Caminhem pela Arte e Cultura.

Profile Graphics, Page Graphics

sábado, dezembro 23, 2017

SOL INVICTUS











Feliz Sol Invencível na Vida de Cada UM.
E paz na terra aos seres de boa vontade.

                                                       RICARDO V. BARRADAS





terça-feira, novembro 28, 2017

A Avaliação da Obra de Arte





A Avaliação da Obra de Arte


WWW.AVALIADORDEARTE.COM 


TRADIÇÃO  -  EXPERIENCIA   -  CONFIABILIDADE


PINTURAS E ESCULTURAS NACIONAIS E ESTRANGEIRAS

ANTIGUIDADES  -  LIVROS  -  OBJETOS DE ARTE

JOIAS  -  GEMAS  -  RELÓGIOS  -  MOVEIS  -  TAPETES 

DOCUMENTOS  -  FOTOGRAFIAS  -  INSTRUMENTOS



PERICIAS  -  CONSULTORIAS  -  INVENTÁRIOS  -  INTERMEDIAÇÕES



MAIS 40 ANOS DE SERVIÇOS AO MERCADO DE ARTE





sábado, novembro 04, 2017

NO LIVRO DA LEI por RICARDO V. BARRADAS



NO LIVRO DA LEI




Um dia um velho venerável mestre viúvo esteve em um jantar oferecido a ele, na casa de um casal de sua oficina, a cunhada era uma ativa irmã da fraternidade feminina e o irmão um fervoroso orador por diversas vezes escolhido em varias gestões. Acabado a noite agradável depois que o velho venerável saiu, a cunhada disse ao marido, 
eu acho que o irmão venerável 
roubou uma das colheres do nosso faqueiro de prata.

Este ocorrido incomodou o casal durante o ano inteiro.

No ano seguinte, perto da mesma data, o casal convidou o velho irmão venerável para um outro jantar em sua casa.Incapaz de resistir, a cunhada perguntou ao velho venerável se o irmão havia por descuido levado uma de nossas colheres de prata, no jantar do ano passado. Então o velho venerável, sorriu e calmamente respondeu que não, 
que tinha deixado a colher de prata 
dentro do Livro de Ouro da Lei, exatamente no capitulo dos Salmos.
Moral da Historia, ler o Livro da Lei, fonte de toda sabedoria, sempre evita que pensemos mal de nosso próximo alem de fortalecer por justiça e perfeição nosso caminhar em fraternidade.O Livro da Lei é mais que um objeto de adorno, é sim fonte da palavra viva para vivermos na luz do GADU em amor e união.Agora com todo carinho fraternal universal lhe pergunto, 

você sabe onde está ou foi parar sua colher.




                                                                                    RICARDO V. BARRADAS





quinta-feira, novembro 02, 2017

O MENINO E A CULTURA CHORANDO














Jazigo de Oscar e do renomado mestre pintor e escultor Rodolpho Bernardelli, no Cemitério São João Batista, em Botafogo no RJ, com escultura deste último, um Santo Estêvão. Popularmente conhecido como o menino chorando. O original pertence ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes no RJ.O conhecimento da arte cemiterial no Brasil se tornou praticamente inexistente, diferentemente das principais cidades do mundo.Os maiores museus de arte a céu aberto da nação brasileira vem a muito tempo sobrevivendo e resistindo aos constante roubos e depredações, mediante a própria sorte. Mesmo no mundo dos mortos, as regras, os horários o direito de ir e vir são ditados em comum acordo com a criminalidade que controla o entorno das localidades onde estão situados.Aqui temos um grave problema de politica publica e privada de cultura na segurança publica, a muito tempo cega e inexistente.



 RICARDO V. BARRADAS



sexta-feira, outubro 20, 2017

terça-feira, outubro 10, 2017

O VERBO E A ARTE














A herança mais antiga do ser humano estudada em antropologia não é a religião pois o ser humano era no principio politeísta e temia as forças da natureza , também não é a família pois o principio da paternidade no sentido estreito da palavra, do único casal é uma coisa muito nova na humanidade pois existiam sim muitas mães mas o pai era um só, o chefe do grupo. A herança mais antiga da humanidade em antropologia para espanto da maioria é a linguagem, que dentro de seu próprio processo evolutivo antes da fala veio pela linguagem desenhada. Em poucas palavras é a arte antropologicamente nossa herança mais antiga dentro da verdadeira historia evolutiva do ser humano no mundo organizado que denominamos conceitualmente de civilizado.



segunda-feira, outubro 09, 2017

FREE ART








FREE   ART

by

Ricardo V. Barradas

BRAZIL



ARTE LIVRE







ARTE LIVRE







A arte desde o inicio de tudo, nos vários capítulos da historia da humanidade
 teve seu mérito por estar sempre mais comprometida com a liberdade 
do que com qualquer restrita legalidade.


RICARDO VIANNA BARRADAS








ART ARTE ART ARTE ART ARTE ART ARTE ART ARTE ART ARTE ART ARTE ART

domingo, outubro 08, 2017

CENSURA NUNCA MAIS NAS ARTES











Nas artes, censura não, mas a sugestão de faixa etária e informações claras de conteúdo. Existem diferenças de politicas culturais para um espaço artístico e cultural privado e um espaço publico...mas a responsabilidade curatorial deve ser a mesma e o bom senso, de lugar e tempo deve direcionar toda ação.

A DANÇA E OS LOUCOS






La danse  by Matisse






"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos 
por aqueles que não podiam escutar a música." 

 Nietzsche









sábado, outubro 07, 2017

ZANNA no GRAMMY LATINO







O disco lançado pela agência intitulado "Zanna", foi indicado em três categorias do Grammy Latino: Melhor Álbum de música popular brasileira, melhor produtor do ano e melhor engenharia de som. 



http://www.zannaoficial.com/




quarta-feira, outubro 04, 2017

ARTE E CULTURA LIVRE RJ





ARTE e CULTURA em união e resposta, hoje.
Participem....exerça sua cidadania artística, educacional e cultural.

RIO DE JANEIRO







segunda-feira, outubro 02, 2017

CIDADANIA E ATIVISMO ARTÍSTICO E CULTURAL BRASILEIRO.








I

A Cidadania Cultural só é alcançada pela militância educacional, artística e cultural em benefício, projeto ou reforma do local que escolhemos para viver.É um dos movimentos ativos do moderno conceito do Patriotismo Cultural dentro da globalização em movimento contrário e antagônico ao falso Civismo Xenofóbico excludente.O planeta como casa de todos mas respeitando as diversidades multiculturalistas e personalíssimas de cada grupo étnico, social e religioso. Muito mais que o "religare" tão repetidamente dito hoje nas religiões é hoje outro termo maior, também de origem latina, o "respectus" de "reespicere" que deriva o Princípio Básico da Globalização, o princípio da Atenção ou da Consideração. O nosso direito amplo de existência dentro do mesmo direito natural de todos os outros, nas suas livres e incomparáveis diferenças.

II

A solução para encontrar novos rumos e novos caminhos nas atmosferas da Arte e da Cultura, seria buscar, incentivar e promover ativismo na cidadania cultural de cima para baixo na grande piramide da diversidade criativa brasileira.


III


A arte, a cultura e a educação são fortes ferramentas de cidadania e libertação assim como a falta delas, a censura e a promoção direcionada por uma torpe ideologia podem transforma las em ferramentas ágeis e potentes de 
escravização, fanatismo e dominação.



RICARDO V. BARRADAS






sábado, setembro 30, 2017

VIOLÊNCIA CULTURAL

M M A            UFC





O Boxe foi durante muito tempo a melhor alternativa do maior sonho americano para classe pobre e negra. Hoje é o MMA a melhor alternativa para a classe pobre brasileira atingir o ser alguém, ter o estrelato e re direcionar da herança da violência inevitável por políticas públicas de cultura erradas nos grandes bolsões de miséria nas periferias das maiores cidades do país.

NELSON SARGENTO o tudo do SAMBA.



NELSON SARGENTO 





NELSON SARGENTO um dia me disse que as boas musicas vão saindo entre rimas fortes e fracas, remendos e emoção,,,palavras ditas pelo coração.Existem também musicas transparentes, quase iguais que são como melodias sem alma tocadas por músicos em um instrumento marcado.

                                                                                RICARDO V. BARRADAS.







CHARLES THEONE e convidadas 7 OUT 2017 RJ





sábado, setembro 23, 2017

POLITICA DE SEGURANÇA PUBLICA NO RIO DE JANEIRO.




POLITICA DE SEGURANÇA PUBLICA NO RIO DE JANEIRO.



UM SHOW SEM GEOGRAFIA.






A cidade do Rio de Janeiro é um dos mais belos cartões postais do planeta exibindo sua exuberante Mata Atlântica trafegável desde os tempos do Império Qualquer politica de segurança publica urbana contra as violências nas favelas que não conhece, não domina e não considera esta geografia, na verdade não passa de um estratégico show cenográfico de força, uma encenação pirotécnica de poder e uma justificativa tosca para alguns políticos populistas e alguns membros alemães vendidos da sociedade carioca.







#PALMARES (PE) | Primeiro jornal da imprensa negra combatia preconceito

#PALMARES (PE) | Primeiro jornal da imprensa negra combatia preconceito

sexta-feira, setembro 22, 2017

EMANOEL ARAUJO - AVENIDA PAULISTA


AVENIDA PAULISTA 

por


EMANOEL ARAUJO


Emanoel Araujo, artista plástico baiano, nasceu numa tradicional família de ourives, aprendeu marcenaria, linotipia e estudou composição gráfica na Imprensa Oficial de Santo Amaro da Purificação. Em 1959 realizou sua primeira exposição individual ainda em sua terra natal. Mudou-se para Salvador na década de 1960 e ingressou na Escola de Belas Artes da Bahia (UFBA), onde estudou gravura.

Foi premiado com medalha de ouro na 3ª Bienal Gráfica de Florença, Itália, em 1972. No ano seguinte recebeu o prêmio provindo da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de melhor gravador, e, em 1983, o de melhor escultor. Foi diretor do Museu de Arte da Bahia (1981-1983). Lecionou artes gráficas e escultura no Arts College, na The City University of New York (1988).





ESCULTURA AVENIDA PAULISTA

EMANOEL ARAUJO


Esta famosa escultura do artista baiano, foi apresentada na abertura
da mini serie da TV GLOBO de mesmo nome,
Avenida Paulista. Um dos maiores sucessos nacional e internacional
de suas renomadas produções.

Considerada pelo mercado de arte brasileiro, este trabalho como um marco,
se tratando ela do exemplar numero 1 que motivou
a produção de varias outras esculturas de igual beleza que se
encontram espalhadas nos diversos empreendimentos imobiliários do
centro econômico e financeiro nesta região nobre da capital paulista. 

Histórico da obra. 

Ex coleção Walter Clark Bueno  - produtor de TV - RJ 

Ex coleção Renato Pacote - diretor da TV GLOBO - RJ 

Galeria Leone de Arte e Leiloes - RJ

Coleção de Arte Ricardo Barradas - RJ - atualmente.







terça-feira, setembro 19, 2017

A RODA DA FORTUNA por RICARDO V. BARRADAS










O autismo contemporâneo é uma das mais fortes virtudes empreendedoras necessárias para o enriquecimento contra-fluxo na crise e para o alcance individual do grande sucesso.


segunda-feira, setembro 18, 2017

Que é Gnose

GNOSIS O QUE É? | Saiba neste Vídeo o que é Gnosis

Gnosis - Escolas de Mistérios

Um católico pode ser maçom?







A Catolicidade e a Maçonaria é uma questão de entendimento, honra e opção. Não se pode fazer dois juramentos perante ao sagrado e optar em seguir somente a um deles quando e como nos convém.

Ricardo V. Barradas




sexta-feira, setembro 15, 2017

7 de Setembro - Colégio Santo Antônio 2017

7 de Setembro - Colégio Santo Antônio: “Creio e luto por boas mudanças para a população brasileira que faço parte e digo …

quinta-feira, setembro 14, 2017

Coleção EAV 2017 será lançada na ArtRio



Coleção EAV 2017 será lançada na ArtRio


Artistas como Adriana Varejão, Ayrson Heráclito, Luiz Braga e Paulo Bruscky são os nomes que integram a Coleção EAV 2017, que será lançada durante a ArtRio. A feira de arte acontece de 14 a 17/9 na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. A Coleção EAV 2017 teve curadoria de Bernardo Mosqueira e Lisette Lagnado. As quatro obras serão comercializadas apenas em conjunto. A renda da Coleção EAV 2017 será integralmente revertida para os programas de ensino da EAV.

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) ocupará o stand i5 da ArtRio. O artista Paulo Bruscky criará sua obra para a Coleção EAV 2017 no próprio stand da EAV na ArtRio. O evento está marcado para quinta-feira, às 17h.









Serviço ArtRio 2017

Data: 14 a 17 de setembro (quinta-feira a domingo)
Preview – 13 de setembro (quarta-feira)
Horários: Dias 14 e 15 – quinta e sexta-feira – 14h às 21h
Dia 16 – sábado – 14h às 21h
Dia 17 – domingo – 14h às 19h

Ingressos: R$ 40 / R$ 20
www.guicheweb.com.br/evento/6517
Bilheterias no local durante o evento
Local: Marina da Glória - Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória



http://eavlink.eavparquelage.org.br/





terça-feira, setembro 12, 2017

PEDRO AMÉRICO 1843 - 1905




Pedro Américo de Figueiredo e Melo

1843  -  1905 

Foi um romancista, poeta, cientista, teórico de arte, ensaísta, filósofo, maçom, 
político e professor  brasileiro, 
mas é mais lembrado como um dos mais importantes pintores
da arte acadêmica brasileira de todos os tempos.