Caminhem pela Arte e Cultura.

Profile Graphics, Page Graphics

domingo, fevereiro 10, 2013

PALÁCIO DO LAVRADIO NO RIO DE JANEIRO - BRASIL




Palácio do Lavradio - RJ - Brasil



O Palácio do Lavradio por muitos anos foi a sede do Grande Oriente do Brasil e conhecido por muitos como Palácio Maçônico do Lavradio.
Mas na verdade ele é um altar mais que sagrado não religioso da
verdadeira história da liberdade brasileira.
Desde o tempo do Impéio Brasileiro, foi palco das lutas pela liberdade, pela independência, pela abolição da escravatura brasileira e pelos diversos movimentos de soberania e unificação nacional e lugar comum de grandes nomes de nossa história tais como:
José Bonifácio, Deodoro da Fonseca, Benjamin Constant, Joaquim Nabuco, Marquês de Herval, Quintino Bocaiúva, Campos Salles, Prudente de Moraes, Ruy Barbosa, Barão do Rio Branco, Gonçalves Lêdo, Washington Luiz, e tantos outros importantes vultos de nossa história.
Sendo assim o Palácio do Lavradio é sim patrimônio de toda a nação brasileira e não só um local maçônico como alguns tolos ou ignorântes personagens blasfemam até hoje.
Neste momento que o país celebra a grande festa
popular do carnaval e que diversos temas de
samba-enredo que também é chamado de
samba de enrêdo revevelam junto com alguns temas das escolas de samba passagens históricas e personagens que por erro passaram a ser contraditórios e polêmicos.
A cultura popular do samba e das escolas de samba por todo país desmistificam e popularizam
a verdadeira história nacional brasileira.
Digo isto por que ainda os carnavalescos do país
inteiro não perceberam  que desde os tempos do Brasil Colônia
não existiu fato histórico qualquer que não
teve a participação da Maçonaria do Brasil e por
isto deveria ser homenageda, sempre.

Infelizmente hoje o Palácio do Lavradio se encontra em um estado de conservação deplorável já visto por todos os observadores comuns que percebem pelo exterior da belissíma antiga fachada e da magnífica
construção arquitetônica no velho centro
cultural da cidade do Rio de Janeiro.

Em parte o desconhecimento público do que o
majestoso palácio é, significa e o que representa para a verdadeira história do país é exclusivamente um desserviço e uma falta de responsabilidade do Estado educacional, artístico e cultural, principalmente do
Ministério da Educação e do Ministério da Cultura que nunca revelou de qualquer forma
a verdade maçônica brasileira.
O ensino da história da maçonaria no Brasil  deveria ser obrigatório como hojé é por força de lei temas como cidadania, cultura negra, direito do idoso, ética e tantos outros.

Deveríamos ouvir da mãe ou da educadora que passando em frente do prédio da rua do Lavradio
uma explicação assim a criança a quem acompanhava   :

Meu filho, foi aqui que a verdaeira história da nossa independência começou.Este prédio e da Maçonaria do Brasil que é uma fraternidade
muito antiga no mundo, conhecida por ter
entre seus irmãos
homens livres e de bons costumes.

Mas isto ainda não acontece.....somos muitas
vezes um país de tolos.   

A conservação do Palácio do Lavradio não é em nenhuma instância uma obrigação e responsabilidade só maçônica por se tratar de um lugar mais do que sagrado
da verdadeira história da liberdde brasileira.
Sendo assim pela minha particular visão de pensador livre, ativista de arte e da cultura no Brasil por mais de 30 anos, creio que a melhor solução para o Palácio do Lavradio seria a fundação e criação de um Museu:

O
Museu Maçônico da Independência do Brasil , que poderia funcionar na parte superior do prédio com função e programação pública, visitas guiadas para estudantes, pesquisadores, a população em geral e turistas culturais, pela sua entrada principal da rua do Lavradio,97.

E a permanência mais do que justa de alguns templos ritualísticos e festivos para a grande ordem maçônica no andar térreo, que poderia e deveria ter entrada independente pelas laterais.

É sabido que por lei existem institutos e instrumentos legais federais com recursos e legislação pertinente para tanto....Como o IBRAM, o Iphan e o próprio MinC.
E como Museu da Independência haveria interesse do BNDS, Petrobrás, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, e tantos outras instituiçoes e fundações patrocinarem o projeto da restauração, conservação e em prol da educação.Até mesmo pelas leis de incentivos fiscais e tributação para a cultura.

As leis no Brasil são ótimas o que faltam são especialistas nas areas específicas para aplica las de forma justa e perfeita.

O Brasil com mania de gigante ainda tem muitas vezes uma política ilusória de patrimônio totalitário abandonado....o que é um grande erro e um perpétuo equivoco...

Não é importante ter e possuir e estar depredado e abandonado....e sim estar sendo bem administrado e fazendo parte da efetiva história...

Enquanto a questão da restauração e conservação do Palácio do Lavradio for só uma questão maçônica a verdadeira história do Brasil estará perdendo muito...dia a dia, ano a ano....e o pior seu verdadeiro patrimônio material, imaterial,vivo e arquitetônico de valores inestimáveis estão a merçê da própria sorte sobre as intempéries do tempo e das horas com grande risco a todo momento de se
perderem e de desaparecerem....

Como brasileiro, um ativista da Arte e da Cultural brasileira, aqui proclamo a nação brasileira pois creio que é chegada mais do que a hora de toda a sociedade civil brasileira, dos maçons e não maçons, dos brasileiros e estrangeiros, dos homens de pensamentos livres e de bons costumes, dos acadêmicos de arte, de museologia, de história, do direito, da sociologia, da filosofia, e de todos professores e educadores, cobrarem dos governos municipal, estadual e federal as devidas e urgentes providências para a justa preservação, restauração, conservação e promoção deste que é e foi um espaço mais que sagrado da verdadeira história dos homens livres do nosso país em nome da verdadeira democrácia e para grandeza de toda humanidade civilizada do mundo inteiro.

"Antes da criação de qualquer partido politico brasileiro, foram nas plêiades maçônicas espalhadas por todo país que originou à nossa verdadeira luta,
nossa história, moral, ética e liberdade."

Ricardo V. Barradas