Caminhem pela Arte e Cultura.

Profile Graphics, Page Graphics

segunda-feira, dezembro 29, 2008

PORTINARI 2009 - MASP - São Paulo


Gravura de Portinari da Coleção do Avaliadordearte.
Rio de Janeiro - RJ - Brasil.
Assinada na chapa e assinada pelo filho do artista.
Projeto Portinari

As obras do pintor Portinari vão abrir o ano novo no Museu de Arte de São Paulo, a partir do dia 2 de janeiro. Selecionadas do próprio acervo do Masp, as telas inauguram o ciclo 2009 de exposições do museu e ficam à disposição do público até 15 de fevereiro. O ingresso custa R$ 15. Às terças, a entrada é gratuita.

A mostra "Portinari - As séries Bíblica e Retirantes" vem acompanhada de seleção exclusiva de publicações de época pertencentes ao acervo da biblioteca do Masp relativas a Cândido Portinari, que completaria 105 anos de nascimento em 30 de dezembro.

Veja galeria com obras de Portinari
As telas que compõem a Série Bíblica, produzidas entre 1942 e 1944, revelam forte influência do "Guernica" de Picasso. Esta mostra reúne a série completa, composta de oito obras, ao lado das quais estão as três obras da Série Retirantes que o museu possui. As séries serão mostradas em sala especialmente desenhada para esta exposição.
O conjunto abrange o período em que a denúncia social marcou a pintura de Portinari, que reflete a precariedade da situação social brasileira a reboque das calamidades da guerra, que sensibilizaram tantos pintores europeus. Na passagem da série Bíblica para a Série Retirantes, é possível perceber o momento em que Portinari se liberta da influência de Picasso.
Complementar à mostra, o Museu apresenta ainda um apanhado de publicações de 1940 a 1970, contando um recorte da história de Cândido Portinari por meio de desenhos feitos por ele, catálogos de suas exposições, fotografias e cartazes. A vitrine da biblioteca exibe também uma carta original do pintor ao fundador do Masp, Pietro Maria Bardi, datada de 1948, falando sobre os preparativos de sua primeira exposição no Museu, quando ainda estava instalado em sua primeira sede.
Depois de Portinari, o Masp está programando mostras com trabalhos de Vik Muniz, Manuel Villariño, Yang Shaobin, Vera Chaves Barcelos e Rodin, além da exposição "Arte na França 1860-1960: O Realismo", e de uma nova edição da série Pirelli de fotografias.


segundo a matéria original no link do site abaixo: