Caminhem pela Arte e Cultura.

Profile Graphics, Page Graphics

sexta-feira, novembro 07, 2014

Boa Vista - RORAIMA - " O Garimpeiro" de ORMEZZANO.







Garimpeiro, Monumento ao

Praça do Centro Cívico, Boa Vista, RR

Inaugurado em fins da década de 1960 pelo governador Hélio Campos, o Monumento ao Garimpeiro representa uma homenagem aos trabalhadores que, no início do século XX, dirigiram-se a Roraima em busca de metais preciosos, contribuindo para o desenvolvimento do estado e dando origem ao chamado “milagre amarelo”. Produzida em São Paulo, a estátua tem cerca de sete metros de altura e repousa sobre um espelho d’água retangular de 7,5 metros de largura por 15,7 metros de comprimento. A construção é feita de alumínio e vazia por dentro, soluções que permitiram reduzir o peso da estrutura, de forma que ela pudesse melhor suportar as intempéries. Uma rampa de 14 metros de altura dá acesso à parte frontal do monumento. Por meio de uma bomba elétrica, é acionado um mecanismo que permite que a água escoe da bateia do garimpeiro simulando a atividade da mineração em sistema de faisqueira, forma de trabalho típica dos primórdios da produção mineral em Roraima. A estátua é um dos maiores monumentos de Boa Vista e em 2007 foi adotada como símbolo histórico da cidade pela administração municipal.

Fontes:

MARTINS, Elisangela. “Memórias de disputas e disputas pela memória na praça central de Boa Vista, RR”.Anais do XXVI Simpósio Nacional de História. São Paulo: ANPUH, jul. 2011.
MONUMENTOS e Museus: Monumento ao Garimpeiro. Disponível em:
. Acesso: 14 jul. 2013.

Luís Octavio Gomes de Souza


No entanto o que é desconhecido, é que :

A " estatua" é na verdade uma escultura em grande proporções realizada a partir da escultura original em terracota feita para este feito de autoria do renomado escultor argentino radicado no Brasil,MÁRIO ORMEZZANO, Francisco Mário Ormezzano , pintor, escultor, professor e arquiteto, nascido em Mar Del Plata, Argentina em 1915. participante e premiado na V e VI Bienais de São Paulo - SP.  

A escultura original " O Garimpeiro" em terracota tem aproximadamente 0,38 cm de altura e existe também uma pequena tiragem de múltiplos em bronze patinado da mesma obra, realizada pelo artista.

Tanto a escultura original em terracota como a série dos "garimpeiros" em bronze pertencem ao acervo particular da Coleção de Arte Ricardo Barradas, do Rio de Janeiro.

As obras de arte foram adquiridas do próprio artista, poucos meses antes de seu falecimento em 1983.

Portanto deveria ter ao menos uma placa no Monumento Simbolo de Roraima, indicando a autoria do artista plástico escultor idealizador.

" O GARIMPEIRO " por Mário Ormezzano ( 1915 - 1983 ).