Crônicas no Mercado de Arte.Idéias.Comentários, Pensamentos, Interpretações.Opiniões Pessoais. Políticas Culturais.Provocações.Conceitos Pessoais.Direito do Autor.Patriotismo Cultural. Identidade.Memória.Registros.Projetos.Exposições.Artistas.Eventos.Multiculturalismos. Diversidades.Perícias.Acontece. Convites.Eventos.Festas.Artesanato.Cultura Digital.História. Globalização.Ecologia Humana.Sustentabilidades. Igualdade Racial.Cidadania.Educação.Arte e Cultura.Belas Artes.
terça-feira, julho 27, 2010
XXVII Salão Fluminense de Belas Artes - 2010.
quinta-feira, julho 22, 2010
AfroReggae homenageado no Salão de Arte na Zona Sul do RJ.
Quando a amiga e curadora Vera Figueredo e o amigo Mário Capelluto me convidaram para fazer parte da comissão julgadora do I Salão Nacional de Artes Plásticas do Saber Cultura 2010,não tinha conta,que esta experiência de julgamento revelaria tamanha emoção,a meu olhar profissional experiente de mais de 30 anos no mercado de arte brasileiro.Mas a vida é importante para cada um de nos,por estes momentos mágicos espontâneos,sejam pela Arte e pela Cultura,pela presença constante ou passagem breve,de pessoas que ficarão eternamente no coração da gente.
Pessoas simples,artistas,pintores,músicos,escritores,
professores,curadores,incentivadores e espectadores,que tornam parte do seu jeito em cada feito,contribuem com uma mensagem forte e perfeita,de amor pela vida e pela existência diária comum.A homenagem feita ao nosso grande,"Pequeno Azul",Diego Frazão Torquato,ao Grupo Afro Reggae e a família do jovem músico pela artísta plástica Hedir Vianna,é de extrema sensibilidade e justifica cada vez mais,uma de minhas mais antigas bandeiras,frente a Arte e a Cultura no Brasil,buscando encaminhar e redirecionar a Arte para exercer sua atual correta função social,educativa,artística,nacional e cidadã,permitindo que as belas artes,caminhem para fora das academias egocêntricas ,e cada vez mais como plataformas de transformação da educação, e meio de inclusão social de nosso povo,de nossa sociedade,dentro das próprias comunidades periféricas que tem problemas graves sociais,mas solucionáveis pela nossa sociedade,desde que organizadas e gestadas corretamente. É dever de cada artista,de seu jeito e de sua forma,diminuir os declives sociais com sua arte neste nosso tempo,que cobra de cada cidadão uma visão mais contemporânea e social,para que possamos pensar em um futuro próximo de belezas naturais próprias da alma de cada ser,na construção de uma "belas artes",maior,mais justa,participativa e inovadora,tornando cada vez mais,o nosso país,um lugar de iguais, o nosso bom e verdadeiro Paraíso Tropical Brasileiro.
Parabéns ao AfroReggae,ao Saber Cultural,ao Museu do Exército do Forte de Copacabana no RJ,e a todos nós,que de alguma forma,contribuímos para a realização deste evento.
sábado, julho 17, 2010
sexta-feira, julho 16, 2010
FESTLIPSHOW 2010
segunda-feira, julho 12, 2010
Poster Lambe - Lambe,a Arte Urbana no Espaço Público
O Poster Lambe - Lambe, ou "Wheat-Paste" é um poster artístico de vários tamanhos,com criações originais e foto composições derivadas de outras criações,que são colados a princípio em espaços públicos e passam a fazer parte da paisagem urbana.
Algumas das mais celebres criações desta modalidade são pintadas com tinta latex,hidrocor,spray e guache,e são colados com cola de farinha,ou de polvilho pelo seu baixo custo.
É muito comum,depararmos com séries feitas com fotocopiadoras e silk-screen,que modificam cada vez mais o Espaço Urbano das grandes cidades,intervindo com a antiga poluição visual já existente nas grandes cidades,sobre tudo pela propaganda de baixo custo,ou manifestando uma nova abordagem crítica pelo intenso crescimento delas.
Sendo assim em pouco tempo se transformou em uma das mais novas modalidades de linguagem na Arte Urbana Contemporânea,dentro dos Espaços Públicos,e cada vez mais,pode ser vista nos grandes centros urbanos das principais capitais de todo país,como também em outras grandes cidades no mundo.
Alguns destes novos artistas desta nova modalidade,já recebem convites para expor algumas de suas famosas series - trabalhos em Galerias de Arte,mas será que dentro do Espaço Privado,esta Arte e linguagem terá o mesmo alcance e sentido ?
Existe sim a consideração comercial,afinal todos precisam pagar a seu jeito suas contas,suas taxas de sobrevivência.Mas será que toda Arte Marginal tem que ser aliciada pelos equivocados modêlos comerciais ?Não existem mais ideologias ?
" Tudo o que é belo morre no homem,mas não na Arte."
Leonardo da Vinci
quinta-feira, julho 08, 2010
OLAVO BILAC - Obras em Domínio Público - Patrimônio Artístico e Cultural Brasileiro.
MINISTÉRIO DA CULTURA
Fundação Biblioteca Nacional
Departamento Nacional do Livro
apresentam:
CONTOS PARA VELHOS
por
Olavo Bilac
(Bob)
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000049.pdf