Caminhem pela Arte e Cultura.

Profile Graphics, Page Graphics

quarta-feira, julho 23, 2008

OGAN ou ZELADOR - Elo das tradições de se ver......

Não sei exatamente como fui chamado algum dia,mas sei sim,que alguns me escutaram e perceberam,que eu trazia um pouco da tradição de se ver....
Foi assim,quando a Globalização se espalhou para todo os cantos,quando o Planeta Terra assume a face de Aldeia Global.Desde os inicios dos anos 80,eu já estava plugado nas arcaicas BBS....sim eu já fazia parte,de um dos pequenos grupos de acessos a Grande Rede Global de Computadores.De lá para cá,muita coisa mudou,para vários setores,inclusive no setor,específicamente o da ARTE no BRASIL.
Mas aos primeiros esboços,eu alertava,a muitos fieis seguidores,de minhas visões sobre o mercado de arte brasileiro e mundial.Uma delas,uma das visões mais importantes,se direcionava,pela valorização das culturas étnicas, para a releitura e dadivização das culturas originais ou de origens.Em nosso caso,a revisão do BRASIL,Indio,Negro,Mestiço,Mameluco,Sarará.....Os Universos muito além de qualquer compreensão européia colonizadora.O Brasil,das multi faces,que tem a veradeira cara do Brasil.O mais que sabidos,País de Todos.

O Brasil e sua História tem uma face Mulata muito forte.
A marcação da cultura Negra é muito forte nas artes no BRASIL.
A começar pelas composições eruditas do Padre José Mauricio Nunes Garcia, mulato e neto de escravas,passando pelas obras de José Teófilo de Jesus,(em particular pela famosa tela entitulada "São Francisco Mulato",pertencente a uma coleção de arte carioca),e muito mais.
Os ritos de raízes,de origens,de tribos,é a parte mais colorida,picante e verdadeira da brasilidade americana.

Desde às minhas primeiras idas à Bahia,a Salvador,para visita ao meu Grande Amigo Dom Paulo,Benditino do Mosteiro de São Bento,em Salvador.De minhas hospedagens,nas pensões familiares,que ficavam perto do Terreiro de Jesus,entre a Igreja de São Francisco e o velho bairro do Pelourinho.Das tantas aventuras a culinárias banhianas no Mercado Modelo,eu particularmente,já admirava muito às esculturas do renomado Mestre Didi.
As vêzes não consigo distinguir exatamente o que os ELOS DAS TRADIÇÕES dizem,percebo que estão intimimente interligados,mas não consigo,traçar exatamente qual a importância que terão para mim,ou qual a importância terei para cada uma delas.
Assim,é e já foi com muitas coisas,lugares e pessoas na minha vida.
Em certa viagem a Belo Horizonte,conheci um ex padre,colega de seminário de um padre,muito amigo meu.Este ex padre,um grande anfitrião,pessoa de grande cultura,um dos dirigentes de uma rede de enciclopédia internacional,em certa manhã,mencionou a família de origem francesa,como o nome de Gontois,que possuia propriedades em Salvador - Estado da Bahia.Anos mais tarde,eu estava nas escadarias da Igreja Nosso Senhor do Bonfim,em Salvador,recebendo um nobre convite,para ir até a Casa de Mãe Menininha do Gontois.Foi nesta mesma viagem que deparei me pela primeira vez,com uma escultura do Mestre Didi,confesso até então nunca tinha visto qualquer uma e nada igual.A linguagem,das formas,exteriorizavam pedaços vivos dos espíritos das matas,de certa forma,às esculturas estavam e pareciam inertes,mas também zanzavam em pequenos e delicados movimentos.
Algumas coisas da Bahia,tem estás características,são bem além de qualquer definição escrita.

Mas o importânte é ressaltar que desde os anos 80,eu percebia a futura importãncia das esculturas do Mestre Didi,das esculturas no barro do Mestre Vitalino,das Carrancas do Mestre Guarany esculpidas na Madeiras,das quadrilhas esculpidas no barro do Mestre João José.
Obras regionais,que aos poucos,iriam ganhar importãncia e releituras nacionais e internacionais......O erutido e o contemporâneo,vivendo seu papel globalizado e precisando cada vez mais,se reencontrar,da única forma exata e precisa:

" Virando se para dentro de cada um,e reconhecendo e revalorizando cada parte ou pedaço da origem."

Êste é o verdadeiro caminho das Artes no Mundo inteiro.Tudo que estiver,em concordância com isto,irá ser valorizado.O que não estiver,vai ser engolido,pela globalidade.
A Globalidade,tem esta face de fera,de torna semelhante,tudo aquilo que tiver,apenas uma pequena diferença entre aos demais.A globalização,coloca cada vez mais,tudo,em uma única prateleira...não permite que com pequenas diferenças qualquer coisa,pessoa,ou valor sobreviva.Engole cada uma delas,transformando,tudo em uma só,e posteriormente em nada.Este é o objetivo futuro da globalidade,exagerado lixo globalizado.Um lixo,que terá pouco valor,para qualquer um.....partes e pedaços,à toneladas...descartados.

Em nome destas tradições DE SE VER......que muitas vêzes,vou um pouco mais além,nestas minhas despretenciosas crônicas,que posto por aqui.
Hoje particularmente estava eu,fazendo uma pesquisa,na Grande Rede,na Internet,sobre uma obra de arte - uma gravura - do Grande Mestre do Expressionismo Brasileiro Iberê Camargo , quando deparei com um link,no mínimo engraçado,mas merecedor de um grande susto.O link,apontava assim:

Livro - Iberê Camargo: Catálogo Raisonné: Gravuras - vol. 1
Sinalizava o anúncio da promoção na AMERICANAS.COM
7 vêzes sem juros no cartão de crédito.