I
A Cidadania Cultural só é alcançada pela militância educacional, artística e cultural em benefício, projeto ou reforma do local que escolhemos para viver.É um dos movimentos ativos do moderno conceito do Patriotismo Cultural dentro da globalização em movimento contrário e antagônico ao falso Civismo Xenofóbico excludente.O planeta como casa de todos mas respeitando as diversidades multiculturalistas e personalíssimas de cada grupo étnico, social e religioso. Muito mais que o "religare" tão repetidamente dito hoje nas religiões é hoje outro termo maior, também de origem latina, o "respectus" de "reespicere" que deriva o Princípio Básico da Globalização, o princípio da Atenção ou da Consideração. O nosso direito amplo de existência dentro do mesmo direito natural de todos os outros, nas suas livres e incomparáveis diferenças.
II
A solução para encontrar novos rumos e novos caminhos nas atmosferas da Arte e da Cultura, seria buscar, incentivar e promover ativismo na cidadania cultural de cima para baixo na grande piramide da diversidade criativa brasileira.
III
A arte, a cultura e a educação são fortes ferramentas de cidadania e libertação assim como a falta delas, a censura e a promoção direcionada por uma torpe ideologia podem transforma las em ferramentas ágeis e potentes de
escravização, fanatismo e dominação.
RICARDO V. BARRADAS