Caminhem pela Arte e Cultura.

Profile Graphics, Page Graphics

quarta-feira, dezembro 24, 2008

Pensamentos Circulares - Bom Natal e Próspero Ano Bom





Menos de 12 Horas para meia-noite,dia 24 de Dezembro,o espirito de natal começa invadir a alma da gente.Confesso que todos os anos,torno eleito alguns grandes amigos e personagens,que pelas correrias do tempo,nos afastou por completo.Por mais que não queremos,somos escravos do tempo,quando nos permitimos sermos normais.Eu própriamente digo,que não sou tão normal assim,e hoje em conversa telefonica com meu grande amigo Padre Max Rodrigues,percebemos que também ele,não é tão normal,assim.Para grata satisfação existêncial de ambos.


Na maioria das vezes,ser normal,é uma coisa muito chata,ser adepto de um previsibilidade,de algum censo de responsabilidade mórbida,de administração exata de estar tudo em seu devido lugar.Até me parece,com a preocupação que tinha eu,quando adolescente,sobre o lado certo do penis,ser posicionado no espaço lateral da cueca.O que seria mais certo,posiciona lo para a esquerda,ou posiciona lo para esquerda.No centro nem pensar,por que se ficasse para baixo,doia,e para cima poderia varar acima da região da cintura.Eis a questão que sempre me incomodou,por decidir,em que posição certa deveria eu colocar meu penis.Mas parece que naturalmente,estas questões vão sendo substituidas,por outras preocupações mais justas e mais complicadas.


Quando falava com meu amigo Padre Max,derrepente veio me a imagem humana da crucificação de Jesus Cristo,até por conta da iconografia tão presente em anos de EJC,pela Arqidiocese do Rio de Janeiro,e de outros Encontros de outras Pastorais.Derrepente a visão dos braços abertos e as pernas fechadas,e em semelhetude,em um próximo momento,veio me a inversa imagem,em parcela de paganismo,do Ser Ventruviano,de Da Vinci,o Homem em posição semelhante mas com as pernas abertas,simulando nitidamente uma imagem humana,estrelar,de 5 pontas....
Em um devaneio ainda maior,percebo que o Universo,a Via Lacta é uma Grande Ostra,e nós seres humanos somos como os grãos de areia,que entramos nela,e quando contemplados pelo bom grado e pela dádiva da vida,ou da energia,viramos perolas.Sim cada ser humano,é uma preciosissíma perola.Estas configurações,sistemas,representações e alegorias circulares,é para mim,a forma mais exata da existência e da criação....A humanidade pelos anos,até tentou,encontrar uma outra forma mais exata,sem sucesso algum,tanto que,sempre retorna se a circularidade.

O circular é o Verbo,é a palavra que produz,é a sintese do todo em um único momento,é o tudo que existe,intinsecamente dentro de si mesmo,totalmente infinito no que se basta,é a magia de ser e ao mesmo tempo não ser nada mais que um mero pedaço do todo circular,parece mesmo que a Circularidade é o próprio princípio único da Criação,em instantes percebemos que vivemos por princípios circulares.


A relatividade,é os tres espaços do tempo tão bem tipificado no circulo em eterno movimento,o espaço do ontem,do hoje e do depois.A triade universalista que toda energia guarda,guarda também no meio de cada triangulo,a possibilidade exata de redesenhar uma circularidade em seu interior.


A terra gira,e o tempo também,e eu fico um pouco calado,para perceber mas circularidades a minha volta.Afinal é a vida,é a vida.