RAPHAEL FREDERICO
Raphael Frederico ou Rafael Frederico (1865-1934)
Foi um artista negro que nasceu no Rio de Janeiro e atuou como pintor e professor. Matriculou-se na Academia Imperial de Belas Artes (AIBA) em 1877 com apenas 12 anos de idade. Perdeu o pai ainda na infância, e sua avó ofereceu custear seus estudos como artista desde que freqüentasse a Escola Naval, porém, a oferta foi recusada. Morava com a mãe no morro de São Januário, no Rio de Janeiro. Devido à situação precária e de extrema pobreza em que vivia teve que interromper seus estudos diversas vezes.
Rafael Frederico foi aluno de Victor Meirelles e Agostinho Jose da Motta e esteve presente num período importante das reformas da academia, como a passagem da Academia Imperial para Escola Nacional de Belas Artes. Concluiu seu curso em 1890. No mesmo ano freqüentou e expôs no Atelier Livre juntamente com Eliseu Visconti, Fiúza Guimarães e França Júnior.
Em 1893, concorrendo com o pseudônimo “Brasil” no concurso anual da Escola Nacional de Belas Artes (ENBA) conquista o prêmio viagem à Europa. Logo o primeiro artista negro a conquistar o maior premio da academia no século XIX.
Em 1894 vai para Paris e depois, em 1896, vai para Roma onde realiza estudos e cópias. Trabalha como assistente de Zeferino da Costa nos projetos da Igreja da Candelária do Rio de Janeiro. Em seu repertório estão incluídos a pintura religiosa, retratos, natureza morta, paisagens, além de estudos de nus. Suas obras são raríssimas, de valores inestimáveis e por isto quando aparecem alcançam altas cifras junto aos mais exigentes colecionadores de arte brasileira.
A obra aqui apresentada, é um óleo sobre tela, oval com 28 x 23 cm, assinado no meio direito R. Frederico, Roma 1896. Com titulo " il sogno della ragazza." ou
" O sonho da menina ". Acompanha uma bela moldura francesa século XIX, entalhada a mão com folhas de acanto burilada a ouro.
Texto e obra da Coleção Ricardo V. Barradas.