A expressão “curadoria” é recente no domínio das artes plásticas. No Brasil, ela ganha contornos conceitual e prático mais bem delineados no início dos anos 80, com Walter Zanini à frente da Bienal de São Paulo. À época, o crítico de arte, no papel de diretor artístico da fundação, organiza edição da Bienal, a 16ª, com trabalhos agrupados por analogia de linguagem, e não mais por pavilhões nacionais. A seleção das obras passa a obedecer, portanto, critérios relacionados à concepção e significação dos trabalhos, não mais ao espaço territorial ou temporal da criação. A origem epistemológica da palavra curador vem do latim, de curator, que significa tutor, “aquele que tem uma administração a seu cuidado”. Nas artes visuais, o curador é aquele que “zela por uma coleção ou a concebe, organiza e supervisiona a montagem de uma exposição”. Na organização do Museu de Arte Moderna de São Paulo a responsabilidade pela curadoria geral do acervo e pela programação de mostras temporárias, de eventos paralelos e de todo o cronograma de atividades esteve, desde a fundação do MAM até meados da década de 90, delegada ao cargo de diretor técnico, sucedâneo do posto de “secretário geral” ou “diretor geral”.Em 1996, discute-se no museu a substituição do diretor técnico por um curador-chefe, proposta apoiada pela presidência, pela diretoria e pela comissão de arte. A mudança tinha como objetivo deixar todo o setor técnico-científico da instituição sob o crivo de uma única figura profissional, contemplando o organograma do MAM com um departamento de curadoria com todas as atribuições necessárias a um museu contemporâneo.Em janeiro de 2000, devolve-se a figura do diretor técnico na liderança da curadoria. Em meados do ano seguinte, uma nova resolução da presidência institui o conselho consultivo de artes plásticas, formado por três profissionais com as funções de “aconselhamento e sugestões para a seleção de obras a serem adquiridas ou doadas ao acervo do museu” e “aconselhamento e sugestões de exposições e outros projetos culturais a serem apresentados”. O estatuto diz ainda que o comitê de curadores deve prestar “auxílio” ao cargo de curador executivo para captação de exposições, mostras e obras de arte.TEXTO NA INTEGRA,do Site Oficial do MAM de SAO PAULO - SP - BRASIL.