Caminhem pela Arte e Cultura.

Profile Graphics, Page Graphics

domingo, novembro 16, 2008

Tapetes Persas,Sufismo e Islã

TAPETE PERSA





Logo que comecei à frequentar o Mercado de Arte,no Brasil, o que me chamou por demais a atenção foi a venda,comércio e serviços dos ditos "Tapetes Persas",pelos grupos Arabe-descendentes que circulam no mercado de tapetes,nas principais capitais brasileiras,parecem que tem uma interligação entre eles,como se formassem uma Grande Rede,oriunda de Um ou Dois grandes patriarcas.Só que quando busquei algum com a Cultura Arabe e Islamica,percebi que a grande maioria não tem nenhuma tradição arabe,a não seu,muitas vezes o nome,que são descendentes de grupos de trabalhadores agricolas e rurais,sem qualquer erudição,e tão pouco instrução....Muitos deles não tem maior cultura do que a de "pastores de ovelhas",que circulam pelas estradas àridas de algumas das regiões arabes.Na verdade hoje,o que chamam de Tapetes Persas,são artesanatos industrializados oriundos de tantos lugares,como India,China,Hong Kong,Paquistão,entre outros,que nada tem mais haver com a Tradicional Região Pérsica,ou com alguma das tradições tribais dos grupos nomades arabes,e dos seus lugares de origem.

Na verdade,o que se comprova,é que alguns grupos,chegam a executarem a busca inversa,fazem a mão inversa dos tesouros que chegaram até o ocidente,pois até os anos iniciais do seculo XX,e muito mais no século XIX,chegaram no Brasil,diversas preciosidades,na questão da Tapeçaria Persa Tradicional e Imperial,verdadeiras obras de arte da tapeçaria universal,peças que são muito apreciadas,que dentro dos Mercados Internacionais de Tapetes Persas,valem verdadeiras fortunas.



Sendo assim,estes,hoje vendedores de cópias de baixa qualidade,vendem os ditos "tapetes persas,made in china",com objetivo único de encontrar algumas destas verdadeiras preciosidades para então contrabandia las,para o Mercado Internacional,que é sempre muito comprador,para este tipo de arte de qualidade.



Mas o que parece,que as políticas culturais públicas,não tem o menor interesse,em tesouros que são exaltados e valorizados pelo mundo,o que só interessa,é a pequena e curta realidade.



Confesso,que nestes muitos anos de AVALIADORDEARTE,tive muito poucos pedidos de avaliações para Tapetes Persas de Qualidade.Posso dizer,que foram,muitos poucos mesmo, comparados a vários objetos artísticos de outros modos confecção. E curiosamente,quando fiz,estes serviços,foram para herdeiros de famílias arabes,turcas, e libanesas,que moram geralmente em cidades do interior do Brasil.



O Sufismo sempre meu pareceu mais prático do que teórico. Para o pensamento Sufi, não interessa o depois, e sim o presente. O Sufismo estuda o que devemos fazer para desenvolver nossa consciência aqui nesta existência. Por isso não está na doutrina a crença da reencarnação (mesmo que ela exista e fosse provada, não é algo que seja proveitoso para a doutrina, e por isso, para todos os efeitos, não há reencarnação).O ponto de vista abordado é mais prático que doutrinário,é em si objetivo.



A base do Sufismo está nos escritos revelados por Allah (Deus Arabe) - por intermédio do Grande Arcanjo Gabriel - ao profeta Muhammad (mais conhecido históricamente no Brasil e no Ocidente como Maomé) ao longo de 20 anos. Estes escritos, cujo conteúdo foi retirado de Uma das tábuas conservadas no Céu - "a mãe do livro" - se tornou o texto sagrado do Islã:



O Corão



(Que vem do árabe al-Quram, que significa o Recitativo ou o Discurso.)



O termo islam vem do verbo aslama = SUBMETER



A palavra muslin (que daí que deriva-se a palavra "muçulmano") quer dizer submisso.



Estes conceitos são muito importantes,para entendermos o por que de,algumas colocações.



O sentido é claro do conceito :



O verdadeiro muçulmano é aquele que se declara e é submisso em plenitude a Deus.





Outro detalhe importante,é quanto a Jesus ,que não é considerado como primogenito,e Deus,como é para os cristãos e católicos,como Filho de Deus, mas sim como um dos Grandes Profetas do Mundo Arabe - assim como o próprio Profeta Mohammed é considerado ,e por conta deste feito, deveram ser obedecidos.



O Hadith é a coletânea de ditos e feitos do profeta Muhammad, feita pelo povo que conviveu com ele. Serve como uma orientação, um guia de conduta de como aplicar o Corão.



A Sharia é uma lei paralela, mas fundamentada no Corão e codificada no século IX.

Por essa lei, ficou proibido o consumo de bebidas alcoólicas e de carne suína, foi imposto às mulheres o costume de cobrir o rosto com o chador , de usar um lenço na cabeça - o ijhab, e os mais tradicionais a adotar o carsaf, um longo vestido, geralmente de cor escura, que cobre o corpo da cabeça aos pés, deixando apenas buracos para os olhos.



Não sou de forma alguma,um especialista em Islamismo,mas confesso que a muito tempo,sou um leitor,pesquisador atento,das tradições sócios-religiosas das colonizações arabes no Brasil.



E por conta disto,desde garoto,quando trilhava meus primeiros passos,em direção da busca eterna e infinita dos poucos conhecimentos,para se ter algum entendimento sobre o Mundo dito civilizado,li entre outros escritos , o sagrado livro arabe O Corão, aos meus 14 anos,e desde então passei a estudar,comparar,pesquisar,e frequentar e frequentei,diversas "barakas",e algumas reuniões filosóficas islamicas,assim como também fui iniciado de certa forma às Artes Pérsicas.



Mais as Hadith é muito importante,pois:



O que os Fanáticos Fundamentalistas fazem é escolher, entre as inumeras Hadith, aquelas que mais se prestam à sua interpretação e, depois, dizer que elas são as únicas,que são os verdadeiros desejos de Deus.



Só que existem diversos tipos catálogadas de Hadith, aquelas que possuem maior credibilidade (pois junto ao Hadith foi dita toda a linhagem de "um Homem Santo que ouviu de um Seguidor que ouviu do profeta" e que pesquisadores das Leis Islamicas realmente comprovaram a existência dessas pessoas naquela época) e outras que não se sabe ao certo as procedências,e se foram mesmas ditas pelo Profeta,ou manipuladas conforme a nescessidade política em algum momento da antiga história islamica.Sendo assim a tutela do bom-senso no entendimento da Lei,deverá ser sempre o mais fundamental.



Os fundamentalistas são os que seguem a interpretação rígida da Sharia ,das Hadith,e do Corão.



O exemplo mais famoso desse fanatismo extremista islamicos vem dos "Talebans", que são estudantes radicais de teologia que, após conquistarem o Afeganistão, tentaram implantar um Estado Teocêntrico fundamentado na prática ultraconservadora e intransigente dos costumes rígidos e da Sharia.O fanatismo desses estudantes dominou o país,de tal forma que a totalidade da população foi proibida de ouvir Emissoras de Rádio,e de ver todos os Canais de Televisão,impondo um governo autoritário,e perverso,e o pior disto tudo,veio e este tipo de governo ser ajudados pelo apoio e armamento do governo norte-americano,e principamente pelas ações secretas das Agencias Norte-Americanas de Investigação e Informações.A cobras feia que morde seu rabo outra vez.

Segundo alguns especialistas,o verdadeiro estopin ,da maior calamidade mundial da então história moderna,o epsódio triste do fatídico ocorrido muldialmente conhecido como:



O Inferno do 11 de Setembro. A queda das Torres Gemeas.



Mas Graças a Deus, temos uma grande maioria de muçulmanos moderados,que praticam um islamismo moderno de uma maneira que estão abertos às influências do mundo ocidental, que procuram participar e usufruir dos avanços tecnológicos modernos,preparam o verdadeiro papel do islamismo,para uma Cultura Globalizada.

Não adotam uma política, diferente da própria Religião do Islã,mas comunicam se mais abertamente com as outras religiões,e associam se para as grandes causas mundiais,humanitárias,a favor do bem e do próprio genero humano.



Esta parcela grande de muçulmanos,de certa forma,envergonham se do fato do 11 de setembro.





Os PILARES DO ISLÃ,os 5 FUNDAMENTOS:



Pilares do Islã. As características básicas da organização social e religiosa que definem o islamismo para todos os fiéis ficaram conhecidas como os "cinco pilares" (arkan) do Islã. Algumas seitas, como a dos caridjitas, tentaram, sem sucesso, incluir um sexto pilar, o jihad ou guerra santa.



Profissão de fé. "Não há outro Deus senão Alá, e Maomé é seu profeta". Essencial para ingressar na comunidade islâmica, a profissão de fé (chahada, literalmente "testemunho") deve ser pronunciada clara e conscientemente, com profundo entendimento e aceitação, ao menos uma vez na vida, embora seja repetida, na verdade, com freqüência e em todas as ocasiões importantes. O reconhecimento de Maomé como profeta iluminado por Alá implica a crença num só Deus criador, nos anjos, nos profetas (basicamente Adão, Abraão, Moisés, Jesus e Maomé), na ressurreição, no juízo e na recompensa em outra vida.



Oração. O segundo pilar consiste de uma oração ritual que deve ser proferida cinco vezes ao dia, com o rosto voltado para Meca: ao amanhecer, ao meio-dia, entre as três e as cinco, antes do pôr-do-sol e à noite. Não existe outra liturgia senão a da palavra; não existe um clero propriamente dito, mas somente pregadores e encarregados de fazer a chamada para a oração (almuadens) e de dirigi-la (imãs); às sextas-feiras celebra-se a oração na mesquita, precedida de um sermão de caráter moral, social ou político.



Pagamento de dízimo. O zacat (purificação) constitui uma esmola, que deve ser paga anualmente, em moeda ou mercadorias. É coletada pelo estado e destina-se aos pobres, ao resgate dos cativos ou dívidas crônicas, à guerra santa -- e, por extensão, à educação e à saúde -- e às peregrinações.



O Jejum. Durante o ramadã ou hamadan (nono mês do calendário muçulmano), está prescrito um rigoroso jejum. Nesse período, desde o nascer até o pôr-do-sol, é vedado comer, beber, fumar, perfumar-se e manter relações conjugais. Durante a noite, porém, tudo volta a ser lícito. Os enfermos ou viajantes podem adiar o jejum para data futura e por igual número de dias. Os que contam com recursos suficientes devem custear, também, a alimentação de um indigente.





A Peregrinação a Meca. Ao menos uma vez na vida, todo muçulmano que tiver recursos deve peregrinar a Meca (haj) no último mês do ano. O peregrino tem que visitar a Mesquita Sagrada, no centro da qual se encontra a Caaba, rodear sete vezes essa construção cúbica -- três correndo e quatro vagarosamente --, tocar e beijar a pedra negra de Abraão (meteorito localizado no ângulo este da Caaba), beber água no poço de Zemzem, correr sete vezes a distância entre os montes Safa e a Marva, ir até o monte Arafat e a Mina, onde os fiéis atiram pedras contra colunas baixas (lapidação do diabo) e sacrificar um animal em memória de Abraão, considerado o primeiro profeta, construtor da Caaba e pai dos árabes.



Abrão é patriarca dos Árabes e também dos Judeus.Ambas as religiões,tanto a islamica quanto a judaica,são religiões ABRAMANICAS = originárias de Abraão,na verdade são,filhos de um mesmo pai,com Mães diferentes.Este detalhe,é um dos capítulos mais importântes para compreensão,dos conflitos continuos em Jerusalem.



Ainda existe,muito a dizer....mais a grande parte,creio que já disse até aqui.

Em outras oportunidades,irei voltar e acrescentar mais um ponto,a construção deste nosso TAPETE PERSA VIRTUAL neste BLOG.



Meu muito Obrigado,e Allahu Akbar.



ALLAHU AKBAR !



(que quer dizer, Allah é o maior), que é usada como júbilo toda vez que orgulhamos não a nós,mas a Deus que nos deu o sentido próprio para compreensão e habilidade para fazer algum feito,para honra e glória de Seu Nome.