Caminhem pela Arte e Cultura.

Profile Graphics, Page Graphics

sábado, setembro 30, 2006

ARTE ICONOGRAFICA ou ICONOLOGICA ???

Iconografia pode ser traduzido literalmente como "escrita da imagem" e vem do grego eikon- (imagem) e graphia (escrita). O termo pode ter mais de um sentido ou uso:
Se refere normalmente ao desenho (projeto, design), criação e interpretação do simbolismo em uma obra religiosa.
Em uma publicação, a iconogarafia é o conjunto de imagens publicadas.


Iconologia é o estudo de
ícones ou de simbolismo em representação visual (arte). Ou seja, a interpretação de um tema, através do estudo abrangente do contexto cultural e histórico do objeto de estudo.


Eis a questao??????

Quando o Mercado de Arte Brasileiro se refere a uma paisagem iconografica,sempre acreditei,em minha modesta compreensao,que estavam falando em paisagem iconologica.
Por que,referem se como paisagem iconografica,aquela tem um contexto historico,um registro de tempo.
Logo em meus primeiros anos,lembro me de ter pedido ajuda,ao Dr.Arnaldo Brenha,um grande Amigo,que tem larga experiencia no Mercado de Arte Nacional e Internacional.E me explicou,exatamente,como o termo iconografico,era usado no mercado de arte brasileiro.Mesmo avido pela boa explicacao do Dr.Arnaldo,nao me convenci.E ate hoje ainda,nao me dou por satisfeito.Acredito que seja um vicio de linguagem.Um termo errado que repetidamente,parece ser escrito.
Da mesma forma,que a poucos dias,tive em minhas maos um catalogo de exposicao do artista Eliseu Visconti,realizada pela Fundacao Roberto Marinho.Neste catalogo em especial,ocorre um erro gravissimo e muito comum,principalmente pela maioria dos jornalistas e escritores,nao familiarizados com as artes plasticas de um modo geral.O extremo erro,da diferenca entre a palavra MARINA e a palavra MARINHA.....Marina seria um nome proprio,de aguma pessoa.E Marinha,se refere a uma criatividade,de represatividade,dos arredores do mar.Nesta publicacao,deste catalogo,que recebe,a titualridade da Fundacao Roberto Marinho,e do O GLOBO,entre outras.Mesmo passando pela correcao da arte final,e editores,creio eu.Aparece a descricao de uma das telas da exposicao," Marina com Pao de Acucar",mas nao existia nenhuma menina com o nome de Marina,com pao doce na mao,ou perto da formacao rochosa carioca,apelidada de Pao de Acucar.
Nao quero aqui,deixar patente de nenhuma forma,que eu nao comete erros,nas edicoes deste meu blog,ou de outros blogs ,meus na internet.Mas convenhamos,nao tenho,tantos profissionais formados,dentro de qualquer equipe,para realizacao deles.Acredito,que em qualquer epoca,O GLOBO,a Fundacao Roberto Marinho,as Organizacoes Globo,deveriam ter.

Esta a partir de agora levantada a questao ICONOGRAFICA,ICONOLOGICA,ou ICRONOGRAFICA ???????

Ser ou nao Ser??????????

Envie -nos um e-mail a respeito desta duvida.Obrigado.

Ricardo Barradas - marchand e avaliador de arte.
Rio de Janeiro - RJ - BRASIL.

Sera que o certo seria ICRONOGRAFICA ?