mesmo sabendo que a idéia é a construção de um prédio que terá 13 andares e será erguido no mesmo endereço da antiga sede da UNE, no Flamengo. Em um projeto que é assinado pelo maior arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.Doutrinariamente,teria pensamento e entendimento diferente,até em memória as tantas vítimas estudantis da Ditadura Militar no Brasil. Não pleitearia nada mais neste endereço,faria sim oportunamente um Cerimonial Estudantil,homenagem mais do que justa a todos herois estudantis,anonimos ou não, que tomabram no vigor da luta,contra a sangrenta ditadura militar no Brasil,oponentemente ao Monumento das Forças Armadas,homenagem dada aos soldados que tombraram na 2a Grande Guerra Mundial.

Faria sim,o prédio e o projeto do Niemeyer,em lugar virgem,em um lugar santo,sem ter os gritos dos estudantes mortos,faria em lugar mais amplo,a contrução de uma nova história estudantil nacional,e um espaço novo,bem maior,e bem mais arejado,sem a dores,e os fantasmas dos sofredores.

Não sou adepto dos lugares apertados,que dispoem para os alojamentos estudantis,no Brasil.
Se existem grandes espaços para construção das Academias Militares,tem que existir a mesma qualidade de espaço para as Academias Estudantis.

Nem vou entrar,no mérito das antigas instalações da CASA DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO,no Rio de Janeiro,que nos tempos finais de uso,assemelhava muito as descrições judaicas dos "Guetos",durante a mesma 2a Grande Guerra Mundial.Eu tive,o desparazer de ir lá,visitar um amigo querido,que fez Projeto Rondon comigo,na cidade de Acorizal.Pessoa que nunca mais tive notícia,era o "Da Mente,uma mistura lerda e engraçada,entre o homem pensante e um demente", só sei que morava em Belo Horizonte. -MG....Pena que nunca mais o vi.
Mas o estado precário e lastimável das instalações da Casa do Estudante Universitário,no Rio de Janeiro,que ironicamente era apelidado de CEU,pela abreviação das iniciais letras,deve ser igual,a tantos alojamentos estudantis espalhados pelos interiores e pelas grandes capitais do Brasil.Infelizmente,as lutas de certos universitários,vagueiam pelo mesmo universo curto,dos políticos politiqueiros.....só duram os 4 anos do periodo estudantil,quando se formam,se vendem barato,para o sistema......que até a muito pouco tempo,desprezavam.
O que mais ocorre,com a maioria dos grandes lideres estudantis,é isto,passam a ser cabeças de chave de certos partidos,passam a fazerem parte da politicagem dos opressores.

Sabemos que os tempos mudaram,e com os tempos,os pontos de vistas,e o grau do entendimento de cada um,também.....Onde poderiamos pensar alguns anos passados,que veriamos os titulares da UNE e da UEE,fazendo uma divulgação de uma BIENAL DE ARTE,CULTURA e CIENCIAS,com ferramentas gratuitas como o YouTube,ferramentas como o Blogspot de um GOOGLE ,com o refinamento de ter direito de delicadas licenças,como as do CREATIVE COMMONS,e tudo.E para finalisar,nada mais justo que um malito,do GMail.

Mais uma versão diferente,das demais....Este ano como já comentei em outros tantos textos, a celebração dos 10 anos da Lei de Direito Autoral,no Brasil.Celebrações,e festejos,que na maioria deles,opunham os artistas,herdeiros,juristas,advogados,e representantes autorais,totalmente contra a licença de Creative Commons,promocionalmente colocado na Grande Rede quase que obrigatóriamente.Razão pela qual,todos que usam,algumas ferramentas,se submetem a elas....inclusive eu.

Mas doutrináriamente não as usaria se tivesse representando um determinado grupo de pessoas,não usaria,até fazer um pleito a respeito deste tipo de uso.

Mas estas ligações com o sistemas perversos das mídias de massa, podem ser perigosas,quando representadas por ações de entidades como uma UNE e como de uma UEE.
É exatamente como pedir os meus direitos de estudantes, e baixar músicas em MP3 e não pagar direito autoral algum.

O Brasil e a Nação Brasileira,tem que perder de uma vez,esta mania de falta de compromisso com as verdades.Chega de ficar em cima do muro,em uma posição,egoista do só fazer e crer,e consequentemente se importar,e usar tudo aquilo que me interessa,de forma imediatista e sem a menor responsabilidade.

A Juventude Brasileira deve entender de uma vez,de maneira mais lógica e mais humana, que nada justifica o erro.Se é proíbido,fazer é crime.

O mundo cresceu.A vida também,e as dificuldades,hoje estão cada vez mais forte,e por conta disto,é cobrada uma posição cada vez mais justa,de cada um de nós,com o que realmente acreditamos,para construção de um futuro mais integro,mais humano,mais leal,para nós mesmo,um pouco mais a frente.