Abaporú
A principal obra do modernismo brasileiro, o Abaporú da artista plástica brasileira Tarsila do Amaral nos faz uma "visita", na recente
Exposição "MulheresArtistas Brasileiras" a ser realizada no
Palácio do Planalto, agora em 2011.
A obra adquirida,
por um dos maiores colecionadores argentinos de Arte Latino Americana, e hoje pertencente a um Museu Privado, o MALBA na capital argentina,
o trabalho de Tarsila do Amaral a alguns anos, na década de 1990,
foi vendida por equivalente a U$ 1 milhão e meio
em um famoso Leilão em Nova York,
hoje seu valor não pode ser cotado e só pode ser vista no Brasil,
seu país de origem em casos assim, como "convidada".
O próprio colecionador propretário disse
em recente entrevista a imprensa internacional,
que rejeitou uma recente oferta de U$40 milhões, e
que não pensa em vender por dinheiro algum.
Afinal é a obra mais importante
da Arte e da Cultura brasileira do século XX.
Isto é o que acontece quando o país não tem a frente de seu patrimônio,
profissionais ligados ao meio.E na verdade outras obras ícones e trabalhos importantes da Arte e da Cultura nacional, estão neste momento
sendo negligênciados, caminhando a própria sorte pelos mercados, sem qualquer ação e politica cultural de preservação e conservação por parte dos seguimentos institucionais que em tese deveriam zelar pelo nosso patrimônio artístico e cultural brasileiro, seja material ou imaterial,
fotalecendo nossa identidade e salvaguardando a nossa própria história.
O Abaporú, que vem dos termos tupi,
"aba" = homem + "pora" = gente + "ú" comer
logo
" homem que come gente"
Refere se a idéia central da Antropofagia Modernista,
que propunha comer a cultura estrangeira,
e exaltar a realidade brasileira.
" Infelizmente com o tempo parece que
a cultura estrangeira, venceu."
A obra foi realizada em 1928 por Tarsila do Amaral, para ser oferecida
como presente de aniversário a seu esposo
o escritor Oswaldo de Andrade.
Por mais que o nome da tela seja derivado da lingua Tupi - Guarani,
a idéia chave da criação no meu particular ponto de vista
origina se da própria
simbologia e conceitos da
história indigena e da cultural nativa brasileira.
Assim percebi a alguns anos, em minhas pesquisas sobre
a Arte e a Cultura no Brasil, a minha particular e inovadora
observação e pesquisa sore a obra ícone de Tarsila, foi reforçada
de certa forma a pouco tempo, com a exposição ocorrida em São Paulo,
" A Arte Brasileira pelo Olhar de Mário de Andrade",
" As Licocós de Mário",
que aconteceu na Sala Marta Rossetti Batista
no Instituto de Estudos Brasileiros - IEB da USP.
O imaginário das crenças e da cultura indigena
nativa brasileira, ajudaram
a Mário de Andrade a desenvolver
algumas de suas obras, tais como
" MACUNAÍMA", que completa este ano 83 anos.
E neste mesmo sentido,
acredito que tenha influenciado grande parte da obra
de Tarsila do Amaral.
Sendo assim, para mim já dito e documentado
em vários textos, artigos, palestras e crõnicas que escrevi e
venho dizendo ao longo dos anos, no Mercado de Arte,
o "ABAPORÚ" de Tarsila do Amaral é sem dúvida alguma
o mais célebre " LICOCÓ" brasileiro,
uma pena que não mais nos pertence.
Para maiores observações neste sentido
vistem à página :