O caminho da verdade e da importância do conceito e do exercício do "Patriotismo Cultural " que venho desenvolvendo de forma acadêmica a alguns anos bem antes de ser honradamente convidado a fazer parte da quase secular entidade cívico-cultural brasileira à renomada Liga da Defesa Nacional, que este ano faz 96 anos e desde seus atos constitutivos institucionais pelo próprio fundador da entidade o cidadão patrióta e poeta maior brasileiro Olavo Bilac que já os fomentava nas primeiras décadas do século passado, passam a fazer mais sentido quando pensantes semelhantes como aqui neste trabalho realizado para a famosa série Odisseia Cultural do Instituto Pensarte , conduzida por Fabio Macielo que recebe o brilhante Doutor Professor Antônio Sérgio Spangnol que nesta entrevista sobre "Cidadania Cultural" passa a falar sobre o que nos, que eu já pensavamos e venho falando a mais de 10 anos pelo país inteiro e principalmente dentro da rede internacional de computadores mas só com algumas particularidades próprias conceituais de meu entendimento, com terminologias e enfoques diferentes.
Mas mesmo assim é sem dúvida alguma muito gratificante para qualquer pensamento e pensador e assim é para mim ter parte de meu pensamento- entendimento em eco com outras palavras mas na mesma e exata direção.
Afinal eu sempre pensei primeiro em Patriotismo Cultural e sendo à cidadania cultural como uma derivação do exercício do sentimento maior que é exercido pelo "ser patriótico cultural participativo" , fortalecedor de nossa identidade.
Da mesma forma que por participação e exercício como ativista e produtor cultural que sou não consigo ver simplesmente políticas culturais e sim Políticas Públicas e Privadas Culturais bem diferente uma das outras não se admitindo generalização até por que uma é para atendimento da população e a outra só atende às meras exigências do mercado.
Quando se fala que é na educação o norteamento mais forte desta atual cidadania cultural fica mais forte para mim a verdadeira plataforma exercida pela entidade nacional que faço parte à Liga da Defesa Nacional que com suas diretorias e representações espalhadas por todo território nacional brasileiro vem por meio de atos, ações, palestras e eventos orgagnizados pela entidade em suas representações dentro do ambito das escolas públicas e privadas principalmente nas celebrações das festas históricas da cidadania e da liberdade exaltando e exercitando socio-culturalmente esta nova cidadania.
Sendo assim mais um ponto para nós e que sejam bem vindos todos que passam agora a fazer parte desta realidade e deste nosso antigo entendimento, com objetivos de liberdade e soberania nacional cultural.
Ricardo V. Barradas, é atualmente Diretor Cultural da Diretoria do Estado do Rio de Janeiro da LIGA DA DEFESA NACIONAL - LDNrj.
Crônicas no Mercado de Arte.Idéias.Comentários, Pensamentos, Interpretações.Opiniões Pessoais. Políticas Culturais.Provocações.Conceitos Pessoais.Direito do Autor.Patriotismo Cultural. Identidade.Memória.Registros.Projetos.Exposições.Artistas.Eventos.Multiculturalismos. Diversidades.Perícias.Acontece. Convites.Eventos.Festas.Artesanato.Cultura Digital.História. Globalização.Ecologia Humana.Sustentabilidades. Igualdade Racial.Cidadania.Educação.Arte e Cultura.Belas Artes.