Caminhem pela Arte e Cultura.

Profile Graphics, Page Graphics

terça-feira, agosto 19, 2008

Curadorias,Produções,Representações e Direções.

A cada nova produção,temos sacadas novas sim,mas em cada uma delas a melhor parte é o que já existe,e por alguma razão remontamos de onde paramosem algum momento,realizamos uma re-leitura,trazemos com uma nova roupagem,exigimos ares de novo.Acho que muitos destes então novos movimentos,são verdadeiramente repetidos velhos atos do passado,que por força de continuidade,buscamos recria -los por teimosia,ou por persistência.Sei,não.Sei sim ,que é como se desta vêz,enfim seremos capazes de alcançar ou pelo menos chegar bem próximo do todo sonhado utópico defenitivo aprimoramento,de tudo que queremos fazer bem feito.

A cada novo projeto cultural,gosto muito das oportunidades,quando aparecem parcerias.Acho que muita coisa boa,podem frutificar destas novas e não tão óbvias parcerias.
Gosto muito da idéia dos desafios.Sempre tive como principio máximo telúrico orientando as Artes,que todas as Almas de cada Artista,todos os Saberes de cada Cultura,todas às Representatividades,Registros,Sentimentos e Pensamentos emanados artísticamente,estão intimamente interligados,não existe principio,nem fim,tudo é um movimento continuo.
Acredito sim,que a Arte,seja o mover continuo e delicado deste "Gigantesco Polvo Mítico com Milhares de Braços e Tentáculos Multifacetados e Coloridos".

Quando realizamos parcerias,entre expoentes de competência similares,quando estas parcerias são entre profissionais com a mesma competência e magnetude,estamos sim,no exercício pleno da confiança,estamos exercitando o zêlo,um pelo outro e pelo nosso trabalho e pelo trabalho do outro,também.Com o mesmo objetivo de atingir à boa qualidade de todos os feitos,desta única ação.
Nas produções culturais,as parcerias,só dão certo,quando existe maturidade plena,das partes envolvidas.Os parceiros,criam entre si,a partir de então,um a continuidade no outro.As parcerias,que no resultado final,somam se,na verdade é um gesto e uma gestão e administração de profundo despreendimento com tudo aquilo que se tem,sabemos e não consideramos exclusivamente nosso.
É a melhor face,do princípio verdadeiro do saber,que só atinge à esfera de pleno e universal,quando é sabido e usado por todos.O saber só nos vale,verdadeiramente quando serve para uma melhor ação de uma coletividade.


A cada nova produção,a cada nova exposição,a cada nova ação que co-organizo,exponho o melhor de mim,não me poupo de forma alguma.O chamado "Pulo do Gato",está sempre presente em cada uma delas.Mas nem sempre são atribuídos créditos autorais às minhas gestões,produções,consultorias e ações,mas isto é uma questão finita de quem pouco sabe,e tem mêdo.O mêdo torna naturalmente às pessoas bem menores,que realmente são.
E por força de alguma emanação alienigena externa,cai de para-quedas no evento,e faz seu papel,acinzentado,de uma não parceria insignificante,participando sozinho do mesmo feito.Isto acontece,por mais que torcemos para não ocorrer,eu penso sempre,nisto,como se fosse um espirro alto inoportuno que ocorre em um Show,no meio do solo afinadissímo do músico,o espirro vem,lá da ultima fileira,todos percebem,mas não permitem que atrapalhe este momento maior.Assim são algumas presenças pardas,em algumas produções,mas o melhor segue-se.

Sempre sinto o friozonho na barriga, a boa sensação de vazio,antes da extréia de qualquer produção.Sabemos pela experiência,que cada caminho,é único.Que cada ação,desenvolve-se por si só,de seu jeito,bem diferente de todas às outras.
Não existem caminhos certos a serem seguidos.Tudo novo,a cada vêz.

Assim também é com a carreira de cada Artista.A trajetória de cada um,desde seu ínicio por que razão foi e sua crescente notoriedade.Todo processo é único.É um única e impossível experiência .Parece que de certa forma,um Portal Mágico no Tempo se abriu,naquele exato momento e instante,e só permitiu à entrada de um só,eleito.E assim foi.
E está é a verdadeira história,contada por cada um deles.A maioria não tem a menor idéia,de quando ou por que,a coisa em si,começou à dar certo.

Muitos artistas novos,acreditam,que existem formulas mágicas para o sucesso.Mas não há.A única coisa que se sabe,realmente, é que o SUCESSO só está na frente do TRABALHO,no dicionário,por que na vida,não.

Quando sou abordado por jovens estudantes e artistas iniciantes,pela minha posição e experiência de Agênciador de Obras de Arte,pela posição de Marchand Independente e Curador,que exerço à vários anos,é muito comum,a mesma indagação:

Como começa esta relação entre Artista e Marchand ????
Quem procura quem????

Gosto de responder,de forma engraçacada,com o famoso cássico do anedotário popular,na história do severo estudante espiritualizado que foi para India,em busca do verdadeiro Guru,e não achou.Quando estava de volta,no navio,vindo desolado para casa,por conta da infrutifera experiência....Na porta do camarote do navio,alguém bateu:

Toc ,Toc .
E o estudante perguntou:
Quem é?
E a voz,logo respondeu:
Sou Eu,seu Guru.

Moral da história:
Quando se está pronto,o próprio Guru nos acha,não adianta nós sairmos
por ai procurando por Ele.Quando estivermos prontos ele baterá à nossa
porta.

É mais ou menos assim com às Artes,com as atividades artísticas de um
modo geral.
Nem o artista procura o marchand,nem o marchand procura o artista.
Por mais que este exercício seja uma máxima constante,dos dois lados.
Quando existe maturidade,qualidade,diferencial,novidade,produtividade em
um trabalho,é logo percebido por muitos.E por esta diferenciação,à partir
de então,os interesses,os convites,as parcerias e representações aparecem.
Parece mesmo que o dia,amanheceu com uma nova claridade,iluminando de
forma diferente tudo que até então estava morno.