Crônicas no Mercado de Arte.Idéias.Comentários, Pensamentos, Interpretações.Opiniões Pessoais. Políticas Culturais.Provocações.Conceitos Pessoais.Direito do Autor.Patriotismo Cultural. Identidade.Memória.Registros.Projetos.Exposições.Artistas.Eventos.Multiculturalismos. Diversidades.Perícias.Acontece. Convites.Eventos.Festas.Artesanato.Cultura Digital.História. Globalização.Ecologia Humana.Sustentabilidades. Igualdade Racial.Cidadania.Educação.Arte e Cultura.Belas Artes.
sexta-feira, dezembro 31, 2010
FELIZ ANO NOVO - HAPPY NEW YEAR 2010 - 2011
quinta-feira, dezembro 30, 2010
quarta-feira, dezembro 29, 2010
segunda-feira, dezembro 20, 2010
sexta-feira, dezembro 17, 2010
quinta-feira, dezembro 16, 2010
LIGA DA DEFESA NACIONAL - Mérito Cívico
terça-feira, dezembro 14, 2010
LIGA DA DEFESA NACIONAL - Diploma de Mérito Cívico
Dr. Ricardo V. Barradas,receberá o Diploma de Mérito Cívico da
LIGA DA DEFESA NACIONAL , de Brasília por seus relevantes
trabalhos em prol dos valores cívicos-culturais brasileiros na integração da
Diretoria Cultural do Estado do Rio de Janeiro,desta entidade.
A entrega ocorrerá durante cerimônia a ser realizada,nesta quinta-feira
dia 15 de Novembro de 2010,em celebração que reverenciará a memória
de seu fundador Olavo Bilac, e as comemorações do
no Museu Militar Conde de Linhares,
WWW.SYLVIOPINTO.ORG
segunda-feira, dezembro 13, 2010
sábado, dezembro 11, 2010
Jardim Botânico do Rio de Janeiro recebe a exposição "O Papel das Vilas"
sexta-feira, dezembro 10, 2010
Ricardo Barradas é agraciado com a Medalha Marechal Deodoro da Fonseca.
quinta-feira, dezembro 09, 2010
Ricardo Barradas outorgado Chanceler Benemérito da AFBA
Niterói,Brasil,2010.
Título de Amigo das Artes Fluminense pela AFBA
quarta-feira, dezembro 08, 2010
ORAÇÃO DA SERENIDADE
segunda-feira, dezembro 06, 2010
COSTURANDO IDEAIS - Comunidade do Santa Marta Rio de Janeiro,Brasil.
Costurando Ideais
Santa Marta - Botafogo - Rio de Janeiro
2 0 1 0
domingo, dezembro 05, 2010
sábado, dezembro 04, 2010
Perícia Judicial e Extrajudicial - Avaliações e Consultorias.
Perícias Judiciais e Extrajudiciais - Assistência Técnica - Consultorias.
Avaliação para efeito de Seguro, Inventários e Garantias.
Artes Plásticas - Pinturas e Esculturas.
Joalheria - Ourivesaria e Prataria.
Antiguidades - Históricas, de Estilo e de Época.
terça-feira, novembro 30, 2010
LIGA DA DEFESA NACIONAL
Ordem do Mérito Cívico da LDN.
Em 16 de dezembro de 1965, quando da celebração do primeiro centenário do nascimento do ilustre cidadão, o poeta Olavo Braz Martins dos Guimarães Bilac – OLAVO BILAC, a LIGA DA DEFESA NACIONAL-LDN, que foi criada em 7 de setembro de 1916, graças ao espírito patriótico desse ilustre cidadão, decidiu homenageá-lo. Criou, então, uma comenda, que denominou Medalha do Mérito Cívico, justamente destinada a distinguir aqueles cidadãos (ãs) que se destacassem na divulgação dos nossos valores cívicos, morais e patrióticos e/ou que prestassem relevantes serviços à Pátria.
Em 21 de julho de 1999, a Direção da LDN, considerando que seria necessário dar uma maior expressão à Comenda, inclusive hierarquizando-a, decidiu transformá-la em Ordem do Mérito Cívico, criando 3(três) graus: o de Oficial, aos admitidos; o de Comendador e o mais elevado grau, Grande-Oficial.
A Comenda deverá ser outorgada, a cada ano, no dia 16 de dezembro, sempre se processando a admissão no Grau inicial – Oficial e as promoções subseqüentes com um interstício de 3(três) anos.
Registra-se que os Estandartes de Organizações que se destacaram no exercício das atividades previstas na ordem, serão agraciados sempre no grau Oficial.
http://www.ligadadefesanacional.org.br/ordemmeritocivico.htm
quinta-feira, novembro 25, 2010
sábado, novembro 20, 2010
Omo-Oba: Histórias de Princesas
Omo - Oba: Histórias de Princesas
Debate Cedem/Unesp
Omo-Oba: Histórias de Princesas- Mazza edições - Belo Horizonte/MG – 2009, livro de Kiusam de Oliveira, com ilustrações de Josias Marinho (recomendado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ), será o centro do debate e da intervenção artística com Amélia Cardoso, (voz) e Igor Seiji Moriya (violão), no próximo dia 30 de novembro, terça-feira às 18h30, promovido pelo
CEDEM – Centro de Documentação e Memória da UNESP.
A autora apresenta seis mitos africanos que mostram como princesas se tornaram, mais tarde, rainhas. Essas histórias vêm de fontes tradicionais conhecidas, contadas e recontadas pelo povo africano (iorubano), muito divulgado nas comunidades de tradição ketu e afro-brasileiras, os quais são poucos conhecidos pelo público em geral. Kiusam procura reforçar e fortalecer os diferentes modos da personalidade feminina, visando o empoderamento de meninas e mulheres em suas descobertas pessoais, buscas e o desenvolvimento da autoestima nas relações socioculturais.
Oiá e o búfalo interior; Oxum e seu mistério; Iemanjá e o poder da criação do mundo; Olocum e o segredo do fundo do oceano; Ajê Xalugá e o seu brilho intenso; Oduduá e a briga pelos sete anéis. São essas as histórias do livro que compõem o universo dos arquétipos femininos representados pelas protagonistas conhecidas como ORIXÁS (Ori = cabeça, Xá = senhor/protetor).
Expositora
Kiusam de Oliveira
Mestre em Psicologia e Doutora em Educação - USP
Pedagoga, Escritora, Contadora de Histórias, Bailarina e Professora da rede pública de ensino
Debatedores
Radi Oliveira
Poetiza e Produtora Cultural
José Geraldo Neres
Escritor, Poeta, Roteirista, Dramaturgo e Produtor Cultural
Mediador
Oscar D´Ambrósio
Mestre em Artes – UNESP/Campus São Paulo
Crítico de Arte, Escritor, Jornalista e Coordenador de Imprensa/Reitoria da UNESP
Inscrições gratuitas c/ Sandra Santos pelo e-mail:
Data e horário: 30 de novembro de 2010 (terça-feira) às 18h30
Local: CEDEM/UNESP - Centro de Documentação e Memória.
sexta-feira, novembro 19, 2010
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - Eles ainda não sabem o que fazem....
Sábado dia 20 de novembro, feriado em mais de 200 cidades no Brasil, será celebrado o Dia da Consciência Negra. O dia que teria um significado especial para a Cultura Negra brasileira,para todos aqueles que reverenciam o "Zumbi" como o herói negro de uma causa de luta pela liberdade, mais uma vêz se decepcionam.Afinal desde a inauguração deste Monumento,todos sabem que a escultura que lá se encontra , nada tem haver com o nosso herói negro dos Palmares,nem ao menos é qualquer outro vulto histórico brasileiro,e muito menos escravo,ao que parece era Princípe.Desde a inauguração,vários especialistas em arte negra,alertam às autoridades,mas a saga continua,colocam a Cabeça Errada,tiram a Cabeça,recolocam a Cabeça,mas a Cabeça não é esta.Só no Rio de Janeiro mesmo,que foi o primeiro município a decretar feriado em homenagem ao Zumbi dos Palmares, em 1995,só que ainda não colocaram a esfinge certa no local devido.
Resultado,enquanto não consertam à "burrada",
tudo acaba em Pagode,Samba e Muita Cerveja.
quinta-feira, novembro 18, 2010
SANTA SARA KALI - 24 de Maio - BRASIL.
Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e a chorar. Aí então Sara retira o diklô (lenço) da cabeça, chama por Kristesko (Jesus Cristo,em rom) e promete que se todos se salvassem ela seria eternamente escrava viva de Jesus, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito. Milagrosamente, a barca sem rumo e à mercê da tempestade, atravessou o oceano e aportou com todos salvos em Petit-Rhône, hoje a tão querida Saintes-Maries-de-La-Mer. Sara cumpriu a promessa até o final dos seus dias.
Sua história e milagres a fez Padroeira Universal do Povo Cigano, sendo festejada todos os anos nos dias 24 e 25 de maio. Segundo Míriam Stanescon - Rorarni (princesa do clã Kalderash), deve ter nascido deste gesto de Sara Kali a tradição de toda mulher cigana casada usar um lenço que é a peça mais importante do seu vestuário: a prova disto é que quando se quer oferecer o mais belo presente a uma cigana se diz no dialeto romanês:
Além de trazer saúde e prosperidade, Sara Kali é cultuada também pelas ciganas por ajudá-las diante da dificuldade de engravidar. Muitas que não conseguiam ter filhos faziam promessas a ela, no sentido de que, se concebessem, iriam à cripta da Santa, em Saintes-Maries-de-La-Mer no sul da França, fariam uma noite de vigília e depositariam em seus pés como oferenda um diklô, o mais bonito que encontrassem. E lá existem centenas de lenços, como prova que muitas ciganas receberam esta graça.
Para as mulheres ciganas, o milagre mais importante da vida é o da fertilidade porque não concebem suas vidas sem filhos. Quanto mais filhos a mulher cigana tiver, mais dotada de sorte ela é considerada pelo seu povo. A pior praga para uma cigana é desejar que ela não tenha filhos e a maior ofensa é chamá-la de DY CHUCÔ (ventre seco). Talvez seja este o motivo das mulheres ciganas terem desenvolvido a arte de simpatias e garrafadas milagrosas para fertilidade.
ESPAÇO DA ARTE - Brasil 2010
terça-feira, novembro 16, 2010
quinta-feira, novembro 11, 2010
Ricardo Barradas é agraciado com a Medalha Joaquim Nabuco do IHGN e AFBA.
terça-feira, novembro 09, 2010
ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO - Enfim tema forte na ARTE BRASILEIRA.
Se a Cultura e a Memória Digital estivesse afinada,perceberia que fui eu um dos primeiros marchand brasileiros a rebustecer e a exaltar A Arte de Arthur Bispo do Rosário,como uma das mais importantes expressões da arte contemporanea nacional,afastando se de todas às formas de uma visão terapeutica psiquiátrica e de todas possibilidades meramente clínicas.Hoje a História de Bipo do Rosário,ganha às telas do cinema em todo país,ganha os palcos de vários trabalhos da dramaturgia,se torna tema de várias mostras,exposições,e concursos,mas muito em breve ainda vai mais além,vai sim inspirar vários trabalhos e temas de Artistas Plásticos contemporãneos brasileiros na realização de releituras deste magnífico legado de ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO.
sexta-feira, novembro 05, 2010
NOVOS ARTISTAS PLÁSTICOS E VISUAIS
segunda-feira, novembro 01, 2010
domingo, outubro 31, 2010
ANITA MALFATTI - A exposição fêz 100 anos.
"O Japonês" de Anita Malfatti
Este ano fêz 100 anos (1910 –2010) que a pintora com bases provincianas, incentivada por intelectuais como Mario de Andrade despontou para o lugar de “musa ousada” da arte de vanguarda modernista brasileira.Foi em 1910 que Anita apresentou a sociedade paulista por uma exposição trabalhos como um retrato de uma boba deformada e um homem comum de terno amarelo,e foi atacada por uma crítica sem reservas pelo escritor Monteiro Lobato e por outros intelectuais conservadores da época.
A obra da artista,ainda é muito pouco conhecida. Existem alguns trabalhos que são repetidamente publicados, tais como “A Boba”, “ Homem Amarelo”, “A Chinesa”, “O Farol”, e o “ O Japonês”, mas existem outras obras de grande importância vanguardista, modernista e expressionista da arte brasileira que são totalmente
desconhecidas do grande público.
Este ano de 2010 foi realizada e inaugurada uma exposição retrospectiva
com curadoria da sobrinha do artista Cândido Portinari,
de parte significativa da obra da artista com alguns trabalhos,
mas muito mais vindos de colecionadores públicos do que de importantes coleções privadas espalhadas pelo país.
Ainda é muito frágil a interação entre o mercado de arte, colecionadores e os produtos culturais desenvolvidos nos meios acadêmicos, razão pela qual muitas das boas oportunidades não alcançam o desejado objetivo pleno e a cultura nacional fica incompleta, aguardando uma próxima oportunidade.
sábado, outubro 30, 2010
Anita Malfatti - "Expressionismo Urbano"
http://avaliadordearte.blogspot.com/2008/07/marchandavaliador-de-artesensvel-de.html
Anita Malfatti nasceu em 2 de dezembro de 1889,em São Paulo, filha de Bety Malfatti (norte-americana de origem alemã) e pai italiano. Estudou pintura em escolas de arte na Alemanha e nos Estados Unidos - Independent School of Art em Nova Iorque. Em sua passagem pela Alemanha, em 1910, entrou em contato com o expressionismo, o que a influenciou muito.Um dos belos e célebres trabalhos expressionistas da artísta,"O Beco e a Árvore", óleo sobre tela com 35 por 27 cm, realizado na década de 1930 e registrado no Projeto da Artista com certificado de Elisabeth Cecília Malfatti e Stella Maria C. de Mendonça, São Paulo, Brasil.
Já nos Estados Unidos , a artista manteve vários contatos com o movimento modernista. Em 1917, Anita Malfatti realizou uma exposição artística muito polêmica por ser inovadora e ao mesmo tempo revolucionária. As obras de Anita, retratavam principalmente os personagens marginalizados dos centros urbanos, causando desaprovação por parte dos integrantes das classes sociais mais conservadoras, burguesas e abastastadas.
A artista foi uma das primeiras pintoras a objetivar pela artes plásticas,uma composição da construção social e urbana no Brasil, fugindo do lirismo poético "do belo" acadêmico, imposto pelas antigas dominações das escolas européias.
Na verdade, o conjunto da obra de Anita Malfatti ainda tem muito a ser descoberto e será, pelas novas gerações de pesquisadores e estudiosos da Arte Moderna Brasileira, principalmente quanto ao seu aspecto "expressionista-urbano" , visto pela atual sociedade contemporânea da mesma forma que esta artista profeticamente anteviu, envolto em uma atmosfera social pós-modernista, no qual o individuo marginal urbano e o seu universo desordenadamente ecológico humano, sofreria e passaria por processos de questionamentos existenciais, com a contestação e reavaliação do seu verdadeiro papel dentro da sociedade.
Em 1922, junto com seu amigo Mario de Andrade, Anita participou da Semana de Arte Moderna. Fazia parte do conhecido "Grupo dos Cinco"; Anita Malfatti, Mario de Andrade, Tarsila do Amaral, Oswaldo de Andrade e Menotti del Picchia (este último também como artísta plástico, pintor e escultor de grande qualidade e muito apreciado pelos exigentes colecionadores embora muitos ainda o desconhecem).
Entre os anos de 1923 e 1928 foi morar em Paris. Retornou à São Paulo em 1928, neste periodo realizou vários trabalhos e passou a lecionar desenho na Universidade Mackenzie até o ano de 1933. Na mesma década de 1940 realizou a obra conhecida como "Paisagem Rural do Brasil", óleo sobre tela, 19 por 25 cm,entre outros trabalhos também muito significativos. Em 1942, tornou-se presidente do Sindicato dos Artistas Plásticos de São Paulo. Entre 1933 e 1953 passou a lecionar desenho nas dependências de sua casa.
Faleceu na cidade de São Paulo em 6 de novembro de 1964.
quarta-feira, outubro 27, 2010
'PASSOS LIVRES" - Escola Nacional de Belas Artes - UFRJ - Justiça do Trabalho.
CHÁ COM LETRAS - Vila Aliança e Senador Camará - RJ - BRASIL.
Cada poeta e compositor poderá expor seus trabalhos e textos de suas preferências, embora a prioridade será textos e composições próprias.
Será de 15 às 17h e ao final um Coquetel.
http://ahistoriaqueeuconto.wordpress.com/
sexta-feira, outubro 22, 2010
quinta-feira, outubro 21, 2010
P E R I C I A J U S: Assistência Técnica na Perícias Judiciais.
terça-feira, outubro 19, 2010
Exposição de Sergio Erdelyi no MASAC
de Sergio Erdelyi
a partir de 21 de outubro, às 9h,
no MASAC - Museu da Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba
Largo da Ordem - Setor Histórico
Curadoria: Thais Pacheco