Caminhem pela Arte e Cultura.

Profile Graphics, Page Graphics

sábado, outubro 30, 2010

Anita Malfatti - "Expressionismo Urbano"



Anita Malfatti







Anita Malfatti









Anita Malfatti - "Paisagem Rural do Brasil" -Década de 1940




Anita Malfatti - "O Beco e a Árvore",década de 1930



http://avaliadordearte.blogspot.com/2008/07/marchandavaliador-de-artesensvel-de.html




Anita Malfatti nasceu em 2 de dezembro de 1889,em São Paulo, filha de Bety Malfatti (norte-americana de origem alemã) e pai italiano. Estudou pintura em escolas de arte na Alemanha e nos Estados Unidos - Independent School of Art em Nova Iorque. Em sua passagem pela Alemanha, em 1910, entrou em contato com o expressionismo, o que a influenciou muito.Um dos belos e célebres trabalhos expressionistas da artísta,"O Beco e a Árvore", óleo sobre tela com 35 por 27 cm, realizado na década de 1930 e registrado no Projeto da Artista com certificado de Elisabeth Cecília Malfatti e Stella Maria C. de Mendonça, São Paulo, Brasil.



Já nos Estados Unidos , a artista manteve vários contatos com o movimento modernista. Em 1917, Anita Malfatti realizou uma exposição artística muito polêmica por ser inovadora e ao mesmo tempo revolucionária. As obras de Anita, retratavam principalmente os personagens marginalizados dos centros urbanos, causando desaprovação por parte dos integrantes das classes sociais mais conservadoras, burguesas e abastastadas.

A artista foi uma das primeiras pintoras a objetivar pela artes plásticas,uma composição da construção social e urbana no Brasil, fugindo do lirismo poético "do belo" acadêmico, imposto pelas antigas dominações das escolas européias.



Na verdade, o conjunto da obra de Anita Malfatti ainda tem muito a ser descoberto e será, pelas novas gerações de pesquisadores e estudiosos da Arte Moderna Brasileira, principalmente quanto ao seu aspecto "expressionista-urbano" , visto pela atual sociedade contemporânea da mesma forma que esta artista profeticamente anteviu, envolto em uma atmosfera social pós-modernista, no qual o individuo marginal urbano e o seu universo desordenadamente ecológico humano, sofreria e passaria por processos de questionamentos existenciais, com a contestação e reavaliação do seu verdadeiro papel dentro da sociedade.




Em 1922, junto com seu amigo Mario de Andrade, Anita participou da Semana de Arte Moderna. Fazia parte do conhecido "Grupo dos Cinco"; Anita Malfatti, Mario de Andrade, Tarsila do Amaral, Oswaldo de Andrade e Menotti del Picchia (este último também como artísta plástico, pintor e escultor de grande qualidade e muito apreciado pelos exigentes colecionadores embora muitos ainda o desconhecem).



Entre os anos de 1923 e 1928 foi morar em Paris. Retornou à São Paulo em 1928, neste periodo realizou vários trabalhos e passou a lecionar desenho na Universidade Mackenzie até o ano de 1933. Na mesma década de 1940 realizou a obra conhecida como "Paisagem Rural do Brasil", óleo sobre tela, 19 por 25 cm,entre outros trabalhos também muito significativos. Em 1942, tornou-se presidente do Sindicato dos Artistas Plásticos de São Paulo. Entre 1933 e 1953 passou a lecionar desenho nas dependências de sua casa.



Faleceu na cidade de São Paulo em 6 de novembro de 1964.