Caminhem pela Arte e Cultura.

Profile Graphics, Page Graphics

quarta-feira, setembro 06, 2006

Critérios de Avaliação de Obras de Arte

Avaliações de Obras de Arte



Avaliar uma obra de arte é uma tarefa complexa que exige conhecimentos técnicos e experiência junto ao Mercado de Arte Nacional e Internacional.Alem de uma Cultura Geral,bem acima da media.Nao basta ter curso superior,como o meu caso,que sou Advogado,um pesquisador nato da Historia da Humanidade.Mas precisa ter um grande conhecimento de Historia Universal,das diferentes culturas e dos habitos de cada uma delas.

Para tanto, se faz necessário considerar diversos fatores.O mais importante é a lei básica mercadologica da oferta e da procura.

Visando uma melhor orientação aos colecionadores,compradores,galeristas,e leiloeiros, principalmente os novos, indico as principais regras a serem consideradas por ocasião da aquisição ou venda de uma obra de arte:



1 – Autoria .Os artistas atingem cotações diversas, mesmo sendo contemporâneos ou academicos.

2 - Técnica. A valorização de uma obra obedece uma escala formal:



A - óleo ,acrílica sobre tela, madeira,metal e cartão;
B - guache e têmpera sobre cartão ou papel;
C - aquarela, pastel seco e oleoso, lápis de cor e ecoline sobre papel;
D - desenhos a nanquim, carvão, sangüínea, sépia. e a lápis;
E - gravuras (litografia, xilogravura, gravura em metal, serigrafia);

Paragrafo Unico - No caso das esculturas,deve ser observado a tiragem e a fundicao.



3 – Fase . Somente com um olhar retrospectivo aprimorado é que se consegue determinar quais as fases mais valorizadas de um artista e que configuram o auge de sua criatividade,ou de maior sincronicidade com a importancia dela perante seu tempo na historia.Não obedecem uma ordem cronológica.



4 – Dimensão. O tamanho pode influir ou nao,no valor de uma obra de arte.
Aqueles que pensam que isto tem grande relevancia,deveriam estar vendendo,ou avaliando tecidos,por metragem.No caso das Obras de Arte,este item,tem baixissima relevancia.



5 - Conservação.O bom estado de conservação é um fator que contribui para a sua valorização. Este item,tem grande relevancia.Pois o estado atual da obra,o quanto esta obra ja foi restaurada ou nao,o quanto de original,que ainda possui,podem ser dados que estabeleceram um valor maior ou menor,da obra de arte,a ser avaliada.



6 - Origem. A procedência conta no valor final de uma obra de arte.Quando ela fez parte de uma importante Colecao ou figurou em uma Exposicao e Catalogo.A trajeoria da propria obra,pode alterar para mais, seu valor final.



7 - Assinatura. A falta de assinatura poderá diminuir o valor de uma obra de arte,como tambem a nao tipicidade da mesma.






Redigido por Dr.Ricardo Barradas - Avaliador e Agenciador de Obras de Arte.
Rio de Janeiro - Brasil - 1998.
Todos os Direitos Resrvados.