Nica Bonfim
Arthur Poerner
Entre às várias crises existencialistas ao longo de minha vida,algumas perguntas e re-perguntas são constantes.Uma delas que sempre permanece viva,é por que razão escolhi trabalhar com à Arte,e objetivamente com às Artes Plásticas e Visuais,entre elas.
Hoje pela manhã,em pleno domingo de Páscoa,uma das respostas,mais lúcidas,chega a minha mente,e por isto resolvi registrar aqui.Creio que tenha escolhido,trabalhar,viver e respirar no meio das Artes Plásticas,por que entre as Artes Contemporâneas,é a única que se situa,como o ultimo foco da resistência pensante,em nosso tempo.As demais expressões artística,cada uma a sua maneira,começaram a se dinamizar,e ao mesmo tempo passaram a serem poluidas,frente a aceleração global.Um exemplo disto,é a música,que depois da grande revolução niponica,da era transitores,Akay,Marants,Sansui,Kenwwood,Pioner,JBL,vem caminhando em uma aceleração crescente que não para mais...mp3,mp4,mp5,mp6.Da mesma forma que dos instrumentos de cordas desenvolvidos por "lutiers" habilidosos,passam a serem produzidos em massa,com tecnologias cada vez mais avançada,em alguns casos,chegam a caminhar plenamente nas esferas do surrealismo real,como é o caso dos teclados,que vieram substituir os pianos,de cauda inteira ou meia cauda,pelos DX7,os sintetizadores,os Rolands,os Yamahas,os Cásios.
Todos os seguimentos das outras artes,também cada uma a seu jeito,acompanham frenéticamente este movimento acelerado.A própria literatura,que a princípio se reservava modétamente dentro deste acelerado movimento,passou a fazer parte dele,ora pelas ferramentas de edição,como este Blog,ou pelos Words, e Editores de Textos,mas não só pelas ferramentas de impressão e de edição,a própria lingua perde sua função de comunicação frente as poderosas liguagens internéticas.Um pouco mais além,até mesmo com práticas adotadas por mim,que privo meu leitor e de mim mesmo,de correções ortográficas e sintáticas.Pois toda percepção,é muito acelerada,não cabendo em algumas plataformas,parar para correção,sem prejuízo de perder,o fio da meada.
Parece que às Artes Plásticas,é mesmo o ultimo calabouço da resistência contra a modernidade.Até por que a questão técnologica,e o uso de certas técnologias digitais,perante as Artes Plásticas,tem a conotação totalmente pejorativa.O Artista que faz uso,das modernas tecnologia,quando é descoberto,passa a não valer nada.Neste tipo de arte específicamente,a técnica pessoal,
Arthur Poerner
Entre às várias crises existencialistas ao longo de minha vida,algumas perguntas e re-perguntas são constantes.Uma delas que sempre permanece viva,é por que razão escolhi trabalhar com à Arte,e objetivamente com às Artes Plásticas e Visuais,entre elas.
Hoje pela manhã,em pleno domingo de Páscoa,uma das respostas,mais lúcidas,chega a minha mente,e por isto resolvi registrar aqui.Creio que tenha escolhido,trabalhar,viver e respirar no meio das Artes Plásticas,por que entre as Artes Contemporâneas,é a única que se situa,como o ultimo foco da resistência pensante,em nosso tempo.As demais expressões artística,cada uma a sua maneira,começaram a se dinamizar,e ao mesmo tempo passaram a serem poluidas,frente a aceleração global.Um exemplo disto,é a música,que depois da grande revolução niponica,da era transitores,Akay,Marants,Sansui,Kenwwood,Pioner,JBL,vem caminhando em uma aceleração crescente que não para mais...mp3,mp4,mp5,mp6.Da mesma forma que dos instrumentos de cordas desenvolvidos por "lutiers" habilidosos,passam a serem produzidos em massa,com tecnologias cada vez mais avançada,em alguns casos,chegam a caminhar plenamente nas esferas do surrealismo real,como é o caso dos teclados,que vieram substituir os pianos,de cauda inteira ou meia cauda,pelos DX7,os sintetizadores,os Rolands,os Yamahas,os Cásios.
Todos os seguimentos das outras artes,também cada uma a seu jeito,acompanham frenéticamente este movimento acelerado.A própria literatura,que a princípio se reservava modétamente dentro deste acelerado movimento,passou a fazer parte dele,ora pelas ferramentas de edição,como este Blog,ou pelos Words, e Editores de Textos,mas não só pelas ferramentas de impressão e de edição,a própria lingua perde sua função de comunicação frente as poderosas liguagens internéticas.Um pouco mais além,até mesmo com práticas adotadas por mim,que privo meu leitor e de mim mesmo,de correções ortográficas e sintáticas.Pois toda percepção,é muito acelerada,não cabendo em algumas plataformas,parar para correção,sem prejuízo de perder,o fio da meada.
Parece que às Artes Plásticas,é mesmo o ultimo calabouço da resistência contra a modernidade.Até por que a questão técnologica,e o uso de certas técnologias digitais,perante as Artes Plásticas,tem a conotação totalmente pejorativa.O Artista que faz uso,das modernas tecnologia,quando é descoberto,passa a não valer nada.Neste tipo de arte específicamente,a técnica pessoal,
é o grande gabarito de tudo.
Por isto esta modalidade de Arte,é a resistência natural da qualidade e capacidade criativa e desenvolvedora pessoal.
A tecnologia chegou para alavancar as mais diferentes modalidades de arte.
Algumas de forma direta,e outra indiretamente,mas
nas Artes Visuais e Plásticas,o que ainda vale,é
a técnica desenvolvida pelo artista e sua expressão.
Por mais que existam,os chamados grupos de tubarões no Mercado de Arte,que sempre falo deles de uma forma obcessiva,que tentam com mentiras toscas manipularem a arte,os caminhos,as tend~encias e as novas correntes.A exemplo disto,é bem claro,dos propagadores da chamada Arte Contempoãnea brasileira e mundial.Eu particularmente fico iiritado,quando circulo entre as principais galerias do Rio de Janeiro,e de São Paulo,e os principais bufões maldosos do mercado de arte brasileiro,repetem,tagarelam a expressão corrente dentro do mercado,quando aparecem trabalhos nas artes plásticas,com belas figuras pintadas:
RETRATOS,não valem nada.Ninguém quer RETRATOS.Isto não tem o menor valor.
No mesmo momento,penos comigo mesmo,vou entrar em contato com o Museu Louvre,e mandar queimar,a Monalisa,por que eles,não sabem nada,quem sabe são os maldosos tubarões brasileiro.O Retrato de Dr.Gage de Van Gohg,também não,as obras que deram picos de venda de Lucien Freud,idem,a obra de Frida Kalo,também,o que realmente vale,segundo estes "Tubarões do Mal" são as instalações bobinhas que alguns tidos como grandes artistas brasileiro,
realizam por releitura bárbaras,e são comercializadas por cifra milionárias.
Isto com certeza será uma das razões que o Mercado de Arte Contemporânea,
no Brasil e mesmo no Exterior,deve despencar,frente
à grande Crise Finaceira Internacional que o mundo vive hoje.
Quem adquiriu por cifras milionárias estas incorretas "brincadeirinhas",
vai amargar com elas,além tumulo.
O mercado de arte brasileiro,não é diferente,da grande corrente de ignorantes que insitem nas Belas Artes nacionais.O Brasil,permanece ser o País do Futuro,e pior agora que as Sociedades Globalizadas,cobram uma posição acelerada,sim agora são tempos de tudo anda e move se rápidamente para frente,e o Brasil,não conseguiu intitucionalizar seu passado mais remoto,
O mercado de arte brasileiro,não é diferente,da grande corrente de ignorantes que insitem nas Belas Artes nacionais.O Brasil,permanece ser o País do Futuro,e pior agora que as Sociedades Globalizadas,cobram uma posição acelerada,sim agora são tempos de tudo anda e move se rápidamente para frente,e o Brasil,não conseguiu intitucionalizar seu passado mais remoto,
quanto sua história,registros, e memórias bem passadas.
A memória brasileira é neglicenciada a muito tempo.
Nesta ultima semana santa,recebi atonito algum das principais manchetes dos principais documentários,e centrais jornalísticas da TV Aberta,no país,quando falavam sobre o fechamento das principais Igrejas e Matrizes, Centenárias ,
Nesta ultima semana santa,recebi atonito algum das principais manchetes dos principais documentários,e centrais jornalísticas da TV Aberta,no país,quando falavam sobre o fechamento das principais Igrejas e Matrizes, Centenárias ,
dos Sítios Históricos de Vila Rica,Mariana e Sabará.
Algumas delas,intituladas patrimônio da humanidade,lá fora,por aqui encontram se em total estágio de abandono,lacradas pelo IPHAN,caindo aos pedações.Obras do Mestre Atahyde,obras do "Aleijadinho",se existiu ou não,mas consideradas dele;obras sacras monumentais do melhor da produção barroca mineira,toda a imaginária brasileira,tudo abandonado a própria sorte,jogadas ao tempo e
Algumas delas,intituladas patrimônio da humanidade,lá fora,por aqui encontram se em total estágio de abandono,lacradas pelo IPHAN,caindo aos pedações.Obras do Mestre Atahyde,obras do "Aleijadinho",se existiu ou não,mas consideradas dele;obras sacras monumentais do melhor da produção barroca mineira,toda a imaginária brasileira,tudo abandonado a própria sorte,jogadas ao tempo e
ao poder destruidor das traças e cupins,quando não são roubadas,por
grupos organizados de grandes quadrilhas internacionais,que atingem
exclusivamente,este comércio de obras históricas.
Os visitantes,que buscaram fazer um turismo cultural,nestas principais cidades,depararam com as caras nas portas fechadas,e pior ainda,sem qualquer sinalização de reforma,sem qualquer aviso,mesmo que mentiroso,que estamos trabalhando para recuperação.Em vez,destes aviso mentirosos,que podiam estar estratégicamente colocados pelo poder público,tinham sim,fachadas deterioradas,imagens claras de um total abandono.
Os visitantes,que buscaram fazer um turismo cultural,nestas principais cidades,depararam com as caras nas portas fechadas,e pior ainda,sem qualquer sinalização de reforma,sem qualquer aviso,mesmo que mentiroso,que estamos trabalhando para recuperação.Em vez,destes aviso mentirosos,que podiam estar estratégicamente colocados pelo poder público,tinham sim,fachadas deterioradas,imagens claras de um total abandono.
O patrimonio cultural e artistico nacional está sendo enterrado pela falta de políticas culturais,corretas para o nosso tempo.
Um pouco mais a frente,apareceram algumas manchetes em alguns dos principais jornais,do país,saque,roubo,pilhagem de várias obras sacras de tamanha importancia para o acervo histórico,artístico,sacro,patrimônialista nacional.
Um pouco mais a frente,apareceram algumas manchetes em alguns dos principais jornais,do país,saque,roubo,pilhagem de várias obras sacras de tamanha importancia para o acervo histórico,artístico,sacro,patrimônialista nacional.
É mais do que claro,só não exerga quem não quer ver,aonde isto vai dar.
Na perda patrimonialista cultural do POVO BRASILEIRO.
Voltando a pintura da figura nas Artes Plásticas brasileiras,é mais do que claro,a razão pela qual entre os artistas milionários que vivem na gravidade do Mercado de Arte Contemporãneo Brasileiro,que a figura humana,teve que cair em desuso.
Voltando a pintura da figura nas Artes Plásticas brasileiras,é mais do que claro,a razão pela qual entre os artistas milionários que vivem na gravidade do Mercado de Arte Contemporãneo Brasileiro,que a figura humana,teve que cair em desuso.
Os famosos artistas contemporâneos,NÃO SABEM DESENHAR,MUITO MENOS PINTAR FIGURAS.NÃO ESTUDARAM,NEM IMAGINAM COMO É ANATOMIA HUMANA.QUANDO ALGUNS SE AVENTURAM POR ISTO,CONSTROEM VERDADEIROS MONSTROS,PRÓPRIOS DAS CONSTRUÇÕES
ALEGÓRICAS DA ABERRAÇÃO.
Nos países civilizados,principalmente na Europa,existe em vários Museus,
Galerias Imensas,só para este genero da pintura universal.
É de se estranhar,que todos os povos do mundo,estejam errados e equivocados,
e que só o Mercado de Arte Brasileiro,esteja correto.
Acho que seria melhor,implementar algumas aulinhas de figura humana,
para os artistas contemporãneos.Ou pelo menos,pararem de repetir,
dentro do Mercado de Arte Brasileiro,e pelos Corredores
das Chamadas Galeiras Contemporãneas.
vergonhosamente estas bobagens.
Esta é uma pequena verdade,frente as grandes mentiras do Mercado de Arte Brasileiro.A pintura de genero,e a represetação,a construção da Figura Humana,teve que cair,por impossição mercadológica de incompetencia dos próprios artístas,que não sabem mais desenhar figuras humanas nem não pouco animais,só se forem monstrinhos.Mas como elas são verdadeiramente,infelizmente não sabem.
Esta é uma pequena verdade,frente as grandes mentiras do Mercado de Arte Brasileiro.A pintura de genero,e a represetação,a construção da Figura Humana,teve que cair,por impossição mercadológica de incompetencia dos próprios artístas,que não sabem mais desenhar figuras humanas nem não pouco animais,só se forem monstrinhos.Mas como elas são verdadeiramente,infelizmente não sabem.
Não sabem desnhar, e muito menos pintar,imaginem só,como podem ser chamados de artistas????
.....Por isto que o que dá preço,é este tipo de pintura de fazer bolinhas,ou circulos multicoloridos,quando muito quadradinhos,quando não são aqueles borrões,do acaso,próprio de que não aprendeu,ao menos misturar cores.
Creio que palheta de côres,deva ser algum tipo de abstração poética dentro do
atual mercado de arte.
Os comerciantes de arte que vivem repetindo estas expressões que a Figura nã vale nada,são parte da esfera maldosa dos "Tubarões tapa Buracos",dos artistas oportunistas contemporãneos que fazem fama,e fazem fortunas especulativas,com algo grotesco,que intitulam indevidamente de ARTE.
Ontem da mesma forma,que era Sábado de Aleluia,era também a Grande concentração da Fé,no parque do Aterro,na Enseada da praia de Botafogo,na Zona Sul do Estado do Rio de Janeiro.Um amparato milionário,de mais um destes tantos pastores,de mais uma destas tantas SEITAS PENTECOSTAIS,
Os comerciantes de arte que vivem repetindo estas expressões que a Figura nã vale nada,são parte da esfera maldosa dos "Tubarões tapa Buracos",dos artistas oportunistas contemporãneos que fazem fama,e fazem fortunas especulativas,com algo grotesco,que intitulam indevidamente de ARTE.
Ontem da mesma forma,que era Sábado de Aleluia,era também a Grande concentração da Fé,no parque do Aterro,na Enseada da praia de Botafogo,na Zona Sul do Estado do Rio de Janeiro.Um amparato milionário,de mais um destes tantos pastores,de mais uma destas tantas SEITAS PENTECOSTAIS,
que usurpam e ludibriam o miserável e faminto povo brasileiro.
Isto também,é um agravante para o grande estágio de burrice,e ignorancia que vive os principais centros cosmopolitas brasileiros.
Quando estas seitas pentecostais se ploriferam,rápidamente,
é por que a saúde mental
da sociedade está muito mal.
Estas manifestações,são realmente um grande agravante.
Estas manifestações,são realmente um grande agravante.
Enquanto morre um intelectual,abandonado,que não teve,e nem terá,sua obra reconhecida no proprio país,mesmo que internacionalmente seja aclamada,e reconhecida.
Nascem e se proliferam aceleradamente mais 400 mil de miseraveis,analfabetos,funkeiros,da dança da rodinha,da dança do cartão,do bonde das cachorras,e no outro extremo,milhares de seguidores equivocados de seitas pentecostais,maipuladas por espertalhões que fazem fortunas,sem qualquer fiscalização fiscal federal,por meio da manipulação destes analfabetos,que pouco entendem de alguma coisa,que não sabem ao menos ler,e muito menos entendem o verdadeiro objetivo apresentado,ignorantes que não sabem nada,
mesmo da próprias ditas escrituras sagradas,
que "papagaiamente" repetem sem parar,palavras e ditos ao pé da letra,
dentro das várias construções das parabolas cristãs.
Infelizmente a BURRICE,a falta de CURIOSIDADE,e de CONHECIMENTO,é o maior e torpe patrimônio cultural de nosso tempo.
Infelizmente a BURRICE,a falta de CURIOSIDADE,e de CONHECIMENTO,é o maior e torpe patrimônio cultural de nosso tempo.
A juventude,hoje universitária é burra,falta posicionamentos corretos,o pragmatismo é presente de forma nociva nos principais seguimento societários.
O pior que não é só a juventude,que é burra e inocente,muitos dos chamados marmanjos,não querem se sintonizar com o que acontece verdadeiramente.
Algumas correntes de educadores equivocados,propagadeiam assuntos incorretos.
Estas ferramentas,que usamos,como isto aqui BLOGSPOT,o ORKUT,o Yahoo,o MSN,o E-Mulle,o ICQ,e tantos outros mais intrumentos gratuitos na INTERNET,tem seu preço.
Igenuamente quem os utiliza,e acha que é de graça.
Nada é de graça,no mundo moderno,a Internet tem dono,
o dono dela são as grandes corporações que maipulam o mercado tecnológico.
O que a garotada não sabe,e pensam em liberdade,mais incorrem em crimes autorais,e patrimonias a todo tempo.
O que a garotada não sabe,e pensam em liberdade,mais incorrem em crimes autorais,e patrimonias a todo tempo.
E grande parte destes crimes são tutelados pelos responsáveis,que dizem repetidamente como alguma incorreta forma de elogio :
Meu filhinho é muito esperto,baixa filmes,baixa músicas,faz trabalhos pela internet.
Meu filhinho é muito esperto,baixa filmes,baixa músicas,faz trabalhos pela internet.
É muito esperto para sua idade.Sim,é espertinho e LADRÃO.
Pois tudo isto tem donos,e deve se pagar preços,não é correto o que fazem,
e muitos deles, incentivados pelos próprios analfabetos pais e educadores,
pessoas quem deveria educar,e não incentivar ao CRIME.
O mundo inteiro,os governos e inúmeras plataformas do terceiro setor,vivem
O mundo inteiro,os governos e inúmeras plataformas do terceiro setor,vivem
uma luta infinda conta às piratarias,ao roubos das ideías,dos produtos de propriedades,contra os produtos falsificados,os ditos de segunda linha,contra os produtos fabricados ilegalmente que não pagam qualquer impostos,que não beneficiam sociedade alguma,que não preservam os direitos patrimonias e autorais,de ninguém....e do outro lado tem uma sociedade burra tecnológica consumista,que empurram suas crianças indefesas,e alguns mais grandinhos,
mas tolos,para o roubo sem comprometimento algum,empurram seus queridos filhos para o sentido,direto do MAL.
E em um próximo momento se dirão vítimas
Um dos grandes problemas dos universitários,hoje em dia,é o excesso de informações,sim a grande quantidade de informações,atropela muito mais do que que forma.Não sedimenta gênios,cria a todo momento idiotas....
Um dos grandes problemas dos universitários,hoje em dia,é o excesso de informações,sim a grande quantidade de informações,atropela muito mais do que que forma.Não sedimenta gênios,cria a todo momento idiotas....
E a grande maioria,chega a discordar,não concordar com algumas idéias....mas discordar de que,se nunca leram um só livro,conhecem a maioria deles,dos grandes intelectuais do século passado,por resenhas bem curtinhas
nas Wikkipédias da Vida.
Na verdade a muito pouca sustentação intelectual dentro
das principais formações acadêmicas de hoje.
Isto tudo que hoje aqui escrevo,é um texto anárquico,é um desabafo,do estágio e estado mórbido e acelerado,que vive a sociedade brasileira.
Isto tudo que hoje aqui escrevo,é um texto anárquico,é um desabafo,do estágio e estado mórbido e acelerado,que vive a sociedade brasileira.
Amenizando o clima......
Ontem,participando da celebração de aniversário de uma nova Amiga,Sra Claudia Bonfim,em um Local de Tradição Boemia da Intelectualidade do Rio de Janeiro.Durante a celebração, tive o grande prazer,em travar várias provocações,fomentar idéias,e conversações
com pessoas muito inteligentes,
pessoas intelectualmente corretas,
personagens importantes da história viva e
pensante brasileira,tais como:
à Sra.Nica Bonfim,um dos maiores icones de nossa dramaturgia,
que hoje também faz parte do PROJETO SCLIAR,
da obra do artista plástico Carlos Scliar,em Cabo Frio
e o
Dr. Arthur Poerner,que dispensa grandes apresentações,
frente sua tamnha obra literária brasileira,
de tão grande importãncia,política e social.
(como título de uma de suas importantes obras,"Força Jovem".)
Encontrar estes pilares da cultura brasileira e nacional,passa a ser sem dúvida alguma um Oasis Comum Próspero,entre este mundo finito em que vivemos.
(como título de uma de suas importantes obras,"Força Jovem".)
Encontrar estes pilares da cultura brasileira e nacional,passa a ser sem dúvida alguma um Oasis Comum Próspero,entre este mundo finito em que vivemos.
É muito importante,sermos antenados com outros semelhantes,
que fazem de certa forma nos lembrar,que podemos estarmos certo,
em
muitas coisas,
muitas coisas,
bem mais que errados,
como a grande maioria pensam.
Estou imensamente muito feliz por estas oportunidades.
Muito Obrigado.Muito Obrigado.
Mas voltando aos Mercados.........
O mercado de ARTE e o mercado da CULTURA no Brasil,vivem uma grande crise identitária.Não existe verdadeiramente verbas para o que chamo das Artes de ligação....Os principais banqueiros do Mercado Cultural brasileiro,só liberam verbas para ás coisas bem populares,onde os grandes grupos econômicos,subjulgam a verdadeira cultura original,frente a ganância das grande cifras....e para os eventos....patrocinadores das Grandes Mídias Audiovisuais Internacionais,que fazem parte,de um atenamento burro,de um Brasil,cada vêz mais bonito por fora,
e muito feio por dentro.
Não existem verbas, para os Museus,não existe verbas para nosso patrimônio Artístico e Cultural nacional.
Estou imensamente muito feliz por estas oportunidades.
Muito Obrigado.Muito Obrigado.
Mas voltando aos Mercados.........
O mercado de ARTE e o mercado da CULTURA no Brasil,vivem uma grande crise identitária.Não existe verdadeiramente verbas para o que chamo das Artes de ligação....Os principais banqueiros do Mercado Cultural brasileiro,só liberam verbas para ás coisas bem populares,onde os grandes grupos econômicos,subjulgam a verdadeira cultura original,frente a ganância das grande cifras....e para os eventos....patrocinadores das Grandes Mídias Audiovisuais Internacionais,que fazem parte,de um atenamento burro,de um Brasil,cada vêz mais bonito por fora,
e muito feio por dentro.
Não existem verbas, para os Museus,não existe verbas para nosso patrimônio Artístico e Cultural nacional.
Nunca houve,tanta evazão de divísas culturais,como acontece hoje.
Ninca houve tanta destruição da própria História Brasileira,como ocorre hoje.
Como é o caso de tantas obras icones do patrimonio nacional,que estão indo para fora,e não vão voltar nunca mias para seus verdadeiros donos,
o indefeso
POVO BRASILEIRO.
As principais fontes patrocinadoras culturais,não tem gestões
As principais fontes patrocinadoras culturais,não tem gestões
brasileiramente corretas.
Existem interesse equivocados,na grande maioria delas.
Gostaria que algumas delas,fizessem como o MinC,perante a Lei Rouanet,
fizessem seminários para ouvir a classe artística,e a dos profissionais que verdadeiramente vivem dos mercados da Arte no Brasil.
Não só ouvissem os Catedráticos,os Doutores,Técnocratas Gabaritados,
que vivem dentro da Utopia Absurda,
no seio das principais esferas acadêmicas,do ensino Público e Privado.
Ouvissem,sim os práticos dos mercados,
pessoas e personagens que conhecem de forma sem igual,
o dia a dia,o cotidiano verdadeiro,não só das teorias acadêmicas,
mas das realidades.Estas verdades,poderiam redirecionarem as princípais metas.
Alguma hora isto vai ocorrer...tem que ocorrer...só espero que não seja em alguma saudosista plataforma audiovisual,de um curta metragem de repercussão internacional,ligado intimamente a algum cineasta,de família,
comprometido e bancado,
por um dos principais grupos econômicos nacionais,
e com algum título tosco como este:
"PÁSCOA BRASILEIRA DOS ARTISTAS MORTOS."