Caminhem pela Arte e Cultura.

Profile Graphics, Page Graphics

segunda-feira, dezembro 21, 2009

CAIO MOURÃO,Saudades....das alquimias dos metais.

Meu Grande Amigo e Mestre Caio Mourão.
Nestes espaços de final de ano,ficamos mais saudosos.
Via movimentação das festas de fins de ano,tanto pela celebração do Natal,e pela virada de ano,ficamos sensibilizados perantes alguns queridos entes que viajaram para nunca mais voltar.Nesta semana particularmente,ao arrumar alguns papéis antigos,deparei me com alguns "croquis" de projetos dee peças de joalheria,
que realizamos,juntos.Com certeza pelo papel,que estão,por mais que não me
lembrava tão bem,foram executados em uma das mesas do também falecido,
Bar e Restaurante RIO NÁPOLIS,berço de tantos encontros de fim de noite,
do ambiente,intelectual,cultural e artístico na noite do Rio de Janeiro.
O RioNápolis,ficava na Praça General Osório,em Ipanema,nas imediações,
dos Bares Jangadeiros,e posteriormente o Varanda,lugares de tantas resoluções
rápidas e genias para tantos problemas banais,que etilicamente viviamos,
no dia a dia,de Arte e Cultura,no Rio de Janeiro,naquela época dos anos
70 a 90 do século passado.Nesta forma de falar,parece que foi longe demais.
Ainda me lembro,do começo de nossa amizade,em alguns instantes,percebemos que falavamos o mesmo "Idioma da Mágia dos Metais".Eu mais da pedra para o metal,e Caio Mourão mais do metal para a pedra,mas em total consonância.
Outra grande paixão,que logo se pronuciou entre nós,foi nosso amor pelas
Artes Plásticas,a tal ponto,que depois de tantas insistências,e persitências minha para que Ele,volta-se a produzir,após alguns anos,
meio que dificilmente,fosse,voltou a faze-lo,ainda guardo com carinho,
o primeiro óleo sobre tela,que realizou,nesta nova fase,que a mim,
me presenteou.Sinceramente,até acho que Ele,pensou que eu fosse,
parar de cobrar sua retomada de produção artística,quando estivesse de posse
de meu trabalho ofertado.Mas ainda bem,que não foi nada disto,que aconteceu,
em pouco tempo,o repousado Artista Plástico das telas,voltava em pleno vigor
produtivo,e logo após iniciou a nova fase das Esculturas em Aço,
derivadas deste mesmo momento.
Dentre todos os Artistas Brasileiros que Caio Mourão acompanhou,dois lhe
marcaram muito em sua formação e respectivamente me sua obra,
A.Bonadei e A.Bandeira.
Nós até brincavamos,entre nós,sem qualquer cerimônia,
e Caio Mourão,sempre bem certo disto,
dos e sobre os 3 "B" da sua Vida nas Artes Plásticas,
"B" de Bandeira,Bonadei e de Barradas,
assim
falava Caio Mourão,para mim,tantas vêzes que saiamos para
jantarmos,bebericar,arquitetar e filosofarmos,
nas noites quentes cariocas em pleno Bairro de Ipanema.
Todo ambiente da Arte Jóia no Brasil,não é muito fácil.
A própria notoriedade,
de quem foi Caio Mourão,e sua importância para a Arte Joalheira no Brasil,
ainda não ficou,bem fundamentada e tem muito ainda para ser conquistada.
Toda Escola e Graduação de Designer de Jóias no Brasil,
deveria dar o título "Honoris Causae",a CAIO MOURÃO,
in memorian,
para que a mesma,fosse completa,e tivesse capacitação plena,
dentro da Criação,do Desenho e da Produção de Jóia no Brasil.
Este é um dos braços,já idealizados e em desenvolvimento por mim,
no atual PROJETO da JOALHEIRIA BRASILEIRA,que venho
desenvolvendo a vários anos.
Todo ambiente é muito lento,lembro me bem quando tentamos,criar
uma Sociedade dos Artistas Plásticos Joalheiros Brasileiros,
Eu e Caio,
e outros colegas de ofício no RJ,
e um grupo dos irmãos Matar,da Escola Nova,
de São Paulo,
entre outros representantes daqui,como Alfredo Grosso,Cristina Cid,
e tantos outros bons profissionais,de outros estados brasileiros,tão ativos,e interessados na causa também.
Mas após algumas incansáveis reuniões,nada saiu,do papel.
Existe sim ainda uma grande barreira comercial,que "blinda"
o correto conceito da Arte-Jóia ou
Jóia de Arte,implementada no Brasil,pelo Caio e por tantas vêzes,
doutrináriamente ampliada por nós,e tantos outros filhos da mesma Escola,
que hoje é conhecido como Atelier Mourão.
O Atelier Mourão,
que hoje tem a sua frente a sua filha,a grande joalheira Paula Morão,
a herdeira legítima,criativa e competante da Obra do Grande Mestre,
Caio Mourão.
Uma tarefa difícil,mas Caio nunca teve a menor dúvida que a Paula,
fosse não conseguir,e seguir.
Sempre me falou,que Ela,a Paula iria mesmo,
fazer ainda mais,
"....ao completar o legado inciado por Ele e criar ainda mais,
para Arte Joalheira no Brasil."
E assim,está ocorrendo:
A Jóia Arte e a Art-Jóia,vive,corretamente entre nós,
em tempos difíceis de autoralidades.
A Jóia com autoria,com responsábilidade e assinatura,
sobrevive e caminha para frente.
O que nos parece cada vêz mais incorreto,é o que constumamos encontrar,infelizmente ainda em várias vitrines pelos Shoppings,
de grande transito turístico,pelo RJ e pelo Brasil,inteiro.
São mercadorias a preços caros,e constitutivamente incorretas.
Criações vergonhosamente cópiosas,
obras derivadas
sem consentimento algum,
derivações bem semelhantes,para não falar em iguais,
as de Grandes Jolheiros Internacionais,
sem assinaturas,criações e responsabilidades,alguma.
Não estou aqui,falando exatamente sobre ninguém.
Só exteriorizando,opiniões pessoais,sobre um assunto,
e dentro de um ambiente extremanete familiar,
interrelacionado com minha própria formação artística,e minha amizade,
de tantos anos com os "Mourão."
Um pouco mais sobre a vida e a obra do
Artista Plástico Joalheiro brasileiro Caio Mourão,
pode ser lido,em seu livro:
"PRATA DA CASA,estórias de um funileiro".
CAIO MOURÃO,RJ,2003.