Caminhem pela Arte e Cultura.

Profile Graphics, Page Graphics

domingo, dezembro 21, 2008

ABAPORU,o MITO que o BRASIL ESQUECEU..

"ABAPORU"
ex patrimônio brasileiro




Abaporu ou Abapuru,significa na lingua Tupi "Homem que Come".É o nome de uma das obras mais importantes telas da artísta plástica brasileira Tarsila do Amaral que se transformou em simbolo do Modernismo Brasileiro,do Movimento Antropofágico,da Semana de Arte Moderna de 1922.



No dia 1º de maio de 1993 completou se 80 anos do Manifesto Antropofágico, de Oswald de Andrade, que trazia palavras de ordem como:



"a alegria é a prova dos nove"



e



"tupi or not tupi, that's the question".



Na comemoração desse momento fundamental do modernismo brasileiro, ver no Brasil a tela que o inspirou, o Abaporu, de Tarsila do Amaral (1886- 1973), só está sendo possível graças à generosidade do MUSEU MALBA, de Buenos Aires. O atual proprietário da obra, o museu criado pelo empresário Argentino Eduardo Constantini cedeu a tela para a exposição Tarsila viajante, que acontece na Pinacoteca do Estado, em São Paulo, a partir do sábado 19. Pintura brasileira mais cara comercializada internacionalmente, Abaporu (homem que come gente, em tupi-guarani) foi arrematada por Constantini em novembro de 1995 em leilão da Christie's de Nova York: US$ 1,25 milhão.

Hoje estaria valendo, num cálculo pouco otimista, algo em torno de US$ 25 milhões, segundo o marchand e avaliadordearte carioca Ricardo Barradas, um dos principais marchand e pesquisadores das artes e das culturas modernistas brasileiras.



O ABAPORU , é o MITO QUE O BRASIL ESQUECEU e ABANDONOU.



E se quisermos poderemos ir um pouco além,está obra circulou entre os marchands brasileiros,antes de ser colocada a venda no exterior.
Particularmente eu mesmo,tive por alguns dias um contato e opção de agenciamento da obra,quando busquei importantes grupos finaceiros,empresas estatais,e bancos,alertando que a obra não poderia deixar de ser brasileira de nenhuma forma.
Mas,mais uma vez,fiquei falando sózinho,o Brasil é um país que a cultura infelizmente está muito atrelada a certas políticas eleitoreiras.
A cultura brasileira,em alguns segmentos sobrevive de "amor a cultura e a arte",muito mais do que de verbas responsáveis,a maioria dos centros de memória são cabides de empregos de indicações políticas,o que se vê,por aí,é realmente assustador.O Brasil Cultural deveria passar por uma transformação urgente,a própria sociedade civil,deveria ser reconstituida de uma classe consumidora de arte.Está idéia erronea,que arte é sempre investimento e aplicação de "caixa 2",é uma herança perversa dos Regimes Autoritários,e já era para ter acabado.
Não cabe mais,ouvir se sobre Obras de Arte,nas mídias,toda vêz que um Tubarão dos Crimes de Colarinhos Brancos,são desmascarados.
A Arte deve ter uma outra função dentro da sociedade brasileira,e na própria história
social-artística e econômica de uma nação continente,
como é a Nação Brasileira.
Algumas providência até por meio de novas politicas de Estado,do próprio MinC,deveriam ser implementadas em carater de urgência, antes que tudo que temos de importante culturalmente,
seja exportado,para fazer parte dos patrimônios culturais alheios,
a nossa volta.



Meu Deus Brasileiro por favor olhe para as Artes no Brasil.

Alguns dias atraz,durante a visita do importante artista visual bahiano
Ed Ribeiro ao Rio de Janeiro,e aliada a visita de um dos mais importantes Empresários Bahianos da atualidade,desta nova geração
de homens públicos de negócios,pessoas com uma vasta cultura universal.
Verdadeiras personalidades empresárias que tem
entendimentos comerciais,antenamentos mundiais,
informações culturais, educacionais,elementos
de percepção do exato momento,uma visão clara do que acontece,
seu meio,
e por conseguinte com as necessidades
das ações e efetivações em
seu tempo.
Este fátidico Epsódio da próxima História de
Abandono da Arte Brasileira,
veio à tona,veio a tema,como um dos fatos mais desagradáveis,
e ofensivo,
para com a Cultura Nacional.
Para total espanto,sobre este fato absurdo,indignando naturalmente
todos os presentes,ao momento.
E por alguns instantes,a narração do fato,assemelhava se a um complicado
enrredo de mais uma nova história
de ficção,mas infelizmente,não era,e não foi,é sim a verdade.
Mesmo tendo hoje uma divulgação acelerada das notícias,pelos
diversos meios de comunicação,alguns deles já se utilizando das novas
mídias digitais, da notícia dada no mesmo momento que acontece
,algumas notícias vergonhosas e principalmente culturais,
próprias de um Brasil Culturalmente Abandonado,
passam muito rápido,e com grande frequência,
poucos tomam conhecimento dos fatos,algumas redes editorias,não
revelam grande importância sobre tais fatos.
De certa forma,parece que exsite uma administração organizada,
dos que torcem contra à rica e diversificada cultura brasileira.
Mas isto já é outra,material para uma outra crônica,uma
história a mais,ainda não dita,outro comentário,
para colocações em meu complicado :

LEVIATÃ BRASILEIRO



Mais sobre o MALBA no link abaixo:


http://www.malba.org.ar/web/

MALBA -FUNDACION COSTANTINI
Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires