Caminhem pela Arte e Cultura.

Profile Graphics, Page Graphics

segunda-feira, setembro 08, 2008

NOVAS IDEIAS E ANTIGAS SOB OUTROS PONTOS DE VISTA

As observações e perceberes do cotidiano,sempre me interessaram muito.
E muito mais,agora,por este moderno formato de expressão que vem sendo facilitado por estas modernas ferramentas internéticas da modernidade,que são os todos poderosos BLOGS.
O Blog,nosso de cada dia,dádiva original livre de qualquer pecado,dinãmico,e vivo,parte e completo,ferramenta de verdade e de todas as mentiras juntas e acrescidas de meias verdades,dentro de seus próprios movimentos,sejam eles diários,semanais, ou eventuais.
É uma forma de composição literária,livre e desforme,sem seguir modêlo algum,que mais me apaiona,nos ultimos tempos.
Quando eu era garoto,lembro me bem,que já me inclinava muito para esta preferência literária,inclinava me para o estilo das Crônicas,o ato de escrever quase que jornalistico,redação simples,popular,e por serem leves,e objetivas,consequentemente simples.Por serem livres e por terem elementos próprios do contidiano de todo mundo,características simples existentes em vários perfis populares ou inventados,a vida comum e fantásticos,viviam entrelaçados.A total liberdade literária,perante às crônicas,sempre me atrairam muito.
Agora com esta ferramenta à favor desta forma literária,os amados populares e idolatrados blogs,parecem que intitucionalizam de forma mais dinamica as velhas empoeiradas crônicas literárias para todo e sempre,permitem que diversos sêres comuns,relatem passagens da vida diaria sob seus pontos de vista,a toda liberdade.
Incrível imaginar,que neste exato momento,pode haver mais de alguns milhares de pessoas,em vários lugares do planeta,fazendo exatamente isto: relatando,e registrando a sua forma suas impressões diárias e cotidianas,assim como eu registros ás minhas,por aqui. Com todos os objetivos de total liberdade,e objetivo exato de compromisso,nenhum.Parte do principio,meio e fim.O real,enfim mais verdadeiro.Talvez,por conta disto,que sempre fundamento um pouco mais,a minha justificativa para o não uso do corretor de texto.Prefiro,editar minhas impressões digitais,de forma livre,sem papel carbono,sem corretores ortográficos.As imagens aceleradas,apostando corrida imprópria com o catar de milho,de meus dedos indicadores,frente ao teclado,meio que apagado,de meu velho laptop.
Toda vez que costumo,voltar a um lugar que fui em outro tempo muito feliz,configuro possibilidades reais de me arrepender por ter voltado lá.Ontem passei na porta de um Edificio,que fui exatamente feliz,e em poucos minutos posteriores,busquei,e logo a seguir,me arrependi,mais uma vez.
Não devemos voltar aos lugares que fomos por alguma vez,muito feliz....Cada vez mais,isto é bem verdade,para mim.
Gosto muito,desta possibilidade de vida não retocada.
Das várias tentativas feitas,sem necessidade de passar a limpo,retoca-las por que esteja incompletas ou não verdadeiras.Gosto da objetividade em pedaços,como é o perceber de cada um,frente a um mesmo fato,segundo à otica pessoal de cada um dos observadores do mesmo ato.

Alguns dias atraz,postei por aqui,um texto desenvolvido por mim sobre Gestão Cultural.Êste texto,faz parte,de meus trabalhos-idéias de meu Curso de Pós-Graduação da FGV.A seguir postarei,o mesmo texto,com uma nova variação de idéias.



GESTOR CULTURAL

Com a crescente aceleração global,o mercado de trabalho cada vez mais exige novas posturas profissionais,assim também nas áreas da cultura e da educação,e por conseguinte,exigida uma atuações mais completas,mais competitivas e mais dinâmicas.
Neste próprio universo social e cultural,ressurge a discussão sobre o reflexivo e o conceitual na cultura e na educação.Assim como nos limites que compreendem os raios de ações gerenciais e organizacionais de um de seus agentes,que aqui,priorizamos como : O Gestor Cultural.
Ao mesmo tempo que se pergunta,o papel na gestão da cultura,reformula se também perguntas sobre o campo de ação do Gestor Cultural,os campos de interatividades deste agente,entre as esferas públicas e privadas,como também nas organizações múltiplas de terceiro setor.
Ao mesmo tempo que percebe-se e obedece as inter-relações com as outras áreas menos artísticas,mas de grande importância para a unidade e identidade da sociedade contemporânea,e seu tempo.
Estas gestões necessárias são: educacional,institucional,social,político,ambiental,sustentável,turístico,entre tantas outras.
A exemplo típico desta multiplicidade,as ações gerenciais que cada gestor comete,perante cada ação futura,é exemplificada de forma clara,pela comunicação que acontece com tudo que está ligado e interligado,e muito mais,com áreas que não estão ligadas,diretamente ao processo,mas poderão vir a estarem interligadas,e terem conseqüências a partir destas ligações.A cada novo passo do processo evolutivo do trabalho,novas interligações se formam,e consequentemente geram novos atos e passos no mesmo processo.
Vários passos do processo,interagem entre si,perdendo cada um deles,o respectivo valor real ou atributo original,ganham entre si,valores ocasionais revelados ou relativos,entre o momento original e o momento que estão,no meio da participação.É o papel que cada um deles assume,no presente momento no curso da gestão,ou em ação futura,na vida útil da administração e ou da gerencia.
Os passos são como pequenos degraus de uma grande escada imaginária,tais passos encontram se nos movimentos de planejamento,nas ações de suporte econômico,de suporte jurídico,de propaganda e marketing,e por conseguinte administrativo,são todos parte e sujeitos,lideranças e liderados,que se interagem dentro de uma mesma esfera,da própria gestão.
É importante que cada Gestor Cultural transite dentro da área legal,institucional,cultural,étnica,filosófica e religiosa ecumênica.Que prime por um comportamento universal,de inclusão e pensamento enciclopedista.Nunca se coloque em qualquer posição fundamental,radical,ou absoluta.Traga como alma o principio mais abrangente da universalidade,que deverá sempre ser obedecido,a favor da humanidade livre e da vida justa.
A função desta multiplicidade,cresce na atual sociedade moderna a preocupação com a formação dos futuros Gestores Culturais,e é cobrado o delineamento do ambiente gravitacional deste profissional,entre os órgãos públicos e as instituições privadas,e por conseguinte como de forma mais certa a concretização,promoção.o estudo, e reconhecimento e os parâmetros específicos e éticos ligados a esta formação.
Delinear o meio operante e consolidar ritos mais específicos,dos Gestores Culturais,é o momento que se encontra a maior preocupação da sociedade.
Para que eles, obedeçam às normas culturas universais,transitando pelos universos abrangentes,e não macular cultura,etnia,política,fé,ou filosofia,
de quem quer que seja.Estar politicamente correto,ser agente responsável pela interação dos indivíduos com estes processos.De certa forma ,militar uma circuncisão de atividade cultural universal na propagação do conceito moral de uma maior inclusão social do individuo frente ao institucional.
A sociedade contemporânea do século XXI cobra de todos os seus participantes, um código ético mais especifico,uma sincronia mais forte de cada um de seus participantes, suas ações próprias,e os espaço comum a todos eles.O Mundo moderno do “Vai e Vem“, lugar este que vigora e renova ,a cada novo momento global,através do infinito e continuo,movimento da vida em direção ao futuro.

A conceituação e fundamentação da Arte e da Cultura,deixa de ser acadêmica.
Hoje é parte da preocupação e do desenvolvimento humano,social e econômico,de toda a sociedade.É uma preocupação legitima das sociedades modernas.E por isto,novas metas,vem sendo desenvolvidas para fortalecimento dos pilares éticos sociais,priorizando uma sociedade mais justa e humana,mais integra,mais comprometida com seu tempo e com sua origem.Uma sociedade,mais representativa de seu povo,lugar com uma melhor distribuição horizontal,menos próxima do flagelo humilhante vertical e por assim dizer,mais democrática,ou mais próxima da tão sonhada democracia,utópica e iluminada.
O objetivo destas metas,são que tenham efeitos multiplicadores,por reação direta as novas produções,entrelaçando de forma mais específica e atitudes mais profissionalizadas,recebendo cada atividade,melhor interação dos profissionais correspondentes e exatos.Estas ações priorizam,a circulação nas gestões de profissionais de cultura,cada vez mais bem formados e ao mesmo tempo integrando por obediências,integridade aos princípios, e conceitos éticos e profissionais,pessoais,culturais,institucionais,e patrimoniais.
Em suma,uma boa e verdadeira reconstrução formal do papel do individuo gestor cultural, reconstruído,um profissional renovado,comprometido e antenado com seu tempo e seu espaço.Uma condição renovada profissional,gerada consequentemente por ações e produções da cultura.Gerando maior participação social,de cada um,resgatando a original cidadania do individuo,perante o todo,reconstruindo o papel do ser humano nas modernas sociedades,frente aos avanços tecnológicos.Todo marginal universo global,que dilacera a personalidade do individuo social,de forma acelerada,deve ser extinguido,pois cada vez mais afasta o ser humano,de sua própria gênesis vocacional maior,de sermos enfim,pessoa,animais,objetos e planeta,partes harmoniosas do mesmo perfeito lúdico coletivo.

Gestão Cultural - Profissão e Formação.
A partir do original de Maria Helena Cunha,
Fundação Clovis Salgado.
Teto resumo e interpretação,de:
Ricardo V. Barradas
MBA - Gestão e Produção Cultural - RJ, Setembro de 2008.